A dança é uma atividade física que traz diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Para os idosos, ela pode ser ainda mais importante, pois ajuda a prevenir doenças, melhorar a autoestima e a qualidade de vida.
Uma palestra ministrada pela psicóloga e professora Dra. Elvidina Nabuco Adamson Macedo, da University of Wolverhampton, no Reino Unido, abordou a importância da dança na terceira idade. O evento foi realizado na Universidade Tiradentes (Unit), no bloco D do campus Farolândia, e contou com a participação das idosas atendidas pelo Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi).
“É sempre um prazer compartilhar conhecimento, especialmente quando se trata de dança. Nessa ocasião, pude abordar a importância da dança para a terceira idade e incentivá-las a nunca interromperem seus movimentos. A dança é um pilar vital, benéfica para a saúde, a mente e o corpo, todos interligados. É, portanto, uma honra dividir essas informações com elas”, afirmou a palestrante.
A coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, ressaltou a importância da atividade física para os idosos. “É de suma importância que tenhamos diversos conhecimentos em nossas vidas, especialmente para um grupo da terceira idade, ter a oportunidade de ouvir uma palestrante de nível internacional que nos traz aprendizado. Nós, brasileiros, damos muita importância à terceira idade, e já sabemos que no exterior a situação é diferente. Não há aquela fila com prioridade para idosos. Portanto, existem diferenças que é bom que saibamos e tenhamos conhecimento, pois essas diferenças nos elevam como idosos, conferem importância ao ser idoso e respeitado como brasileiro”, disse.
A palestrante também falou sobre o método “Touching and Caressing, Tender in Caring – TAC-TIC”, que ela idealizou para estimular o desenvolvimento de bebês na UTI neonatal. O método é baseado no toque e na massagem, e tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo dos bebês.
Uma das participantes do PAIMI, Maria do Carmo Araújo, disse que a palestra foi muito enriquecedora. “Foi uma palestra muito enriquecedora. Adoro o que as pessoas trazidas para o Paimi compartilham conosco, e entender um pouco mais sobre a dança foi uma dessas experiências. Gostei bastante da palestra e espero que ela se repita mais vezes”, afirmou.
O evento não apenas proporcionou uma experiência enriquecedora para as participantes, mas também destacou a importância de iniciativas que promovem o bem-estar e o conhecimento na Melhor Idade. A dança, apresentada como elemento central, revelou-se não apenas uma forma de expressão artística, mas um meio valioso para promover uma vida ativa e saudável entre as idosas.
Leia também: Alunos e estudantes vivenciam a prática do futebol no campo da Unit