A 23ª Semana de Fisioterapia na Universidade Tiradentes (Unit) é um mergulho no universo dos avanços e especialidades da fisioterapia, reunindo mais de 300 participantes ávidos por conhecimento. Palestras, minicursos e homenagens a profissionais exemplares marcaram o evento, promovendo a integração da comunidade acadêmica com renomados especialistas.
Acontecendo de 23 a 25 de outubro, o evento se consolida como um espaço privilegiado para a troca de saberes e a atualização sobre os mais recentes progressos na fisioterapia.
“Serão abordados temas contemporâneos relacionados ao avanço da tecnologia na área da fisioterapia, assim como o papel desta profissão em diversas áreas de atuação. Também será discutido o processo de restabelecimento da funcionalidade, mostrando como podemos oferecer esperança ao paciente para que recupere sua funcionalidade plena”, destaca a professora da Unit, Dra. Juliana de Goes.
O primeiro dia contou com um talk show de tema: Promovendo a funcionalidade através da Fisioterapia Neurofuncional, além do palestrante e fisioterapeuta, Zak Moreira, que abordou o tema Mobilidade e Funcionalidade na Fisioterapia, onde ele destaca a missão do profissional que vai além da técnica.
“Como fisioterapeutas, somos os jardineiros dos corpos dos nossos pacientes. Assim como um jardineiro cuida do solo, nós precisamos conhecer e entender as necessidades de cada indivíduo. Não podemos simplesmente aplicar técnicas sem considerar a singularidade de cada caso. Devemos descartar a abordagem ‘um tamanho serve para todos’ e lembrar que cada pessoa possui suas próprias peculiaridades e limitações”, destaca o palestrante Zak Moreira.
Outro momento marcante foi a homenagem prestada a duas profissionais exemplares da área de saúde, Edna Aragão Farias Candido e Albertina Silva, que dedicaram anos ao avanço da fisioterapia em Sergipe. “Estamos expressando a nossa profunda gratidão por todos os anos que elas dedicaram à saúde de Sergipe. Sabemos do compromisso com o ensino e pesquisa e esperamos que continuem inspirando e orientando as mentes brilhantes do futuro a ampliar os horizontes”, ressalta Juliane de Goes.
Representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Lucas Rêgo destaca a importância desse evento para a comunidade acadêmica. “Toda a jornada é importante por dois aspectos: tanto pela união dos alunos em elaborar e participar da jornada de forma organizada, enxergando o outro lado, quanto pela parte científica, que é fundamental para o estudante que deseja se destacar no mercado de trabalho. Principalmente hoje, em que a concorrência é muito grande, a capacitação continuada e a educação continuada se fazem necessárias para o estudante de fisioterapia”, enfatiza.
Minicursos enriquecedores
O segundo dia foi marcado por uma série de minicursos, abordando temas que vão desde estratégias de tratamento pós-operatório até fisioterapia pediátrica hospitalar. À noite, a palestra “Rejuvenescendo a Pele” e o talk show sobre abordagens terapêuticas na reabilitação da coluna encerraram o dia em grande estilo.
Para encerrar o evento, o terceiro dia contará com a palestra “Fisioterapeuta 2.0: ético, valorizado e resolutivo” e um talk show sobre intervenção fisioterapêutica cardiorrespiratória em diversos contextos.
“Essa é a minha segunda semana de fisioterapia. É um evento muito importante, porque é um momento de disseminar conhecimento, e, consequentemente, também estar junto de profissionais da nossa área que nos orgulhamos”, compartilha a estudante do 8º período de Fisioterapia, Sarah Barreto.
O estudante do 10º período de Fisioterapia Alan Douglas Bezerra, ressalta a importância do evento para a formação dos estudantes. ” A Semana de Fisioterapia é muito importante. Sou muito grato em participar, tanto como voluntário, quanto como inscrito, porque enriquece totalmente o currículo. A gente encontra palestras e palestrantes super competentes, capacitados, e inclusive para os que estão começando agora”, ressalta.
Com um enfoque amplo nas diversas especialidades da fisioterapia, a programação da 23ª Semana de Fisioterapia proporciona aos participantes uma visão abrangente do mercado de trabalho e das inovações na área. O evento se destaca como uma oportunidade valiosa de aprimoramento e enriquecimento do currículo dos estudantes, além de promover a integração e troca de experiências entre os profissionais.
Para saber mais informações sobre a 23ª semana de Fisioterapia basta acessar o site.
Leia também: Médica do Cambridge Health Alliance visita a Unit para troca de experiências na área da saúde