ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o curso EAD de Ciência Contábeis e as áreas de atuação 

O profissional para entrar no mercado contábil ou permanecer no mesmo, precisa estar sempre em atualização.

às 17h49
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Quem opta por trabalhar na área de Ciências Contábeis, na maioria das vezes, trilha dois caminhos: o primeiro, é trabalhar para empresas; já o segundo, trabalhar por conta própria, com o seu próprio escritório. Aqueles que escolhem fornecer seus serviços de forma autônoma, podem optar por ter os seus próprios colaboradores, já que abrem um escritório e assim alcançam um número maior de empresas e pessoas interessadas.  

Mercado

Os profissionais formados em Contábeis são procurados para desenvolver os seguintes trabalhos: gerência financeira; controladoria; análise de tesouraria; auditoria, e análise contábil e fiscal. 

De acordo com a professora tutora do curso de Ciências Contábeis EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Danielly Cristina Costa Nascimento, diante dos desafios, o profissional para entrar no mercado contábil ou permanecer no mesmo, precisa estar sempre em atualização, pois as mudanças são constantes e desafiadoras para o profissional da área.

Atuação

 Ainda segundo a professora, a atuação é ampla na área, possibilitando a atuação em escritórios contábeis já consolidados no mercado, contador independente (autônomo) e em órgão públicos através de concursos oferecidos na área. “Referente a tendências já existentes, considero a criação de escritório virtuais com uma ampla atuação por todo país e gama maior de clientes”, destacou. 

Perfil do aluno 

A docente também explica que na sua maioria, quem opta pela área são alunos que já estão inserido no mercado contábil e financeiro, onde procuram aprimorar e certificar- se para melhor atuação no mercado. 

Algumas características que o estudante de contábeis deve ter em seu perfil são:

  • Organização: o cargo de contador vem acompanhado de muita responsabilidade. Lidar com dinheiro requer bastante atenção, porque qualquer erro pode causar grandes prejuízos. Por esse motivo, a organização é uma prioridade para que o trabalho flua da melhor forma possível;
  • Facilidade em lidar com números e fazer cálculos: não se pode pensar em ser um contabilista sem saber lidar com cálculos ou números. A base do trabalho profissional, inclusive, é esta. Uma boa relação com a Matemática e as suas variantes faz-se necessária;
  • Capacidade analítica: encontrar falhas e resolver problemas fazem parte da rotina do contabilista. Quando a conta não fecha, ele precisa ter um verdadeiro olho clínico para descobrir onde está o erro. 

O curso 

A professora alerta que é importante sempre buscar cursos credenciados pelo MEC, na Universidade Tiradentes, o curso na modalidade EAD conta com profissionais qualificados, que estão atentos às mudanças e com foco no aprendizado e aprimoramento do aluno, para que o mesmo esteja apto a ingressar no mercado de trabalho com segurança.

O curso de Ciências Contábeis da Unit EAD tem duração de 8 semestres e capacita os alunos a trabalharem com os processos de abertura e encerramento de empresas e gestão tributária e financeira, na área pública e privada, podendo abranger inclusive a gestão patrimonial e financeira de pessoas físicas. Os alunos experimentam a prática contábil das áreas financeira privada e governamental, auditoria, perícia, custos e controladoria.

Leia também: Saiba mais sobre o curso de Serviço Social EAD e o mercado de atuação 

Compartilhe: