ESTUDE NA UNIT
MENU

Professoras do Cambridge Health começam agenda de visitas à Unit 

As médicas norte-americanas conhecerão os projetos da instituição e o sistema de saúde de Sergipe, além de fazer uma palestra para estudantes no Campus Farolândia

às 16h25
As professoras Katherine Lemons e Neha Sandeep, do Cambridge Health Alliance (CHA), são recebidas pelo reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e outros representantes da Unit (Asscom Unit)
As professoras Katherine Lemons e Neha Sandeep, do Cambridge Health Alliance (CHA), são recebidas pelo reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e outros representantes da Unit (Asscom Unit)
Compartilhe:

As médicas e professoras norte-americanas Katherine Lemons e Neha Sandeep, do Cambridge Health Alliance (CHA), deram início nesta segunda-feira, 13, a uma agenda de visitas e intercâmbio na Universidade Tiradentes (Unit). Pela manhã, elas foram recebidas oficialmente em uma reunião com o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, o diretor de Relações Institucionais, Marcos Wandir Nery Lobão; a gerente de Relações Internacionais, Selen Ive Carneiro e a coordenadora da área de Medicina, Lis Campos Ferreira. No encontro, o reitor deu as boas-vindas às visitantes e desejou-lhes um bom aproveitamento da visita a Aracaju, que terá muitas atividades envolvendo a área da saúde. 

“A Universidade já vem fazendo esse trabalho há algum tempo, inclusive em Boston, nos Estados Unidos, e intensificando para fazermos mais e mais, porque isso para nós representa uma conquista imensa. A chegada dessas professoras marca para a gente uma oportunidade da gente aumentar o nosso relacionamento, e estamos fazendo tudo que for possível para que essa aproximação seja intensiva, seja grande e possa dar muitos bons resultados em favor do nosso alunado”, afirmou Uchôa.

Ao longo de toda a semana, Neha e Katherine conhecerão as unidades e infraestruturas mantidas para os cursos de saúde da Unit no Campus Farolândia, no Campus Estância e no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, além das Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, do DeCós Day Hospital e Centro Médico Jouberto Uchôa. Elas também irão conhecer projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos atualmente, tanto pelos cursos de Medicina quanto pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA). O objetivo é fortalecer ainda mais as relações de parceria entre a Unit e o CHA.

“Essa semana de trabalho vai construir uma ponte, um programa de sucesso com o curso. Isso reflete a necessidade de um verdadeiro intercâmbio. Nós temos aqui não só as doenças negligenciáveis, que só existem em nossa região, mas também uma série de espaços em que os problemas de saúde precisam ser discutidos dentro da perspectiva da ciência, da tecnologia, mas também com um olhar externo. Essa parceria com o CHA vai ajudar a mostrar os nossos espaços de saúde, os nossos aparelhos, mas também discutir soluções na área de saúde”, afirma Wandir.

A agenda será encerrada na sexta-feira, 17, às 10h, com uma palestra para todos os alunos dos cursos da área de saúde, no Anfiteatro do Bloco F, do Campus Farolândia. Nela, as americanas vão compartilhar conhecimentos e impressões sobre o funcionamento dos sistemas de saúde do Brasil e dos Estados Unidos. “A ideia sempre trazer as boas práticas, o que elas desenvolvem lá e que tipo de abordagem elas têm dado para despertar o interesse do nosso aluno em aprender sobre a sua área de estudo e talvez de interesse, mas uma perspectiva diferenciada. Queremos mostrar para o aluno outros horizontes, outras formas de se abordar o mesmo tema, de se construir um currículo acadêmico que tem um impacto positivo no futuro profissional dele, e de como, com a expertise delas, despertar para uma nova área de conhecimento”, afirma Selen.

As visitantes

As duas visitantes são médicas-assistentes do CHA e especializadas em cuidados primários e medicina familiar. Katherine se disse interessada em aprender sobre a experiência dos estudantes na escola médica, além de ver como todas as diferentes especialidades trabalham juntos dentro de um sistema médico. “Estou também interessada em aprender mais sobre a saúde primária ou a medicina geral e como isso se compara com a medicina nos Estados Unidos, porque nós trabalhamos em um sistema de saúde primária”, diz Lemons, que vê também um maior fortalecimento da parceria entre as duas instituições. “Nós esperamos mostrar o programa incrível que vocês estão fazendo, que vocês têm aqui e continuam a desenvolver com essa parceria”, acrescenta. 

Antes da reunião, ocorrida no prédio da Reitoria, as norte-americanas puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade de Aracaju e sobre o Campus Farolândia, o que as agradou positivamente. “O campus é lindo e muito maior do que eu esperava. Eu estou realmente gostando de aprender sobre o programa de Medicina e os outros programas aqui do campus. E Aracaju é uma bela cidade. Estou muito ansiosa para falar com os professores e com os outros médicos”, elogiou Sandeep, que também pretende reencontrar alguns dos alunos da Unit já que fizeram o internato em Boston, através do programa Clerkship for Medical Students. “Estou muito ansiosa para ver eles em seu ambiente de casa”, revelou. 

Sediado em Boston, o Cambridge Health Alliance é uma das principais referências para a área de assistência à saúde nos Estados Unidos, atendendo e oferecendo cuidados especializados a cerca de 140 mil pacientes da cidade e de outras regiões do estado do Massachusetts. Através da parceria firmada desde 2020, ele participa das iniciativas de intercâmbio e mobilidade acadêmica voltadas aos alunos das instituições de ensino mantidas pelo Grupo Tiradentes. 

“A gente busca o tempo todo estreitar essas relações, tanto enviando alunos para lá quanto recebendo os profissionais de lá para que essa relação fique mais estreita, cada vez mais. Isso representa um grande diferencial na medida em que a gente amplia os nossos horizontes e amplia as parcerias científicas e de intercâmbio médico”, destaca Lis Campos. 

Leia mais: 
Internato nos EUA fortalece escolha de aluna pela Medicina
Médica do Cambridge Health Alliance visita a Unit para troca de experiências na área da saúde

Compartilhe: