ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante relata experiência internacional em Medicina 

Suas experiências em Boston, aliadas ao método de ensino PBL da Unit, reforçaram sua confiança e independência no cuidado com os pacientes

às 20h42
Compartilhe:

No mês de setembro, estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) estiveram imersos na intensa rotina de estágios no sistema de saúde de Boston, Massachusetts, como parte do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students. Entre eles, a estudante de Medicina, Natália Palazoni Viegas Mendonça, que compartilha suas vivências e impressões sobre a experiência em solo americano.

“Minha experiência em Boston foi fantástica. Poder vivenciar a rotina dos hospitais americanos, com uma dinâmica diferente do sistema de saúde do Brasil, foi muito engrandecedor profissionalmente, pois pude aprender como funciona o dia a dia de um médico americano. E, ao mesmo tempo, conhecer a cidade foi realmente encantador. Superou minhas expectativas totalmente”, relata.

Chegando à cidade no dia 05 de agosto, a estudante permaneceu por um mês, acompanhando de perto o funcionamento do sistema de saúde americano. Ela optou por se aprofundar em Oftalmologia e Dermatologia, áreas que a apaixonam. Segundo Natália, essa imersão a levou a repensar suas preferências profissionais. 

“Minha vida toda, desde muito nova, queria ser dermatologista, mas com essa imersão que tive em Boston na Oftalmologia pela primeira vez me vi em dúvida em qual das duas áreas seguir. Ainda não me decidi, mas talvez eu mude e vire oftalmologista agora, porque realmente foi um período de muita inspiração e muito aprendizado, o qual fiquei realmente encantada”, elenca.

Impressões 

Além das especialidades, Natália destaca o impacto da organização e profissionalismo do sistema de saúde americano, bem como o uso eficiente do sistema virtual EPIC, facilitando o acesso e compreensão das informações médicas dos pacientes.

Ao ser questionada sobre a importância dessa experiência para sua carreira, Natália enfatiza que foi um marco tanto profissional quanto pessoal. A oportunidade de vivenciar a Medicina em um contexto internacional não apenas fortaleceu seus conhecimentos, mas a inspirou para um futuro ainda mais promissor. 

“A importância é o engrandecimento tanto profissional quanto pessoal. Uma experiência dessa abre portas, tanto com relação a networking quanto a oportunidades que surgem no caminho. Eu fui para lá sendo uma pessoa e voltei outra, muito mais inspirada sobre meu futuro”, pontua.

Natália, que se forma no final deste ano, também compartilha sua gratidão à Unit, que proporcionou essa oportunidade única de imersão na prática médica nos EUA. Para ela, a Medicina representa a possibilidade de transformar vidas para melhor, destacando a importância da humanização no cuidado aos pacientes.

“A Medicina tem o significado de poder mudar a vida das pessoas para melhor. Nem que seja ao ouvir o que cada paciente tem a dizer e tentar melhorar com um simples gesto de atenção. Isso é ser humano e, para mim, é o primeiro ato que o médico deve ter, para, assim, poder entender sua condição clínica e podê-lo ajudar a melhorar sua saúde ou tratá-lo”, infere.

A estudante Natália Palazoni Viegas Mendonça retorna ao Brasil com uma visão ampliada sobre a Medicina e o mundo, determinada a seguir um caminho que permita aplicar os aprendizados e contribuir significativamente para o bem-estar dos pacientes. Suas experiências em Boston, aliadas ao método de ensino PBL da Unit, reforçaram sua confiança e independência no cuidado com os pacientes e acentuaram sua determinação em oferecer uma medicina humanizada e eficaz.

Leia também: Campanha “Outubro Rosa-Saúde da Mulher” promove conscientização sobre pobreza menstrual e saúde mental

Compartilhe: