Em celebração ao Outubro Rosa, a Universidade Tiradentes (Unit) lança o projeto “Outubro Rosa e a dignidade menstrual”, uma iniciativa que vai além da conscientização sobre o câncer de mama. Coordenada pelos cursos da área da Saúde, a ação tem como objetivo abordar aspectos cruciais para a saúde física e mental da mulher e também arrecadar absorventes íntimos para a ONG Ciclo Fraterno, que atua fornecendo esses produtos a mulheres em situação de vulnerabilidade.
A coordenadora dos cursos de Saúde da Unit, Juliana Dantas, enfatiza a importância da ação. “A proposta deste evento é conscientizar sobre a saúde da mulher, abrangendo tanto a saúde física quanto a mental, pois sabemos que uma não existe sem a outra. Elas precisam estar em harmonia para que a mulher possa desenvolver seu bem-estar e estar bem”, explica.
Conscientização e combate à pobreza menstrual
Dados alarmantes revelam que no Brasil, milhares de meninas e mulheres enfrentam o desafio da pobreza menstrual. Estima-se que cerca de 25% das adolescentes e mulheres de baixa renda no país têm dificuldades para adquirir produtos de higiene menstrual, como absorventes íntimos.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um relatório que traça um panorama alarmante da realidade menstrual vivida por meninas brasileiras. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
Devido a esses fatores, Juliana Dantas destaca a preocupação com essa realidade. “É crucial conscientizar a população de que podemos e devemos ajudar de alguma maneira. Além disso, essa questão deve ser uma preocupação dos poderes públicos, para que possamos fornecer a assistência necessária para essas mulheres, meninas, adolescentes e jovens que ficam desamparadas nesse período”, reforça.
O acesso limitado a produtos básicos de higiene durante o período menstrual é um reflexo da desigualdade socioeconômica que persiste em muitas regiões do Brasil, tornando a iniciativa da Unit não apenas louvável, mas também fundamental na busca por soluções e conscientização sobre este problema.
“Em virtude desses pontos que desejamos abordar, convidamos a Secretária de Políticas para Mulheres, Dra. Danielle Garcia, que está engajada em projetos para esta causa. Contaremos também com a presença da promotora de justiça Cecília Nogueira, que é responsável pela pasta da mulher. Além disso, teremos a participação da psicóloga Jaqueline Caldeira e da neurocientista Camila Vorkapic, que abordarão os aspectos da saúde física e mental”, relata.
Programação
Data: 18 de outubro
Local: Auditório B, Bloco G- Campus Farolândia.
Quem pode participar? Público externo (de fora da Unit) e público interno (alunos, professores e colaboradores da Unit)
Turno Manhã –
9 h – “Pobreza menstrual: direito básico de higiene da mulher” Palestrante: Drª Danielle Garcia (delegada e secretária estadual da secretaria especial de políticas para mulheres) –
10h30 – “Saúde física e mental da mulher” Palestrante: Drª Camila Vorkapic (doutora em psicologia, neurocientista e profissional de educação física)
Turno Noite –
19 h- “Pobreza menstrual: direito básico de higiene da mulher”
20:30- “Saúde física e mental da mulher” Palestrante: Jacqueline Caldeira (mestre em educação e psicóloga clínica)
Inscrição Solidária: Para participar, basta fazer uma inscrição solidária, por meio do magister para doar um pacote de absorvente higiênico. A instituição beneficiada será a ONG Ciclo Fraterno, que desempenha um papel fundamental no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
A ação demonstra o compromisso da Unit com a promoção da saúde e o bem-estar das mulheres, reforçando a importância de uma abordagem integral para o cuidado feminino. A comunidade acadêmica e o público externo estão convidados a participar desse movimento em prol da dignidade menstrual e da saúde da mulher.
Leia também: Saiba um pouco mais sobre a importância do professor tutor