ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor da Unit integra delegação de Sergipe enviada à Irlanda

Cláudio Dariva, que atua nas pós-graduações (PEP e PBI) participou de visita a um conglomerado que transforma resíduos sólidos em energia e pretende investir no Estado

às 12h54
O professor Cláudio Dariva, professor dos programas de Pós-Graduação da Unit, fez parte da delegação do Governo de Sergipe que visitou à Irlanda (Divulgação)
O professor Cláudio Dariva, professor dos programas de Pós-Graduação da Unit, fez parte da delegação do Governo de Sergipe que visitou à Irlanda (Divulgação)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) foi representada na visita de uma delegação sergipana a Dublin, na Irlanda, entre os dias 19 e 24 de novembro. O professor Cláudio Dariva, docente dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) e em Biotecnologia Industrial (PBI), e pesquisador do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc) do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fez parte da comitiva organizada pelo Governo de Sergipe e liderada pelo vice-governador José Macedo Sobral.

A visita se concentrou principalmente na empresa Dublin Waste to Energy, responsável pela usina de transformação de Poolbeg, que gera energia elétrica a partir da queima de resíduos sólidos. O conglomerado, que é uma parceria do Dublin City Council (equivalente à Prefeitura local) com três empresas privadas irlandesas, processa milhares de toneladas de lixo não-reciclável, gerando energia suficiente para abastecer mais de 500 mil imóveis. Representantes da Waste to Energy apresentaram o funcionamento da usina, a adoção de práticas e políticas sustentáveis e como é aplicada a tecnologia de transformação de resíduos em energia. 

“A visita foi muito proveitosa. Em primeiro lugar, pela oportunidade de observar em operação uma usina que trata um volume de resíduos sólidos urbanos similar ao existente no estado de Sergipe. Adicionalmente, a tecnologia empregada é específica para o tratamento de resíduos sólidos secos, sendo complementar aos processos de produção de gás (biometano) a partir dos resíduos orgânicos úmidos”, explicou Dariva, acrescentando que a usina gera energia elétrica para a comunidade local, através de um processo de queima do resíduo urbano sólido. 

Ainda de acordo com Dariva, a visita na Waste to Energy foi bastante importante para agregar mais informações às atividades de pesquisa realizadas atualmente no Nuesc/ITP. “Foi recentemente iniciado em nosso grupo um projeto de P&D financiado pela GALP Energia de Portugal, onde parte das atividades é destinada ao desenvolvimento de processos inovadores para produção de bioenergia a partir de biomassa, a exemplo dos resíduos urbanos sólidos. A comparação entre processos permite dimensionar e propor melhores estratégias para os resíduos urbanos sólidos presentes em nosso estado/região”, comenta ele.

De acordo com o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade, a empresa está em tratativas com o Governo de Sergipe para a instalação de uma usina no estado, com expectativa de R$ 900 milhões em investimentos e geração de cerca de 200 empregos. Ele confirmou ainda que duas reuniões sobre o assunto já foram feitas com o governador Fábio Mitidieri, e que dirigentes do conglomerado irlandês devem visitar Sergipe no primeiro trimestre de 2024. “O grupo se mostrou muito entusiasmado com a visão e vanguarda do Governo do Estado em abordar a temática. A planta de investimento em Sergipe está prevista para além do ganho ambiental que esse tipo de projeto pode desenvolver”, disse Milton. 

Agenda de debates

A agenda contou ainda com fóruns para o debate de oportunidades de negócios e colaborações inovadoras entre a Irlanda e o Brasil. O Ireland – Latin America & the Caribbean Business & Economic Forum promoveu apresentações e mesas redondas com representantes dos países em buscas de oportunidades de colaboração. O seminário Bioenergy – Brazil and Ireland: Strengthening ties and sharing knowledge abordou apresentações de grandes grupos nacionais, como a Raízen, e empresas/setores irlandeses da área de energia. 

“De particular interesse para o nosso grupo de pesquisa em Aracaju foi o debate com o CEO da empresa Celignis Analytical, da Irlanda, uma vez que esta empresa desenvolve processos na área de bioenergia em temas muito aderentes a aqueles realizados no Nuesc/ITP”, afirma o professor.

As atividades da delegação sergipana contemplaram também visitas a universidades irlandesas. Uma das instituições visitadas foi a Maynooth University, na região de Dublin. O encontro permitiu a identificação de áreas e temas de pesquisa de interesse comum entre pesquisadores de Maynooth e da Unit. Houve ainda a discussão sobre mecanismos e ações para propiciar o intercâmbio bilateral de estudantes e pesquisadores das Universidades. 

A colaboração entre a Irlanda e o Brasil foi apoiada e incentivada pelo embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato. O embaixador promoveu em sua residência um encontro entre pesquisadores brasileiros residentes na Irlanda e parte da delegação sergipana com vistas ao desenvolvimento de colaborações e troca de experiências. 

A visita também teve os objetivos de fortalecer os laços diplomáticos entre Brasil e Irlanda e promover a promoção de intercâmbio comercial de artesanato produzido em Sergipe, com destaque para a viabilização da exportação de peças de renda irlandesa produzidas no estado. “Creio que boas sementes foram plantadas e darão bons frutos para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do estado de Sergipe”, finaliza o professor Dariva.

com informações da Secom/SE

*Matéria atualizada em 28/11/2023, às 9h42, para acréscimo de informações

Leia mais:
Reitor da Unit recebe visita do Embaixador da Irlanda 

Compartilhe: