ESTUDE NA UNIT
MENU

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: saiba mais sobre o perfil profissional e área de atuação

Um profissional da área de tecnologia precisa estar atento e preparado para mudanças, pois a área está em constante atualização de técnicas e materiais.

às 10h35
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O mundo digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e para que isso aconteça é preciso de profissionais qualificados, que atuem como desenvolvedores de plataformas e ambientes online que atendam às necessidades do público. Diante desse cenário, a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está em alta no mercado atualmente 

Já sabemos que o mercado é promissor, mas afinal o que faz o profissional que atua nesta área? Todos os processos envolvendo a tecnologia precisam de um analista de sistemas, que estuda, desenvolve, testa, analisa, documenta e implementa múltiplos sistemas bem como, como softwares e hardwares, pensando em sua finalidade e usabilidade para o usuário final.  

Perfil profissional 

Um profissional da área de tecnologia precisa estar atento e preparado para mudanças, pois a área está em constante atualização de técnicas e materiais. O analista de sistemas precisa ser uma pessoa com alta capacidade de concentração. Saber observar, e antecipar estes problemas é uma das maiores qualidades esperadas de um profissional da área. 

Para se dar bem na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, algumas competências e habilidades profissionais são fundamentais: 

  • Conhecer e aplicar ferramentas para solução de problemas computacionais;
  • Capacidade de identificar necessidades, desenvolver, implementar e manter softwares computacionais;
  • Capacidade de desenvolver raciocínio lógico, de observação, de interpretação e análise crítica de dados e informações;
  • Capacidade para selecionar recursos de softwares e hardwares específicos às necessidades das empresas;
  • Criatividade e intuição aguçadas, aliadas também ao preparo técnico;
  • Perfil ético e profissional que eleve a sensibilidade para as questões humanísticas, sociais e ambientais;
  • Ser receptivo a novas tendências tecnológicas.

Mercado 

Os cursos de tecnologia trazem a vantagem de aliar teorias às práticas que efetivamente atendam às expectativas dos clientes e empregadores, tendo um foco totalmente voltado ao mercado de trabalho. 

Outro fator positivo do curso é que as oportunidades de trabalho começam a surgir antes mesmo da conclusão do curso. Isso se deve pela demanda de mercado e também pelo fato de nos últimos anos a área se destacar em crescimento e desenvolvimento. 

O analista de sistemas tem a possibilidade de explorar os mais diversos setores de atuação como, empresas de tecnologia; indústria; projetos e engenharia de software para desktop; desenvolvimento de jogos; administração de banco de dados; consultoria de tecnologias, tanto de hardware, de software ou de processos informatizados; etc. 

O curso 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma área da Tecnologia da Informação focada em criar soluções como softwares, sistemas e aplicações para diversos segmentos de mercado. Na Universidade Tiradentes (Unit), o curso é oferecido na modalidade EAD e tem duração de 5 semestres. 

No curso superior em ADS da Unit, o aluno será capaz de compreender e aplicar ao mundo real as diversas áreas da computação, como raciocínio lógico, algoritmos computacionais, linguagens de programação, metodologias e técnicas avançadas para construção de softwares. Também estará apto a usar tecnologias e ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologias para o desenvolvimento de projetos de softwares. 

Leia também: Saiba mais sobre o curso EAD de Ciência Contábeis e as áreas de atuação

Compartilhe: