ESTUDE NA UNIT
MENU

Médica do Cambridge Health Alliance visita a Unit para troca de experiências na área da saúde

Durante sua estadia, a Dra. Vogel se dedicará a proporcionar uma visão abrangente da atuação na atenção primária

às 20h16
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu, no último dia 23, a renomada médica do Cambridge Health Alliance, Dra. Rachel Vogel, em um intercâmbio de experiências na área da saúde. Sua visita, que se estenderá até o dia 27 de outubro, promete ser um momento marcante para estudantes e profissionais do Grupo Tiradentes. O destaque fica por conta do seminário “Saúde Mental na Atenção Primária com o Cambridge Health Alliance”, onde a Dra. Vogel compartilhará sua vasta experiência na área.

Durante sua estadia, a Dra. Vogel se dedicará a proporcionar uma visão abrangente da atuação na atenção primária. Com uma trajetória de 13 anos de trabalho, a médica traz consigo uma bagagem de atendimentos a pacientes brasileiros em Boston. 

“Muitos deles não falam inglês e estão acostumados com um sistema de saúde um pouco diferente do que temos aqui nos Estados Unidos. Consequentemente, suas expectativas são distintas. Sempre me esforço para compreender a experiência deles aqui e educá-los sobre o sistema de saúde de Boston”, ressalta a Dra. Vogel. 

A médica destaca a importância de tratar a todos com respeito, independentemente do gênero, e de manter padrões éticos elevados. Sua experiência educacional com mulheres no campo da saúde também é uma pauta relevante. “Busco compreender como posso ajudá-las ainda mais em seu aprendizado”, enfatiza Rachel.

Contribuindo para a Saúde no Brasil

A iniciativa não se restringe apenas ao intercâmbio de conhecimento, mas também representa uma oportunidade valiosa para a saúde no Brasil. O vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, destaca o papel essencial da Universidade Tiradentes no cenário médico local. 

“O Brasil ainda enfrenta inúmeros desafios na área da Medicina, especialmente na escassez de especialistas. Embora tenhamos médicos especializados em algumas áreas, a quantidade é limitada. Entretanto, a Unit tem desempenhado um papel fundamental aqui no Estado de Sergipe, o menor do país. Sua contribuição vai além do aumento do número de profissionais, enfocando também a qualidade, a fim de atender às crescentes demandas de uma sociedade que está vivendo mais, e com melhor qualidade de vida”, reforça.

A coordenadora dos cursos de saúde da Unit, Juliana Mendonça, destaca a relevância do encontro para os alunos. A Dra. Vogel não apenas compartilhará casos clínicos, mas também ministrará um minicurso, proporcionando uma experiência valiosa sem a necessidade de deslocamento. 

“A Rachel tem um papel fundamental na atenção primária, pois, além de querer conhecer nosso serviço, ela proporcionará uma experiência de intercâmbio valiosa para nossos alunos. Isso acontecerá sem que eles precisem se deslocar, uma vez que haverá oportunidades para interagirem com ela em sessões de discussão de casos clínicos e, inclusive, participarem de um minicurso. Através disso, teremos a chance de abordar a perspectiva que ela possui em relação à saúde nos Estados Unidos e como um caso semelhante seria tratado em nosso sistema atual”, reitera.

Parceria que agrega

A gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, explica que a visita da Dra. Rachel Vogel é resultado de uma parceria entre a Unit e o Cambridge Health Alliance. “Temos um acordo que envolve a vinda de professores visitantes, como a professora Rachel Vogel. Durante a visita, Rachel participará de um diálogo aberto, ministrará um seminário e buscará compreender melhor a nossa realidade. Isso nos permitirá estreitar ainda mais nossa cooperação e desenvolver projetos conjuntos”, pontua Selen.

Além disso, como ela também orienta os alunos durante da Unit o estágio, essa visita se torna ainda mais importante, uma vez que nem todos os alunos estão vinculados ao internato, sendo alguns deles oriundos de outras áreas da saúde. 

“Acreditamos que, mesmo que isso não altere a forma como ela trata os pacientes brasileiros, é fundamental para ela entender as diferenças entre os tratamentos oferecidos no Brasil e nos Estados Unidos. Isso se torna particularmente relevante devido à grande presença de pacientes brasileiros em seu ambiente de trabalho, onde aproximadamente um terço dos pacientes são de origem brasileira”, enfatiza Selen.

Rachel tem um papel fundamental na atenção primária, de acordo com a professora de Medicina da Unit, Fernanda Malaman. “Os alunos do curso de Psicologia também estarão envolvidos nessas ações. Isso nos permitirá aprender com a vasta experiência da Dra. Rachel e mostrar a ela o que temos de melhor na atenção primária, especialmente no que diz respeito à saúde mental”, elenca.

Essa troca de conhecimento e experiência entre especialistas de diferentes países promete fortalecer ainda mais a qualidade do atendimento e a formação dos futuros profissionais da saúde na Universidade Tiradentes, consolidando sua posição como referência no ensino e prática na área.

Programação

24 de outubro – Terça

Manhã 11h – 12h Minicurso com discentes de Graduação

Apresentação e Contextualização;

Diferenças na formação médica Brasil e EUA Local: Bloco G, Sala 60

Tarde 14h – 16h Encontro com docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente

Diferenças regionais das doenças;

Dengue, esquistossomose, etc.

Representante do curso de Medicina: Matheus Todt Local: Sala Relações Internacionais, Bloco F, Sala 05

25 de outubro – Quarta

Manhã 09h – 11h Visita Técnica UBS 17 de março

Tarde/noite 17h – 19h Minicurso com discentes de Graduação

Gestão da Depressão e da Ansiedade nos Cuidados Primários

Apresentação de Casos Clínicos Local: Bloco G, Sala 60

26 de outubro – Quinta

Tarde 14h – 16h Reunião de de briefing

Equipe de Relações Internacionais

Representante do curso de enfermagem

Tarde/noite 17h 19h Minicurso com discentes de Graduação

Cuidados Informados sobre o Trauma

Apresentação de Casos Clínicos Local: Bloco G, Sala 60

Leia também: Unit celebra dia do professor com cover de Michael Jackson

Compartilhe: