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Atributos da Unit: tecnologia e estrutura a serviço da boa formação

Laboratórios, estrutura física e tecnologia se destacam no apoio à formação de alunos e professores nos cursos da Unit, além de parcerias nas áreas de pesquisa e inovação

às 20h43
Além dos laboratórios, os cursos da Unit oferecem centros e espaços de aprendizagem dedicados igualmente às atividades práticas e à resolução de problemas reais (Asscom Unit)
Além dos laboratórios, os cursos da Unit oferecem centros e espaços de aprendizagem dedicados igualmente às atividades práticas e à resolução de problemas reais (Asscom Unit)
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Um dos atributos que mais chamam atenção em uma instituição de ensino é a estrutura física e tecnológica à disposição dos alunos e professores. Esses aspectos estão presentes de forma marcante na Universidade Tiradentes (Unit), que há muito tempo se destaca pela modernidade em seus campi e em seus sistemas de ensino, com constantes investimentos e melhorias que se refletem na qualidade e na formação de seus estudantes. 

Isso ficou mais evidente na mais recente edição da Feivest, a Feira de Vestibular da instituição, em 7 de outubro. Os mais de cinco mil visitantes que estiveram no campus Farolândia, o principal da instituição, tiveram a oportunidade de conhecer dezenas de laboratórios, salas e centros de simulação que são utilizados diariamente pelos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação. 

Estes laboratórios, que somam mais de 150 em todos os campi da instituição, são dotados de materiais e equipamentos de ponta, adequados às atividades práticas de cada curso e alinhadas com o que é utilizado no dia-a-dia dos profissionais que estão no mercado. Entre eles, destacam-se as salas de simulação realística dos cursos de Enfermagem e Medicina, as salas de Audiências e de Júri do curso de Direito, e laboratórios de áreas como Engenharias, Arquitetura, Biologia, Química, Física, Informática, Robótica, entre outras. 

Além desses laboratórios, os cursos da Unit oferecem centros e espaços de aprendizagem dedicados igualmente às atividades práticas e à resolução de problemas reais, passando inclusive pelo atendimento à comunidade. Deles, destacam-se o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Centro de Saúde (com as clínicas e consultórios de Psicologia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Enfermagem e Especialidades Médicas), o Centro Gastronômico, o Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura (CTEA), o Complexo de Comunicação Social (CCS) e o Complexo Esportivo Valquírio Correia Lima (com parque aquático, academia, quadras esportivas e campo de futebol). 

“Para que os alunos tenham melhores formações e sigam melhor preparados para o mercado de trabalho, já temos a constatação que, quando ele tem experiências próximas à sua vivência profissional na instituição de ensino, isso abre mais portas para esses alunos, a gente tem um maior leque de oportunidades. Aqui na Unit, a gente dá essas oportunidades para os alunos vivenciarem essas experiências, com toda a estrutura para proporcionar um melhor preparo para o nosso aluno e para o mercado de trabalho”, destaca a professora Juliana Dantas Borges, coordenadora da área de Saúde da Unit.

A universidade e suas unidades contam ainda com um Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), que reúne cerca de 542 mil itens (como livros, filmes, mapas, monografias e outros materiais), além de um acervo digital completo e três exposições permanentes na Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, principal unidade do SIB. 

Parcerias

Os cursos da Unit contam também com parcerias importantes para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em complementação à formação acadêmica. As principais são com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Tiradentes Innovation Center, instituições também ligadas ao Grupo Tiradentes e sediadas no Campus Farolândia. 

“A adoção de parcerias possibilita o compartilhamento de recursos adicionais, tais como tecnologia e equipamentos, aumentando as oportunidades de estágio, emprego e participação de projetos de pesquisa relacionados a sua área ou interdisciplinares, enriquecendo a experiência acadêmica”, afirma a professora Elayne Emília Souza, coordenadora das áreas de Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas. 

O ITP, tem, ao todo, 34 pesquisadores que também lecionam nos cursos de graduação e pós-graduação, além de 24 laboratórios em áreas como biologia, energia, eletroquímica, engenharia, meio ambiente, computação, medicina, nanotecnologia, morfologia e patrimônio, entre outras. Já Innovation Center possui espaços como os Class Labs, a Arena e o Tiradentes Fab Lab, no qual as pessoas podem criar e desenvolver seus próprios produtos, além de um espaço de incubação de startups voltadas à educação e ao empreendedorismo. 

Tecnologias

Essa modernidade presente nas atividades e na formação da Unit pode ser vista na disposição das salas de aula e nos recursos tecnológicos colocados à disposição de alunos e professores. Esses recursos incluem as ferramentas do Google for Education, que permitem a produção de documentos, planilhas, apresentações, reuniões e conferências realizadas em tempo real. Há também o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um sistema que disponibiliza o conteúdo ensinado nas nos cursos de Ensino à Distância (EaD) e nos cursos e disciplinas híbridas.

“Nós temos também, falando em estrutura, uma preparação para adotar um ambiente tecnológico, de uma infraestrutura tecnológica capaz de absorver as disciplinas híbridas. O professor tem que ser um ambiente físico estruturado, com diferentes arranjos dentro da sala de aula, e também o ambiente virtual para dar suporte”, explica o professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu. 

Ele também destaca o formato físico das salas de aula da Unit, que podem se adaptar às necessidades de cada aula e de cada disciplina, favorecendo uma conexão mais próxima do aluno com os colegas e com os professores, a começar pela disposição de mesas, cadeiras e equipamentos. “São estruturas de mesas para trabalhar em conjunto, em grupo. Todo o material para permitir seminários, discussões de problemas reais que são colocados, problemas. Então, você tem uma televisão, tem o computador, os alunos na suas salas têm acesso ao Chromebook, para poder utilizar nas diferentes dinâmicas. Ou seja: nós temos toda uma estrutura de ensino-aprendizagem compatível com as metodologias ativas que são utilizadas pelos nossos professores”, detalha Wandir.

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