ESTUDE NA UNIT
MENU

Avanços na Motricidade Humana e Saúde Mental: contribuições destacadas no CIMH

A doutoranda Karollyni Dantas assume papel de destaque na nova diretoria do International Human Motricit Network

às 20h11
Compartilhe:

No início de outubro, o XVI Congresso Internacional de Motricidade Humana (CIMH) reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de 12 países, proporcionando um ambiente de intensa troca de conhecimento e inovação na área da motricidade humana e saúde mental. O evento, realizado na Universidad Católica del Maule, em Talca, Chile, contou com 480 participantes e abordou temas cruciais para o desenvolvimento sustentável, inovação em saúde e a interconexão entre mobilidade humana e qualidade de vida. 

Dentre os destaques do congresso, a conferência proferida pela doutoranda Karollyni Bastos Andrade Dantas, do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (Unit), orientada pelo Dr. Francisco Prado Reis e Dr. Marco Antônio Almeida Santos, trouxe uma perspectiva valiosa sobre a resiliência no enfrentamento da depressão.

Essa apresentação notável não apenas agregou profundidade às discussões, mas também conferiu a Karollyni um novo papel de destaque como Diretora de Comunicação na nova diretoria do IHMN, eleita durante a 17ª Assembleia Geral do evento. 

Sua conferência intitulada “Resiliencia en el Enfrentamiento de la Depresión” abordou as variáveis centrais de sua tese de doutorado. “O enfrentamento da depressão também exige uma mentalidade resiliente, que envolve a construção de pensamentos positivos e a busca de significado e propósito na vida, mesmo quando tudo parece obscuro. A resiliência é um processo contínuo na jornada de superação da depressão, que envolve aprender a lidar com recaídas e recaídas. Quando as pessoas desenvolvem essa resiliência, podem encontrar uma luz no fim do túnel, aprender a administrar os altos e baixos da depressão e, finalmente, recuperar uma qualidade de vida significativa”, explica Karollyni.

Além de ressaltar a relevância da resiliência no contexto da depressão, sua tese de doutorado se concentra em estratégias de enfrentamento que envolvem desde a busca de apoio até a prática de exercícios e técnicas de relaxamento. “A resiliência na depressão envolve a capacidade de enfrentar pensamentos negativos, o autoquestionamento constante e o isolamento social, substituindo-os por pensamentos mais positivos, autoestima e conexões significativas”, destaca.

Nova diretoria do IHMN

Além da participação destacada no CIMH, Karollyni assume um papel fundamental na nova diretoria do International Human Motricit Network (IHMN). Ela foi eleita Diretora de Comunicação, integrando uma equipe de renomados acadêmicos de diferentes partes do mundo. Karollyni enfatiza que a gestão da nova diretoria visa avançar no campo da motricidade humana e saúde de forma global. 

“Nossa gestão garantirá que a IHMN continue a prosperar como uma instituição global, sendo uma plataforma para pesquisa científica, com colaboração e parcerias, disseminando conhecimento a nível internacional”, elenca.

O XVI Congresso Internacional de Motricidade Humana reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais, promovendo um intercâmbio valioso de descobertas e estudos na área. Com 17 conferências magistrais, seis mesas redondas, 12 minicursos e 70 comunicações livres e pôsteres, o evento permitiu que os participantes se aprofundassem nas pesquisas mais recentes.

“Além do meu trabalho que tem destaque o site, redes sociais, organização mensal dos artigos de impacto dos pesquisadores internacionais e Newslater trimestral, vale destacar o belíssimo compromisso do nosso Secretário Prof. José Alberto Frade Martin Parraça da Universidade de Évora – Portugal que vem conduzindo as diretorias de forma brilhante, de forma nunca vista desde o surgimento da rede”, ressalta.

O destaque também vai para o sempre atuante Presidente de Honra da IHMN professor, Dr. Estélio Dantas que acompanha ajudando a todos da instituição, que pontua a importância da participação nessa conferência para a Universidade Tiradentes.

“Para a Unit, essa participação representa um marco notável, evidenciando o compromisso da instituição com o avanço da pesquisa e a projeção internacional de seus pesquisadores. A presença da Doutoranda Karollyni Dantas no CIMH demonstra a qualidade e o impacto da pesquisa realizada na Universidade Tiradentes, bem como sua contribuição para a expansão do conhecimento científico na área de motricidade humana e saúde”, pontua o professor Estélio Dantas.

Para o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, a participação da doutoranda Karollyni Bastos Andrade Dantas é motivo de orgulho e fortalece a posição da instituição como um centro de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento científico relevante.

Leia também: Universidade Tiradentes reacende tradição cultural com noite na Capela

Compartilhe: