O mercado de Coaching e Mentoring tem crescido cada vez mais porque empresas estão se conscientizando sobre o papel desses profissionais, já que são peças fundamentais para ajudar no aumento da produtividade dos seus colaboradores e colaborar com os gestores a reconhecer os pontos fortes na empresa, contribuindo para fortalecer a identidade da marca
Perfil do aluno
O profissional especializado em Coaching e Mentoring apresenta as competências e habilidades para o líder coach e líder mentor, assim como os direcionadores estratégicos requeridos para o profissional no contexto atual do mercado de trabalho.
Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Coaching e Mentoring, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.
Atuação
O trabalho do Coach será bastante diferente a depender do objetivo. Dessa forma, é imprescindível conhecer os principais tipos de Coaching:
- Coach Executivo — é aquele que ajuda uma empresa a executar o desenvolvimento de uma ação específica, geralmente, atrelada à alta gestão e com foco nas metas do negócio;
- Coach de Vida — trabalha junto a um indivíduo para a obtenção de um objetivo pessoal, como conseguir um emprego, mudar de cidade, melhorar a relação conjugal etc.;
- Coach de Carreira — atua na promoção profissional de alguém, fazendo um levantamento das suas habilidades, dos seus gargalos e daquilo que precisará ser desenvolvido para aprimorar competências.
Curso
O curso de Coaching e Mentoring, na modalidade de Educação a Distância (EAD) pode ser encontrado na Universidade Tiradentes (Unit), onde é dividido em quatro módulos, o curso faz uma distinção clara entre o que é Coaching e Mentoring, pois, apesar das semelhanças, são processos diferentes. A graduação aborda ainda disciplinas relacionadas com as áreas de Psicologia, Recursos Humanos, Comunicação e Antropologia.
Uma das principais bases do Coaching é a Neurociência. Portanto, também há espaço na matriz curricular para esse campo. Para aprender a estimular o potencial dos seus clientes, os alunos estudam ainda sobre estilos de liderança, noções de empreendedorismo e inteligência emocional.
O que vai estudar?
Ao longo da realização do curso, os estudantes podem ter acesso a aulas que abordam os assuntos, tais como: recursos humanos, pedagogia, liderança situacional, ética, cidadania e outros. Segue abaixo, algumas das matérias que compõem a grade curricular do curso:
- Comunicação e Expressão;
- Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade;
- Técnicas de Administração;
- Psicologia Positiva;
- Empreendedorismo;
- Inteligência Emocional;
- Ferramentas Comerciais para Carreira Coaching;
- Neurociência.
Entre os diversos conhecimentos abordados ao longo do curso estão:
- Coaching e mentoring;
- Inteligência emocional;
- Psicologia organizacional;
- Finanças comportamentais;
- Comunicação empresarial;
- Gestão de projetos;
- Empreendedorismo.
Leia também: Saiba mais sobre a graduação de Estética e Cosmética da Unit EAD