ESTUDE NA UNIT
MENU

Colaboradores da Unit são homenageados com o prêmio Pessoas que Inspiram

Ao todo, foram premiados 25 funcionários, escolhidos pelos próprios colegas como exemplos de inspiração em cada um dos pilares da cultura da instituição.

às 19h36
Compartilhe:

Colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit) e das unidades mantidas pelo Grupo Tiradentes foram homenageados nesta quarta-feira, 13, durante a entrega do prêmio Pessoas que Inspiram, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH). Em sua quarta edição, ele foi entregue a funcionários que foram escolhidos pelos próprios colegas como modelos de inspiração que representam os seis valores institucionais da companhia: Ética, Inovação, Responsabilidade Social, Cooperação, Humildade e Valorização do Ser Humano. A votação foi realizada entre os dias 15 e 24 de novembro, em formulário divulgado pelo Informe Tiradentes. 

Ao todo, 25 colaboradores foram agraciados, sendo 12 da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), seis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), quatro do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e três do braço de Educação à Distância (Unit EaD). Eles receberam uma medalha comemorativa e um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados. 

Segundo a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Alessandra de Faria, o significado do evento está em reconhecer aquelas pessoas que foram destaques em cada pilar da cultura da empresa. “Os próprios colegas de trabalho reconhecem que eles fizeram alguma diferença no dia a dia, durante todo o ano. Para o colaborador, isso significa ser reconhecido por tudo que ele doou e fez durante todo o ano. É um momento bem especial, que a gente consegue perceber como as pessoas ficam felizes de ser reconhecidas. E muitas vezes, não é por entregar uma atividade no dia a dia: é por fazer alguma coisa com excelência e diferente da maioria das pessoas”, destacou Alessandra. 

Na cerimônia, o pró-reitor administrativo e financeiro da Unit, professor Felipe Lima Silva, também destacou a importância do reconhecimento ao trabalho diário de todos os colaboradores. “Acredito que isso motiva cada pessoa e que isso representa a coroação de seu trabalho. Passamos por um ano com muitas mudanças e muitos desafios, mas quero externar aqui, em nome do Grupo Tiradentes, o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento a todos os colaboradores pelo empenho, pela dedicação, pelo zelo de todos os dias. Isso é extremamente importante porque é toda a equipe quem faz acontecer a magia da educação”, disse Felipe, que representou o diretor-executivo do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior. 

O evento também foi transmitido on-line para todos os polos e unidades situados fora de Aracaju. O reitor da Unit Pernambuco, Diogo Galvão de Moura, saudou todos os ganhadores, destacando o exemplo que cada ganhador do prêmio representa para os demais colegas. “É motivo de muito orgulho ser referência para outras pessoas por um valor ou uma qualidade. Muitas vezes, quem tem essa qualidade nem percebe que tem, e é muito bom ter um colega do lado que olha pra você e diz: ‘Você é uma pessoa que me inspira’. Esse resultado mostra o quanto vocês inspiram a nós e a todas as pessoas ao seu redor. Isso faz toda a diferença”, disse Galvão. 

Para o presidente do ITP, professor Paulo do Eirado Filho, o reconhecimento também motiva todos os colaboradores do instituto e colabora com a sua trajetória, que está completando 25 anos. “Eu penso que o maior patrimônio, a maior riqueza que nós temos, é o quadro de pessoal. Aí envolve pesquisadores, os colaboradores administrativos, toda uma equipe trabalhando. Esse reconhecimento fortalece e traz autoestima, traz toda uma forma de reconhecimento profissional que é muito importante para todos. O pessoal está muito entusiasmado, com um comprometimento muito forte com a instituição, tenho certeza que os próximos 25 anos serão bem melhores ainda”, comemora Eirado. 

Homenageados

Um dos funcionários com mais tempo de casa a receber o Pessoas que Inspiram foi o analista de sistemas Sérgio Fernandes Lima, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que está há 33 anos na Unit em Sergipe e foi um dos escolhidos na categoria cooperação. “É uma gratificação ser reconhecido perante o pessoal que trabalha na instituição há um bom tempo, por ajudar as pessoas na parte de sistemas, colaborar com uma forma de você sempre progredir e crescer gradativamente. Gosto sempre de me aperfeiçoar cada vez mais e, como sou também professor, eu ensino e passo o meu conhecimento e para os colaboradores”, frisa. 

Também trabalhando na Unit, mas há nove anos, o agente de segurança Alberto Magno Batista de Almeida, foi reconhecido como um colega que inspira humildade em seu trabalho. “É muito orgulho, porque eu gosto de trabalhar aqui na Unit, e como a instituição mesmo fala, nós somos o espelho da Unit na área de segurança. Humildade em primeiro lugar, para ajudar o pai de aluno que se perder, pra mostrar onde é o DAAF, pra orientar em negócio de matrícula… Eu sinto muito orgulho do meu trabalho, e pra mim a Unit é uma casa, é uma mãe, que significa tudo”, disse ele

Para a professora Mirilene Rodrigues, tutora da Unit EaD e que atua na área de relacionamento com o aluno, o reconhecimento dos colegas e da instituição traz inspiração, motivação e vigor renovado. “Eu fico lisonjeada, embora acho que não mereça tanto, mas faz a gente ter orgulho da instituição que trabalha pelo reconhecimento e simplesmente também por questão de valor. Não é um reconhecimento ser um bom profissional, e sim um reconhecimento de valores. A Unit é uma casa que me permite sonhar”, diz Mirilene, que foi aluna da instituição e está como colaboradora há seis anos. 

O pesquisador Klebson Silva Santos foi um dos homenageados pelo ITP, onde trabalha desde 2019 e fez anteriormente toda a trajetória acadêmica, desde a iniciação científica, em 2009, até o pós-doutorado. “Eu nem esperava, na verdade. Fica sempre fácil receber uma premiação de humildade num ambiente onde você trabalha com pessoas especiais, com boas pessoas… isso facilita sempre o reconhecimento. Acho que a humildade é muito importante para um bom convívio. Não existe ninguém melhor que o outro. Ela é um passo para que você sempre tenha uma boa comunicação, que viva em harmonia, que viva bem com os outros colegas, não só no trabalho como na vida como um todo”, ressalta ele. 

Leia mais:
As lições e a experiência do professor Anderson Rego Siqueira
Grupo Tiradentes homenageia colaboradores pelo Tempo de Casa

Compartilhe: