Fazer uma graduação tem muitas vantagens, como a flexibilidade de horários, economia nos custos, autonomia, comodidade, entre outras. Mas, para algumas pessoas o fato de não estar fisicamente em uma sala de aula pode ser um desafio.
E quando falamos em Educação à Distância (EAD), a flexibilidade proporcionada pela modalidade pode ser uma armadilha. Neste tipo de ensino, é mais oportuno surgir a procrastinação devido a maior autonomia dos alunos em relação ao seu tempo de estudo, potenciais distrações em casa, falta de interação presencial, autodisciplina para gerenciar o tempo e o estudo de forma eficaz necessária e a ausência de pressão externa.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem potencializar os estudos EAD.
1 – Faça uma agenda – para estudos a distância a organização é fundamental. Uma boa ajuda para se organizar melhor é adotar uma agenda.
Pode ser física ou online, o importante é você escolher uma ferramenta que vai acessar sempre para anotar suas tarefas diárias e lembrar de suas atribuições.
2 – Tenha uma rotina – uma outra atitude válida é a criação de um cronograma que inclui horários regulares para os estudos. Manter uma rotina ajuda a criar disciplina e minimiza a procrastinação, no entanto, lembre-se que intervalos de descanso também são necessários.
3 – Tenha um ambiente tranquilo – é primordial criar um espaço de estudo livre de distrações, isso pode incluir desligar as notificações do celular, por exemplo.
4 – Conheça seu estilo de aprendizagem – quando você se conhece fica mais fácil escolher a melhor forma para aprender. É possível determinar como estudar, quais técnicas funcionam para otimizar os estudos e o que pode distrair você.
Há, basicamente, quatro formas de aprendizagem: visual, auditivo, cinestésico e a leitura.
5- Trace metas reais – é muito importante traçar metas. Porém, elas precisam ser realistas. Não prometa ler um livro todo em apenas um único dia. Completar a tarefa é até possível, mas, o primordial é: o quanto você aprendeu com o conteúdo.
*Com informações do Blog do EAD
Leia também: Veja como a tecnologia traz benefícios para o ensino EAD