A capacidade e o conhecimento para a resolução de problemas reais podem ser adquiridas das mais diversas formas, principalmente quando se faz um curso superior. Uma das possibilidades mais desejadas pelos estudantes e familiares é a de estudar fora do Brasil, através de um intercâmbio. Essa experiência também é possível e aparece como um dos maiores diferenciais da Universidade Tiradentes (Unit). Ela tem parcerias firmadas com 58 instituições de ensino em 18 países, que podem receber estudantes da Unit para atividades de intercâmbio – sejam elas de mobilidade acadêmica ou por programas específicos.
Um destes programas é o Laboratório Social, lançado em 2022, a partir de uma parceria com a Universidade de Valladolid (UVa), na Espanha. O objetivo é promover projetos colaborativos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), envolvendo alunos dos últimos anos dos cursos de Direito e de Arquitetura e Urbanismo. No programa, cada aluno pode ter a orientação conjunta de dois professores, sendo um da Unit e outro da UVa, além de fazer uma mobilidade acadêmica de curta duração na Espanha, com o objetivo de ter uma visão diferenciada sobre o tema pesquisado.
“Nós lançamos dois desafios: um para alunos de Direito e um para alunos de Arquitetura e Urbanismo, relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [das Nações Unidas], que serviram de base para o desenvolvimento das pesquisas dos alunos. Com isso, esperamos que os alunos sejam incentivados a pensar sobre os desafios presentes no seu entorno, além de levar a nossa realidade para discentes e docentes da UVa”, explica a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, referindo-se aos temas pesquisados pelos alunos em seus TCCs.
Ao longo do primeiro ano do Laboratório Social, a Unit enviou cinco estudantes para um mês de mobilidade em Valladolid. Eles foram selecionados através de um edital lançado pela Gerência de Relações Internacionais da Unit. Em contrapartida, três alunos da UVa foram escolhidos para fazer a mesma mobilidade na Unit, sendo um de Arquitetura, que veio a Aracaju em outubro, e dois de Direito que virão em fevereiro de 2024.
Júlia acredita que, a partir deste programa, mais alunos desenvolvam o interesse por pesquisar sobre o seu entorno e os desafios sociais e globais da atualidade, além de atuar na pesquisa e no desenvolvimento de projetos internacionais e colaborativos. “O Programa Laboratório Social caminha para as novas tendências da educação internacional, que é voltada para projetos e para mobilidades acadêmicas mais curtas e com mais propósito, através dele, o aluno poderá se desafiar e se entender enquanto um cidadão global, que carrega também a imagem do Brasil e a responsabilidade de pensar sobre o desenvolvimento sustentável, a resolução de problemas globais e a preservação da nossa cultura e história”, ressalta a assessora.
Mobilidade
Ao todo, 63 alunos de instituições de ensino mantidas pelo Grupo Tiradentes foram enviados para atividades e programas de intercâmbio no exterior, ao longo do ano de 2023. Um deles foi o Clerkship for Medical Students, no qual 15 estudantes de Medicina da Unit fizeram um mês de internato no Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston, uma das principais redes de clínicas e assistência à saúde dos Estados Unidos.
Outro programa de destaque na área foi o ProMAI (Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional), que permite a alunos de qualquer curso presencial fazer disciplinas durante um semestre acadêmico em uma instituição parceira fora do Brasil, em complemento ao conteúdo ensinado aqui. Apenas pelo ProMAI, foram 43 alunos, sendo 30 da Unit em Sergipe, enviados para cursar semestres em universidades de países como México, Colômbia, Chile, Peru, Portugal, Espanha, Croácia, Letônia e Coréia do Sul, entre outros.
Um novo edital do ProMAI foi lançado em setembro e escolheu 50 alunos da Unit Sergipe e do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), que vão fazer o intercâmbio no primeiro semestre de 2024 em 24 instituições de Portugal, Espanha, México, Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Coreia do Sul.
Tais programas contribuem para o fortalecimento de uma cultura de internacionalização no âmbito da Unit, na medida em que alunos estrangeiros também são trazidos ao Brasil para fazer a mobilidade acadêmica. Em agosto, a Unit recebeu sete estudantes do México, do Peru e da Colômbia. Outros seis alunos internacionais vieram em janeiro, através do programa MIT Global Startup Labs (MIT GSL), do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA. Para as próximas semanas, está prevista a vinda de outro grupo de estudantes da Espanha, através do Laboratório Social.
A Unit também recebeu professores e pesquisadores convidados do Cambridge Health e de universidades da França e da Espanha para ciclos de palestras internacionais, envolvendo os cursos de graduação e pós-graduação. “Participar de iniciativas internacionais pode gerar um diferencial de aprendizado e de conhecimentos que impulsionam os estudantes a compreender uma série de perspectivas culturais e acadêmicas distintas, levando a uma maior compreensão das possibilidades de atuação profissional. Além disso, há também a oportunidade de aprender ou aprimorar um segundo idioma, bem como estabelecer relações com docentes e discentes de diferentes partes do mundo”, defende Júlia Gubert
Como os alunos participam
O ProMAI, o Laboratório Social e o internato no CHA contarão com novos editais a serem lançados em 2024, abertos à participação de estudantes da Unit que atendam aos critérios previstos no edital, como ter 18 anos ou mais e estar regularmente matriculado e adimplente com a instituição. As oportunidades sempre são publicadas no site da Gerência de Relações Internacionais e divulgadas nos canais institucionais.
Leia mais:
Professor espanhol faz palestras na Unit sobre polarização política
Professoras do CHA encerram visita à Unit com palestra para estudantes
Oficina de gastronomia integra colaboradores e alunos estrangeiros