ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Psicologia envolve alunos e debate futuro da profissão

Evento no Campus Farolândia apresenta minicursos e palestras com temas que envolvem o dia-a-dia da profissão de psicologia; alunos também atuam no evento como monitores

às 20h56
A programação da Semana de Psicologia reflete a diversidade de campos de atuação e de produção de conhecimento, que é uma característica da profissão. (Asscom Unit)
A programação da Semana de Psicologia reflete a diversidade de campos de atuação e de produção de conhecimento, que é uma característica da profissão. (Asscom Unit)
Compartilhe:

Foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 22, a Semana de Psicologia 2023 da Universidade Tiradentes (Unit), que reúne estudantes e professores do curso na instituição. O evento acontece até esta sexta, 24, no Bloco D do Campus Farolândia, com uma série de atividades de estudo e discussão sobre temas da profissão e da formação dos alunos. 

Para este ano, a semana trouxe o tema “Desafios para a construção de uma Psicologia plural e diversa”, com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre a pluralidade do campo psicológico, da teoria à prática. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Jamille Figueiredo, ele reflete a diversidade de campos de atuação e de produção de conhecimento, que é uma característica da psicologia. 

“A ideia do evento é abordar diversas áreas e oportunizar ao aluno conhecer perspectivas diferentes de atuação, possíveis campos de prática atuais para eles também, conectá-los a essa vida profissional atual, nesse cenário atual da psicologia. E a importância desse tema é justamente proporcionar ao estudante uma formação generalista e contextualizada socialmente, em que a gente possa discutir as principais demandas da sociedade, os principais dilemas e também os desafios para esse profissional”, define Jamille. 

Entre as principais novidades trazidas na edição deste ano, está a exposição “Partida”, promovida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e organizada pelo fotógrafo Daniel Barboza, que juntamente com os alunos da Studio D Escola de Fotografia, fez diversas retratos que expressam a violência cotidiana, sofrida principalmente pelas mulheres em suas residências. 

A programação conta ainda com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, tratando de temas como avaliação psicológica no campo do trabalho, psicologia jurídica, gênero, neurodiversidade, redes sociais, sexualidade, transtornos de saúde mental, mercado de trabalho, entre outros. 

A palestra de abertura foi feita pelo psicólogo Leonardo Neves Maia, do instituto CEV Educacional, em Maceió (AL), que falou sobre a chamada “Terapia dos Esquemas”, uma uma aplicação muito usada na psicologia clínica e principalmente nas terapias baseadas em evidências. “É super importante para os alunos conhecerem diferentes abordagens, inovações nas terapias e dentro da psicologia. Somos uma referência do Nordeste na terapia dos cognitivos, nas terapias dos esquemas, e é um prazer estar aqui com essa oportunidade de transmitir mais conhecimento, mais oportunidade para os alunos conhecerem essa abordagem com mais profundidade”, afirmou ele. . 

Participação dos alunos

A participação dos alunos do curso é uma grande marca da Semana de Psicologia. Segundo a coordenadora do curso, foram mais de 250 estudantes inscritos como ouvintes e participantes das apresentações científicas, além de outros 33 que foram escolhidos para trabalhar como monitores e ajudar na organização do evento. “É tudo de bom, uma delícia ver os estudantes tão engajados. A gente teve um número enorme de estudantes que preencheram um formulário para ser monitor do evento, e percebemos o interesse genuíno em contribuir, em ocupar esse lugar de protagonismo”, descreve Jamille. 

Entre esses monitores, está a aluna Milena Augusta Sampaio, do 10º período de Psicologia, que já atuou em outros eventos como monitora. “A gente se sente pertencente à instituição, ajudando, colaborando, organizando… Além de enriquecer o nosso currículo, trazer conhecimento, a gente também acompanha, dá uma assistência pro pessoal da coordenação do curso. E também pelo que a gente consome das palestras dos eventos que a gente tem acesso e pode participar. Acho que é muito gratificante e enriquecedor pro aluno”, afirma. 

As informações e conhecimentos das palestras também despertam o interesse e a curiosidade dos alunos que acompanham a semana apenas como ouvintes das palestras e minicursos. “O evento agrega muito da experiência fora do que a gente vê em sala de aula, consegue acrescentar bastante mesmo na própria experiência profissional e na perspectiva do a gente vai atuar no futuro, além de trazer outras áreas que a gente geralmente não vê na própria graduação, de forma geral. O que me chamou muito mais atenção foi a parte de humanização, desumanização e de marketing mesmo. É uma coisa que está muito voltada para o nosso futuro”, conta o aluno Carlos Guilherme Menezes Rezende, do 6º período. 

Programação

A Semana de Psicologia segue até esta sexta-feira, 24, com as palestras nos auditórios Padre Melo (no Bloco D) e os minicursos no Bloco C do Campus Farolândia. Ela será encerrada às 19h com a palestra “Psicologia e século XXI: um campo diverso e singular”, ministrada pelo professor Ricardo Azevedo Barreto, doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). 

A programação completa está disponível no site da Semana de Psicologia da Unit.

Leia mais:
Falta de conhecimento e preconceito ainda prejudicam pessoas com autismo
Alunos de Psicologia fazem ação com usuários da UBS Roberto Paixão

Compartilhe: