ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos e professores da Unit preparam-se para atuar no Projeto Rondon

Duas equipes da instituição vão atuar durante a Operação Mangabeiras, que levará oficinas de capacitação às comunidades locais de 12 municípios sergipanos

às 18h48
Com coordenação do Ministério da Defesa e participação de universidades, o Projeto Rondon promove ações e projetos de extensão em comunidades e pequenas cidades do interior do Brasil (Acervo Unit)
Com coordenação do Ministério da Defesa e participação de universidades, o Projeto Rondon promove ações e projetos de extensão em comunidades e pequenas cidades do interior do Brasil (Acervo Unit)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) será uma das participantes do Projeto Rondon 2024, coordenado pelo Ministério da Defesa, que promove ações e projetos de extensão universitária em comunidades e pequenas cidades do interior do Brasil. A instituição terá duas equipes integradas à chamada Operação Mangabeiras, que acontecerá entre os dias 19 de janeiro e 04 de fevereiro em 12 municípios de Sergipe: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. A capital Aracaju também participa, na condição de centro regional da operação. 

Uma das equipes atuará no chamado Conjunto A, que engloba iniciativas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. Composta por dois professores e oito estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Serviço Social EAD, ela irá atuar no município de Divina Pastora, com diversos atendimentos e oficinas de capacitação, orientação e treinamento voltadas à comunidade local. Segundo a professora Ana Célia Góes Soares, docente do curso de Medicina e coordenadora da equipe, trata-se de uma modalidade diferente da que o Projeto Rondon tinha quando foi criado, em 1967. 

“Agora, ele tem uma visão de atender os multiplicadores que atuam no município, como os professores, equipes de saúde da família, os conselhos locais… A gente pretende, através dessas instituições sociais que tem no município, deixar uma sementinha para que essas pessoas repliquem o que eles conseguiram captar das nossas oficinas e das nossas atuações. Enfim, está muito mais voltada para esses grupos que trabalham com a sociedade, e também com a população, porque o projeto deixa uma abertura para a gente fazer oficinas com os pais e com pessoas da comunidade”, explica Ana Célia, que estará na cidade junto com a professora Carla Pereira Santos Porto, também de Medicina. 

A equipe do Conjunto A da Unit trabalhará em conjunto com a do Conjunto B, dedicada às áreas de agricultura, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. Esta equipe, também com dois docentes e oito alunos, será enviada pelos cursos de Engenharias e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado (RS). “Em alguns momentos, as duas equipes trabalharão juntas na mesma atividade. Isso é bem interessante. Os alunos vão exercitar numa comunidade o que eles aprendem na sala de aula. Quando a gente vai para fora do Estado, a gente vai encontrar outras culturas e situações, o que é muito bom para essa troca de conhecimento”, destacou Ana Célia. 

A segunda equipe, do chamado Conjunto C, será dedicada à produção de conteúdo jornalístico, atendimento à imprensa e assessoria de comunicação da Operação Mangabeira. Serão 10 estudantes dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, além das professoras Jaqueline Neves Moreira e Valéria Cristina Bonini. Durante os dias da operação, eles ficarão baseados no 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), unidade do Exército que será o ponto de apoio para o Projeto Rondon em Sergipe, e irão percorrer todas as cidades atendidas, acompanhando as ações desenvolvidas pelos voluntários do Projeto Rondon, dando ampla visibilidade a elas.

“Nós viajaremos todos os dias para diferentes municípios, com o intuito de divulgar a Operação Mangabeiras e o Projeto Rondon. Produziremos material para as diversas plataformas do Rondon e também releases para grande mídia. A nossa expectativa é a melhor possível. Os estudantes estão motivados e, com certeza, será uma grande experiência para cada um de nós. A organização da operação está maravilhosa e nos apoia em tudo que precisamos. Vai ser uma operação memorável”, acredita Jaqueline, que coordena o Conjunto C do projeto na Unit. 

Cronograma

A Operação Mangabeira terá a participação 252 rondonistas, entre professores e estudantes da Unit, da Univates e de outras 22 instituições de ensino superior sediadas nos estados de Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles serão recebidos e integrados no quartel do 28º BC, em Aracaju, nos dias 17 e 18 de janeiro. Após a abertura oficial, no dia 19, as equipes serão enviadas aos 12 municípios sergipanos e permanecem trabalhando neles até o dia 4 de fevereiro, quando retornam às suas cidades de origem. 

As ações do Projeto Rondon acontecem em todo o Brasil e já realizaram 91 operações em 1.320 municípios desde sua recriação, em 2005, contribuindo com ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades. Em Sergipe, além do Exército e das universidades, ele também conta com o apoio do Governo do Estado e da Federação das Associações de Municípios do Estado de Sergipe (Fames). 

com informações do Ministério da Defesa 

Leia mais:
Projeto Rondon se prepara para edição de 2024 em Sergipe
Como a extensão universitária surgiu no Brasil

* – Matéria alterada em 03/01/2024, às 9h46, para correção de informação

Compartilhe: