Você já ouviu falar sobre o curso de Escrita Criativa? Neste texto vamos conhecer mais sobre essa área e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A escrita criativa, enquanto diferencial inventivo e estruturado, não é uma área de estudos tão recente. Surgiu nos EUA no século 19, e no Brasil no século 20. Para tanto, a escrita criativa nasce da literatura e se expande para outras áreas do conhecimento.
Por seu caráter inovador, se faz e reinventa. Na Escrita Criativa o profissional desenvolve habilidades a fim de apreender o comportamento do público que quer atingir, e assim direcionar seus conteúdos de forma inovadora, a fim de oferecer conhecimentos e conteúdos com características próprias, que atendam às dimensões técnicas, mas não se limite a elas, que sejam escritas de modo criativo, crítico, reflexivo e pessoal.
De acordo com a professora tutora do curso de Escrita Criativa EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, em vez de apenas dar informações sobre determinados conteúdos, o curso possibilita que seus alunos comecem a usar seus textos para educar, bem como entreter seus leitores, ao compartilhar experiências e sensibilizar outras pessoas sobre dadas causas, o que chamamos de marketing de conteúdo. “Vale destacar, que são produzidos a partir da observação e produção empática, pois se observarmos nos textos que mais se destacam nas redes sociais, ou melhor, que “viralizam” percebemos que estes fogem do que entendemos como padrão normativo, o diferencial é o fato de serem escritos com criatividade e consequente familiaridade com o assunto”, destacou.
Atuação e tendências
As possibilidades de atuação na área da Escrita Criativa são as mais diversificadas. Além da produção de conteúdos em diversos segmentos, pode trabalhar com revisão e edição de textos, sejam: executar, revisar, orientar, ensinar, dentre outras ações relacionadas.
A professora tutora também destaca que com a expansão no acesso às redes sociais, evidencia-se a tendência ao contato frequente com a comunicação em formato escrito, principalmente com a globalização e a constante evolução tecnológica, a qual exige que todo profissional se comunique bem. “Desse modo, a internet possibilitou a criação de conteúdos em massa, através de blogs, redes sociais, e-mails, vídeos, enfim. Com isso, cria-se uma vasta janela de oportunidades para atuação, resta aproveitar as oportunidades e saber se diferenciar neste cenário, que se diversifica a todo instante. Assim, com as mais variadas formas e meios de interação, a produção de conteúdo torna-se uma obrigação para marcas e empresas que almejem crescimento no mercado”, afirmou.
Mercado
Em um mercado virtual com ascendente crescimento, desenvolver a habilidade de escrever de forma estratégica é um dos principais fatores que diferenciam um escritor comum de um ótimo escritor, e o curso de escrita criativa pode proporcionar as ferramentas adequadas para que o aluno se torne esse profissional. Nesse universo de múltiplas informações, oferecer algo que se destaque e diferencie é de extrema importância. Sobretudo, para um mercado competitivo, como o nosso!
A escrita criativa pode e deve ser usada em qualquer segmento, não limita-se ao estudo da língua portuguesa, ou mesmo da literatura, nem tão pouco a esfera de atuação restrita a publicidade e propaganda.
O curso
O curso por sua vez é voltado a todos aqueles que desejem escrever com maior desenvoltura e passar suas informações com maior clareza, criatividade e convicção. Considerando que, proporciona novos olhares sobre o mundo, visto que trabalha a capacidade crítica e analítica, trazendo foco e atenção às atividades, como também melhora a articulação do raciocínio para síntese de produções e apresentações de trabalho.
O curso de Escrita Criativa ofertado pela Universidade Tiradentes é tecnólogo, diferencia-se por ser um tipo de graduação focada na atuação profissional, com conhecimento mais prático e específico, o que aumenta futuramente as chances de contratação dos alunos. “Vale destacar que, o curso é ofertado de forma virtual, a qual facilita conciliar os estudos com outras atividades, já que por ser a distância garante maior flexibilidade e autonomia para os estudos. Sem esquecer do corpo docente, composto por mestres e doutores, com vasta experiência acadêmica e prática profissional. As aulas e conteúdos são disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem que dispõe de ferramentas intuitivas e modernas, com materiais de estudos ricos, atualizados e diversificados, considerando a dimensão do campo de aprendizagem e atuação profissional”, ressaltou.
Perfil do aluno
O perfil do aluno do curso de Escrita Criativa, assim como o curso é bastante eclético, vasto e diversificado. É sobretudo, direcionado a quem tenha a imaginação livre, que não se limite a padrões, mas sim que almejem produzir conteúdo com ideias inovadoras. Pensar “fora da caixinha” é algo que pode ser estimulado por meio de técnicas ministradas nas aulas de um bom curso de escrita criativa. Além disso, o convívio com profissionais experientes na área, como os professores e colegas, em um ambiente criativo pode ser também muito inspirador.
Leia também: Conheça as vantagens de estudar na Unit EAD e as novidades de 2024