ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante colombiana destaca diferenças e aprendizados em intercâmbio na Unit

Cursando o último período de Enfermagem, Yisley Camila Gil Caro, compartilha sua experiência no Brasil e destaca as peculiaridades do sistema de saúde brasileiro

às 18h38
Compartilhe:

O intercâmbio acadêmico é uma jornada transformadora, ampliando horizontes, proporcionando novas perspectivas e enriquecendo a formação profissional e pessoal. Na área da saúde, essa experiência assume uma relevância ainda maior, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes sistemas de saúde, práticas clínicas e culturas, fortalecendo suas habilidades e contribuindo para a construção de profissionais mais completos e conscientes.

A estudante do último semestre de Enfermagem na Universidad de Boyacá, na Colômbia, Yisley Camila Gil Caro, escolheu a Universidade Tiradentes (Unit) para sua primeira experiência de intercâmbio no Brasil. Sua decisão foi pautada não apenas pela excelência acadêmica da instituição, mas também pela receptividade aos intercambistas e pelos recursos específicos oferecidos na área da saúde.

“Acreditei que complementaria muito bem minha formação já obtida em minha universidade. Dessa forma, considero que minha escolha foi completa para o que eu desejava. Além disso, é muito importante buscar experiências internacionais para aprimorar minhas habilidades na área da saúde”, afirma Yisley.

As diferenças

Yisley destaca a diferença na abordagem de aprendizagem da Unit em comparação com sua universidade na Colômbia. A proximidade com os professores e a aproximação entre os estudantes foram aspectos que a marcaram.

“Na minha universidade, tínhamos proximidade com os professores, mas não como aqui. Aqui, encontrei professores que são mais como amigos. Essa parceria entre os estudantes na Unit é algo que me marcou muito. Aqui, todos parecem ser uma família. É muito mais acolhedor do que na minha universidade, onde as coisas são um pouco mais sérias, mas isso também está relacionado com a cultura”, elenca.

A respeito de Aracaju, Yisley expressa seu encantamento com a cidade e sua receptividade. “Quanto a Aracaju, considero uma cidade encantadora e tranquila, com o mar, a praia e o clima. Gostei bastante, especialmente porque minha cidade natal é fria e pequena, tornando Aracaju algo totalmente diferente para mim. A receptividade das pessoas também me agradou, pois em todos os lugares que visitei, fui calorosamente recebida e brindada, o que é uma tradição muito agradável”, evidencia Yisley.

Conhecendo o SUS

Ao longo de seis meses de intercâmbio, Yisley teve a oportunidade não apenas de aprimorar seus conhecimentos teóricos, mas também de vivenciar de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, um diferencial que ela destaca em relação à realidade colombiana.

“Como passei o último ano, cursando dois períodos aqui, sendo que estive em Unidades Básicas de Saúde e hospitais, pude observar de perto o sistema de saúde daqui, que é significativamente diferente do sistema de saúde que temos lá”, revela.

A estudante colombiana destaca que a principal diferença é a presença do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, algo ausente em seu país natal. “Na Colômbia, não possuímos um sistema equivalente ao SUS, o que foi um fator decisivo para a minha escolha do Brasil. O sistema brasileiro se destaca, sendo bastante diferente de todos os outros países da América Latina. Ao compará-lo com sistemas de países como México e Peru, pude perceber diferenças significativas. O SUS e a estrutura de saúde focada na proximidade com o paciente são exclusivos daqui. É notável o enfoque em saúde pública, com agentes comunitários que não temos da mesma forma em outros lugares”, pontua a estudante.

Ao falar sobre seu retorno à Colômbia, Yisley expressa seu desejo de aplicar as experiências adquiridas no Brasil. “Penso em levar o que aprendi aqui no SUS para fortalecer a atenção de um enfermeiro. Pois, ao longo de toda a trajetória da minha carreira, existe uma ideia negativa sobre enfermeiros. Quero mostrar também para os meus colegas a diferença na abordagem de saúde e fortalecer o conceito do enfermeiro, porque, embora sejam países diferentes, todos trabalhamos pelo mesmo propósito, que é o cuidado”, elenca a estudante.

Assim, a história de Yisley Camila Gil Caro destaca não apenas a importância do intercâmbio na área da saúde, mas também como essa experiência pode moldar profissionais mais capacitados, conscientes e preparados para enfrentar os desafios globais da saúde. O intercâmbio na Unit não apenas contribui para o crescimento individual dos estudantes, mas também enriquece a comunidade acadêmica, fortalecendo laços globais e promovendo uma compreensão mais profunda da diversidade na área da saúde.

Leia também: Ampliando horizontes: a experiência da mobilidade acadêmica na Unit

Compartilhe: