ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Lab registra aumento de 10% em atendimentos e exames em 2023

Laboratório universitário investe em tecnologia e qualificação pessoal para oferecer serviços de excelência

às 12h02
Compartilhe:

O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes (UnitLab) reafirma sua posição como referência em análises clínicas no cenário nacional, encerrando o ano de 2023 com resultados excepcionais. Reconhecido por especialistas como uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras, consolidando sua relevância no diagnóstico médico e na formação de futuros profissionais. 

Com 11.619 atendimentos anuais e a realização de 122.795 exames, 2023 foi um ano marcante para o UnitLab. O aumento de 10% nos atendimentos em comparação ao ano anterior reflete o reconhecimento e confiança crescentes dos clientes na qualidade dos serviços do laboratório.

A professora da Unit e responsável pelo UnitLab, Camila Chianca, compartilha os detalhes que marcaram este ano e as perspectivas para 2024. “Foi um ano de muito trabalho de toda equipe em atender nossos pacientes da forma que eles merecem e precisam. Esse aumento de 10% é uma indicação positiva de que a UnitLab está atendendo efetivamente às necessidades da comunidade”, destaca Camila.

Impacto na formação dos alunos

Além de seu papel crucial no diagnóstico médico, o UnitLab desempenha um papel fundamental na formação prática de estudantes de Biomedicina e Farmácia. O ambiente dinâmico e movimentado proporciona aos alunos uma experiência prática enriquecedora.

“Com o laboratório competitivo no mercado os alunos têm a oportunidade de participar de um ambiente mais dinâmico e movimentado, o que pode enriquecer significativamente sua experiência prática. Lidar com pacientes, amostras reais e casos clínicos pode proporcionar uma gama mais ampla de situações e desafios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades práticas”, enfatiza.

Em 2023, o UnitLab abriu suas portas para mais de 100 alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, mantendo uma média de 50 alunos por semestre. Essa iniciativa se estendeu a alunos de biologia e medicina em anos anteriores, fortalecendo o compromisso do laboratório com a formação ampla e diversificada.

Perspectivas para 2024

Diante dos resultados positivos de 2023, as expectativas para 2024 são otimistas. O foco será aprimorar e expandir os serviços, com investimentos em equipamentos de ponta, inovação tecnológica e a busca constante por melhorias na qualidade.

“Estamos concentrados em diversos aspectos que contribuirão para o fortalecimento do laboratório como investimentos em equipamentos, inovação tecnológica, melhoria contínua em qualidade e mantendo o compromisso inabalável com a satisfação do cliente. Além, claro, de inspirar as pessoas a ampliar horizontes”, revela Camila Chianca.

Uma das grandes novidades para o próximo ano é a implantação da automação no setor de microbiologia. Essa melhoria não apenas beneficiará os alunos, que terão a oportunidade de vivenciar exames de cultura em equipamentos automatizados, mas também agilizará os resultados para os pacientes.

“Estamos implantando a automação para o setor de microbiologia. Essa melhoria será de grande valia para os nossos alunos que irão ter a oportunidade de vivenciar exames de cultura em equipamentos automatizados e também para os nossos pacientes que terão mais rapidez nos resultados além de enriquecer os resultados com dados que só é permitido na automação. Essa implantação também vai proporcionar fechar parcerias com outros laboratórios e clínicas que queriam terceirizar esses exames”, anuncia. 

Contribuição à sociedade 

Ao completar 27 anos de dedicação e excelência na prestação de serviços, o UnitLab reforça sua importância para a sociedade. Além de contribuir para a formação de profissionais, o laboratório desempenha um papel vital no diagnóstico e monitoramento de doenças, promovendo a saúde pública e melhorando o atendimento médico.

“O laboratório UnitLab possui elementos cruciais para o desenvolvimento social, econômico e científico. Nossa trajetória de 27 anos reforça nosso compromisso com a excelência, preparando gerações para carreiras bem-sucedidas e contribuindo para uma sociedade mais saudável,” conclui a professora Camila Chianca.

O UnitLab encerra 2023 com resultados que vão além dos números, refletindo um compromisso contínuo com a excelência, a inovação e a formação de profissionais capacitados. Com olhos voltados para o futuro, o laboratório se prepara para enfrentar os desafios de 2024, inspirando estudantes, beneficiando pacientes e contribuindo significativamente para o cenário da biomedicina no Brasil.

Leia também: Doutoranda do PPGD aprofunda pesquisas em prol dos direitos das mulheres

Compartilhe: