ESTUDE NA UNIT
MENU

Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon, é oficialmente aberta na Unit

Ação do Ministério da Defesa com a participação de universidades vai enviar 252 estudantes e professores para trabalhos de extensão em 12 municípios de Sergipe

às 19h34
Compartilhe:

Foi aberta oficialmente nesta sexta-feira, 19, a Operação Mangabeiras, atividade ligada ao Projeto Rondon 2024, promovido pelo Ministério da Defesa em parceria com outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de instituições de ensino superior de todo o país. A solenidade oficial de abertura, realizada no Bloco G do Campus Farolândia, contou com a presença de 252 rondonistas, que são professores e estudantes da Unit e outras 22 faculdades e universidades dos estados de Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

No evento, que serviu para recepcionar as delegações e foi sediado pela primeira vez na Unit, foi realizada a tradicional cerimônia de Outorga do Chapéu Rondonista, que marca a entrega simbólica dos chapéus e a investidura dos professores e alunos participantes. Em seguida, eles foram enviados para os 12 municípios sergipanos onde acontecerão as atividades do Rondon: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru.

“O Rondon tem uma vertente que é o fortalecimento da cidadania desses estudantes que estão vindo para o estado de Sergipe, para poder doar o seu conhecimento a esses municípios que vão levar suas propostas, mas também vão trocar conhecimentos, ter a oportunidade de conhecer esses municípios e cultivar esse sentimento de brasilidade. E outra vertente é também contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social desse município”, afirma o coronel Luís Eduardo Teixeira, oficial da reserva do Exército e coordenador da Operação Mangabeiras.

Entre as autoridades presentes na abertura, estavam prefeitos e vice-prefeitos dos municípios atendidos, o diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Abrahão, e o vice-governador de Sergipe, José Macedo Sobral, que destacou a importância da participação da Unit no Projeto Rondon. “A Unit é um polo de ensino, de formação acadêmica, e atrai para Sergipe um conjunto de pessoas que vêm receber conhecimento. Ela leva o nome de Sergipe para todos os lugares e não esquece o mais importante, que é cuidar da sua gente e do seu povo, quando vai ao interior do estado para providenciar o avanço em muitos serviços e também no desenvolvimento social dessa região”, destacou Sobral. 

Esta contribuição também foi destacada pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares. “É sempre um prazer enorme a gente dar todo o apoio para que os nossos alunos possam experimentar essa dinâmica que é a extensão fora do seu campo de ação. Isso reforça o compromisso que a Unit tem com a comunidade, com o tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão), e com os alunos, de apoiar sempre as ações em que os alunos estiverem envolvidos, para que eles possam construir esse processo de formação de forma mais efetiva”, falou.

Expectativas 

Os grupos de estudantes ficarão nestes municípios até o dia 4 de fevereiro, desenvolvendo trabalhos voluntários e projetos de extensão nas comunidades locais, em diversas áreas de conhecimento. Os 252 voluntários da Operação Mangabeiras foram distribuídos em três conjuntos. Dois deles têm a participação de alunos e professores da Unit.

O Conjunto A está na cidade de Divina Pastora, com atendimentos e oficinas ministradas por dois professores e oito alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Direito e Odontologia, além do acompanhamento de dois militares das Forças Armadas. Um dos participantes é o aluno Marco Antônio Galvão Martins, do oitavo semestre de Medicina da Unit. Ele conta que o pai participou de atividades do Projeto Rondon na Amazônia, durante a década de 1970, e que teve o desejo de participar ao conhecer as atuais ações do projeto. “Desenvolver essas ações dentro do próprio estado é uma perspectiva muito boa também, porque estamos intervindo onde a gente está. Eu espero fazer conexões, é aprender cada vez mais sobre trabalhar em comunidade, conseguir enxergar a realidade dessas comunidades e poder intervir positivamente”, afirma.

Já o Conjunto C é dedicado à produção de conteúdo jornalístico, atendimento à imprensa e assessoria de comunicação da Operação Mangabeiras, tendo a ação direta de duas professoras e oito alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico. Entre as alunas, está Débora Nepomuceno Marques, do sétimo período de Jornalismo, que está no Rondon pela primeira vez. “Eu sempre tive paixão pelas Forças Armadas, e tenho um grande amor pelo jornalismo e pelo trabalho de comunicação. Quando surgiu a oportunidade desse projeto no ano passado, acho que talvez foi a primeira coisa que veio à minha cabeça: ‘Eu vou participar’. Vai ser uma grande experiência profissional para mim”, prevê ela. 

Entre os outros rondonistas, a empolgação em participar do Rondon se somou à curiosidade em conhecer a cultura e o modo de vida dos sergipanos. É o caso da gaúcha Laura Theves Dalmoro, estudante de Psicologia, que vai trabalhar em Divina Pastora, junto com as equipes da Unit e da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS), onde estuda. “Temos um plano de exaltar a cultura da renda irlandesa, pelo fato de ser um artefato muito conhecido aqui no estado, e temos planos de tanto ter oficinas com as rendeiras, para também incentivar e dar espaço de fala para elas”, disse ela, que falou sobre a estrutura da Unit e a acolhida que teve em Sergipe. “Eu tenho achado as pessoas muito acolhedoras e queridas. Mesmo lá no Exército, tenho tido uma ótima impressão, e aqui na Unit encontrei um lugar muito bonito, uma estrutura super preparada”, elogiou.

Leia mais:
Alunos e professores da Unit preparam-se para atuar no Projeto Rondon
Reitor parabeniza estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon

Compartilhe: