ESTUDE NA UNIT
MENU

CIPAA promove palestra sobre saúde masculina com colaboradores

O professor Almir Santana teve uma conversa bem-humorada e bastante esclarecedora sobre das doenças que mais atingem os homens adultos, incluindo o câncer de próstata

às 13h10
Para o professor Almir Santana, um dos principais desafios ao lidar com a saúde masculina é quebrar os tabus que ainda existem ao abordar o tema (Asscom Unit)
Para o professor Almir Santana, um dos principais desafios ao lidar com a saúde masculina é quebrar os tabus que ainda existem ao abordar o tema (Asscom Unit)
Compartilhe:

A campanha Novembro Azul tem mobilizado muitos homens nos cuidados com a própria saúde, inclusive dentro das empresas. Um exemplo disso foi o encontro promovido nesta quinta-feira, 30, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), reunindo colaboradores da Universidade Tiradentes e de empresas que prestam serviço na instituição. Eles assistiram a uma palestra do médico Almir Santana, professor do curso de Medicina e especialista em Saúde Pública. 

A conversa bem-humorada e bastante esclarecedora foi em torno das doenças que mais atingem os homens adultos, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, câncer de pulmão e, sobretudo, o câncer de próstata, adotado como foco principal da campanha e uma das maiores causadoras de mortes entre a população masculina brasileira. Os participantes puderam interagir e fazer perguntas ao palestrante, que ao final, fez uma distribuição de preservativos e panfletos aos colaboradores.

“Estamos promovendo essa palestra a fim de conscientizar os colaboradores que, independente da idade, é bom começar a pelo menos ter o conhecimento cedo sobre a prevenção, que é o melhor caminho. É você ter uma boa alimentação, ter hábitos saudáveis, e isso vai prevenir. Para a empresa, agrega em estar promovendo um ambiente de trabalho que incentiva os seus colaboradores a cuidarem da sua saúde e para o colaborador ter uma vida plena, uma vida plena com mente sã e corpo são”, disse o técnico de segurança do trabalho José Anselmo Soares Rocha, integrante da CIPAA, destacando que este trabalho de conscientização segue sendo realizado ao longo do ano. 

Um dos que acompanharam com atenção as explicações da palestra foi o colaborador Erivan Pereira, marceneiro no Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM). “Eu achei muito importante, porque é um alerta para nós todos que somos homens. Fico muito agradecido com a presença do doutor e com a participação de todos os meus parceiros de trabalho. Nós temos que acabar um pouco do nosso machismo, se prevenir e cada vez mais procurar um médico, orientação para que a gente tome mais medida para sempre estarmos com saúde”, disse ele. 

Para o professor Almir Santana, um dos principais desafios ao lidar com a saúde masculina é quebrar os tabus que ainda existem ao abordar o tema, principalmente em situações que envolvem a saúde sexual do homem. “A gente tem que tocar no assunto, mostrando que todo mundo tem o seu exercício da sexualidade, que é um fato normal na vida das pessoas. Só que o tema raramente é abordado. Então, nós procuramos abordar numa linguagem bem simples, para que os homens entendam e comecem a se identificar naquelas situações de risco”, afirmou. 

Entre as principais orientações passadas pelo professor, estão a adoção de uma alimentação saudável, manter atividades físicas frequentes e evitar o consumo de cigarros, inclusive os eletrônicos. Outra recomentação principal é consultar o médico periodicamente e fazer exames de rotina, inclusive o exame de toque retal, indicado para detecção de câncer de próstata. 

“A gente procura provocar uma reflexão nos homens, para que eles procurem se olhar, ficar atento aos sintomas e também a prevenção. Porque muitas vezes uma doença dessa, quando aparecem os sintomas, eles já são tardios. A gente procura falar disso com uma linguagem mais simples, mais descontraída, e não assustar, porque esse terror que se fala sobre o toque retal, por exemplo, prejudica”, ressaltou Santana, destacando que, entre os principais sinais de alerta, estão mudanças no ato de urinar, como jato fraco, sangue na urina e mudança de hábitos, como o ato de ir várias vezes ao banheiro. 

“Um fator importante de ficar atento é a história familiar, se tem alguém na família ou teve alguém na família que teve câncer de próstata, é bom se alertar para isso. A prevenção é fazer exames periodicamente, quanto maior a idade, maior a procura pelos exames. Existem três exames importantes, o PSA, o toque retal e o ultrassom. A depender da história e da idade, a frequência desses exames pode ser maior ou menor”, concluiu o professor. 

Leia mais:
CIPAA no Ar lembra a importância da doação de sangue
Alunos de Enfermagem fazem ação do Novembro Azul na UBS Roberto Paixão 

Compartilhe: