ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos e estudantes vivenciam a prática do futebol no campo da Unit

Crianças e adolescentes participam do Soccer Camp, um dia intenso de treinamentos e atividades com profissionais experientes nos gramados, que movimentou o Complexo Esportivo

às 11h56
Compartilhe:

– Quantos gols você quer fazer hoje?
– Ah, eu quero fazer uns dois ou três!
– E eu quero cinco!

Esta era a vontade demonstrada por um grupo de garotos entre oito e dez anos, que mal continham a ansiedade por treinar dribles e chutes a gol em um campo de futebol profissional. No último sábado, 2, eles e outras centenas de crianças e adolescentes entre seis e 16 anos pisaram no gramado do Complexo Esportivo Valquírio Correia Lima, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit) e participaram do Coração Valente Soccer Camp, um dia de treinamentos dedicados à técnicas, táticas e fundamentos do futebol, ensinados diretamente por ex-jogadores com grande experiência em clubes do Brasil e de outros países.

O evento, com o apoio do projeto do núcleo Unit Esportes e do curso de Educação Física, foi promovido pelo ex-jogador Washington Cerqueira, o “Coração Valente”, que se destacou como artilheiro em times como São Paulo, Fluminense e Athletico Paranaense. Além de aprender e aprimorar técnicas de jogo, os participantes também puderam aprender sobre valores do dia a dia, como respeito ao próximo, trabalho em equipe e lições de cidadania, aliando esporte e educação. “O objetivo é que eles estejam fazendo esse esporte com alegria, para que daqui a pouco eles se formem e se preparem para daqui a pouco serem cidadãos. Se for um esportista, um atleta, melhor ainda. E a gente fica muito feliz com essa parceria da Unit, que é uma instituição referência no nosso estado e no Brasil, e fazer com que os meninos tenham essa oportunidade”, destacou Washington. 

Para o professor Walter Thiessen, coordenador do Unit Esportes, o evento também foi uma oportunidade para que as crianças e adolescentes tomassem um primeiro contato com o ambiente universitário. “Foi um evento muito interessante e muito bom para a Unit. Tivemos várias crianças participando do Soccer Camp, conhecendo a estrutura da Unit e com a presença de grandes profissionais de futebol. Os alunos do curso de Educação Física participaram efetivamente da clínica e aprenderam formas didáticas da aula e de treinamento com pessoas da área, profissionais competentes”, avaliou.

O evento contou ainda com atletas convidados, como o jogador Leandro Kível, ex-atacante do Confiança, do CSA e do Sampaio Corrêa; e o atleta Diego de Castro, conhecido como ‘Diego Freestyle’ e considerado um dos pioneiros da modalidade freestyle no país. “Fico bastante feliz por poder passar um pouquinho do que eu aprendi e também aprender com essa garotada, porque a gente nunca está satisfeito com o que a gente aprendeu na vida. Eu estou sempre querendo mais, e aqui a gente está aprendendo também. A gente vai aprendendo a cada minuto e a cada segundo com os colegas, com a garotada, com os profissionais, com os alunos e a gente que é profissional há 20 anos”, afirmou Kível. 

Junto com os ex-jogadores, também participaram alunos e professores do curso de Educação Física, que também puderam interagir com as crianças e adolescentes participantes do Soccer Camp. Um deles, Edson Venancio da Silva Cabral, do 8º período, conta que já atua como instrutor de academia, mas aproveitou o evento para aprofundar-se nos treinamentos que envolvem crianças. “É uma oportunidade que a gente está tendo de adquirir conhecimento, vivenciar mais a prática e aprender uma coisa que a gente pode usar lá na frente, quando a gente estiver atuando na área. É bom que a gente aprende mais a conviver com elas e adquire mais experiência para trabalhar com esse público”, disse ele.

Para o professor Antenor de Oliveira Silva Neto, coordenador operacional do curso de Educação Física, o evento tem um caráter nacional e dá uma compreensão maior do futebol como um todo. “Os alunos, estando envolvidos com esses atletas e ex-atletas, colocam em prática os ensinamentos que eles conhecem aqui na universidade, no campo teórico, com os professores na disciplina, e aplicam um conhecimento prático dentro da grade curricular do curso. Só que aqui é um conhecimento real, onde eles estão divididos por oficina, por níveis de idade, e eles podem comparar aquilo que eles estudam com aquilo que realmente o mercado trabalha”, explica. 

Futuros atletas

Em meio aos chutes, dribles e passes dos participantes do Soccer Camp, alguns se destacaram como futuros atletas profissionais, com potencial para atuação em grandes clubes. É o caso de Marina Paixão Amaral, 10 anos, que começou a jogar por incentivo dos primos, tentou jogar em posições de linha e se encontrou como goleira. Ela disputou recentemente um torneio de futebol Sub-12 e se destacou como melhor jogadora da posição. “Esse dia foi muito legal. É uma oportunidade para a gente aprender mais técnicas de goleiro e na linha também. A gente fez uns trabalhos de passe legais, muito importantes no jogo”, avaliou ela, que torce para o Flamengo e se inspira na atacante Marta e na goleira Letícia, duas estrelas que se destacam na Seleção Brasileira Feminina.

A mesma torcida é vivida pelos pais dos atletas, que viveram o dia de atividades com orgulho e expectativa. Andréia Rosa Marques é mãe do estudante Davi Marques, que também tem 10 anos e já treina na Escolinha de Futebol do Flamengo. “Acho que é uma experiência muito boa pra eles. Aqui em Aracaju são poucas vezes que tem esse tipo de evento. O importante é que eles estão felizes. E estou amando o campo da Unit. É muito bom e bem organizado”, elogia ela, que vestia uma camisa com a frase “Mãe de Campeão”. “Esse é o sonho dele, né? Então, eu sonho junto com ele. Aí já estou profetizando: mãe de campeão”, previu Andréia. 

Leia mais: 
Ex-jogador e diretor da CBFS dividem experiências com alunos de Educação Física 

Compartilhe: