ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Sedetec discutem criação de curso na área de engenharia de gás

O futuro curso de especialização deverá ser voltado a pessoas de Engenharia, Administração e áreas correlatas, que desejam atuar na indústria de energia e gás natural

às 21h07
Professores da Unit discutiram a proposta de criação do curso em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Valmor Barbosa (Divulgação/Sedetec)
Professores da Unit discutiram a proposta de criação do curso em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Valmor Barbosa (Divulgação/Sedetec)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) deu mais um passo no incentivo ao desenvolvimento do setor de gás e energia em Sergipe. A instituição começou o planejamento e as discussões para a criação de um curso de especialização em engenharia e gestão de gás, que deverá ser implementado em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A concepção do curso partiu de um trabalho do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) com o Núcleo de Inteligência Artificial Tiradentes. 

O assunto foi discutido em uma reunião realizada nesta terça-feira, 28, com a participação do diretor de Relações Institucionais da Unit, Marcos Wandir Nery Lobão; do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ronaldo Linhares; e do professor Cláudio Dariva, docente do PEP e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI). Eles estiveram com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa; e o presidente do SergipeTec, José Augusto Carvalho. 

De acordo com os professores, o curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Gás deverá ser destinado a pessoas com formação em engenharia, administração e outras profissões correlatas, que desejam se especializar e atuar na indústria de energia e gás natural, em seus mais diferentes contextos. O objetivo é impulsionar o aprimoramento e a formação profissional no setor em Sergipe, bem como atender demandas levantadas junto a empresas que já se instalaram no estado. “Nossa ideia é construir um curso que desde o início trabalhe com demandas reais, trazidas do estado e das empresas. Capacitaremos as pessoas para aquilo que o mercado necessita”, afirma Wandir. 

De acordo com Cláudio Dariva, a ideia é que o curso tenha duração de 12 meses, 300 horas/aula e encontros quinzenais. “Esse curso estará em consonância com o novo momento vivido pelo estado. Sergipe tem um potencial gigante de desenvolvimento nessa área de energia e nosso objetivo é criar um programa que fixe essas pessoas capacitadas no estado”, disse ele, que participou na semana passada da delegação sergipana que esteve em visita à Irlanda e fez contatos importante com universidades e centros de pesquisa e empresas ligados ao setor de gás e energia do país – e que já anunciaram a intenção de investir em Sergipe. 

“A depender das demandas que o estado apresente, tanto em termos de empresas particulares quanto em termos de empresas públicas, a gente pode estar adequando o modelo a essas demandas, mantendo os princípios básicos do modelo original”, acrescentou o pró-reitor Ronaldo Linhares. 

Durante a reunião, o secretário Valmor Barbosa considerou a iniciativa da Unit como “robusta e extremamente válida”, e que ela irá contemplar colaboradores de instituições e empresas já atuantes no Estado, como Agrese, Sergas, Carmo Energy, Eneva e Unigel. Ele se colocou à disposição para contribuir com a criação do curso. “Nos últimos anos, a indústria do gás em Sergipe tem se evidenciado e nós queremos continuar no mesmo ritmo. Por isso eu acho que essa proposta é bastante válida, já que é um mercado em crescimento, e que vai agregar valor ao nosso estado. Daremos continuidade a essas tratativas e formaremos um grupo de trabalho envolvendo Governo do Estado, empresas, universidade e demais instituições ligadas à área, para consolidar uma proposta viável”, ressaltou.

Leia mais: 
Professor da Unit integra delegação de Sergipe enviada à Irlanda
Petróleo, Gás e Energia norteiam temática de Workshop

com informações da Sedetec

Compartilhe: