ESTUDE NA UNIT
MENU

Inovação e experiência internacional: aula transforma teoria em realidade

O encontro não apenas demonstrou a aplicação prática dos conhecimentos, mas também proporcionou aos alunos uma visão das possibilidades do Programa Laboratório Social

às 21h06
Compartilhe:

A arena do Tiradentes Innovation Center foi palco de uma aula especial, que proporcionou aos alunos uma visão prática e concreta do mundo da arquitetura e das experiências de intercâmbio acadêmico.

Dividida em dois momentos distintos, a atividade contou com a presença da aluna Deva Leal Vázquez, vinda da Universidade de Valladolid, na Espanha, por meio do Programa Laboratório Social e das egressas da Universidade Tiradentes (Unit), Heloisa Almeida e Nayara Silva de Oliveira, que também participaram da mobilidade acadêmica.

O primeiro momento da aula foi dedicado à apresentação do Tiradentes Innovation Center, projeto idealizado pelo arquiteto e professor da Unit, Ézio Déda, que destacou a relevância do encontro ao apresentar toda a construção metodológica necessária para a elaboração de um projeto de arquitetura. 

“O que ensino em sala de aula, quando trago para cá, é a demonstração prática da profissão, pois este projeto foi concebido em 2017, inaugurado em 2019, mas apresentei a eles toda a concepção, desde a ideia de implantá-lo aqui no Bloco A, que estava precisando de reforma. Apresentei também toda a argumentação necessária para que a universidade reconhecesse que este era realmente um local adequado para a implementação deste empreendimento, que a universidade desejava muito”, destaca.

O estudante do 5º período de Arquitetura Eliel Roque, enfatizou a importância da aula ao proporcionar uma visão mais ampla da prática da arquitetura. “Acredito que, de modo geral, esta aula proporciona uma visão mais abrangente da prática da arquitetura. Por exemplo, aqui no Innovation Center observamos como o próprio arquiteto concebeu este espaço. Portanto, podemos ter uma ideia mais concreta sobre o mundo real da arquitetura, sobre a transição do conceito no papel e no projeto para a concretização no mundo real, onde as ideias se transformam em realidade”, afirma.

Experiências internacionais

O segundo momento foi marcado por uma troca de conhecimentos protagonizada pelas alunas que participaram do Programa Laboratório Social, que propõe aos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, a chance de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A egressa de Arquitetura, Ana Heloísa Almeida, e participante do Programa Laboratório Social na Universidade de Valladolid, compartilhou sua experiência internacional com os alunos. Ela descreveu como foi apresentada à estrutura da universidade espanhola, aos programas de mestrado e doutorado, bem como aos laboratórios utilizados para a produção de material de estudo.

“A primeira semana foi bem desafiadora, a começar pelo frio que faz aqui na cidade chegando a bater 5º graus. Na universidade fomos apresentados aos alunos, aos programas de mestrado e doutorado, todos os laboratórios utilizados pelos arquitetos e estudantes da universidade para produção de material de estudo. Os assessoramentos aos projetos são feitos de forma individual com cada professor, também estamos participando de palestras e congressos que agrega não somente no nosso projeto atual, mas também na carreira profissional em geral”, diz.

Deva Leal Vázquez, também participante do Programa Laboratório Social e vinda da Espanha, expressou sua gratidão pela experiência enriquecedora. “Tenho aprendido muito neste tempo em que estive aqui”, disse Vázquez, ressaltando a diferença cultural e a intensidade da vivência acadêmica e profissional.

O encontro não apenas demonstrou a aplicação prática dos conhecimentos em arquitetura, mas também proporcionou aos alunos uma visão única das possibilidades oferecidas pelo Programa Laboratório Social e pela mobilidade acadêmica internacional. A iniciativa reforça o compromisso da Unit em preparar seus alunos para um mercado de trabalho global e em constante evolução.

Leia também: Avanços na reabilitação Pós-AVC: uma jornada de dedicação e pesquisa

Compartilhe: