A precificação de produtos e serviços é uma tarefa complexa que requer a consideração de uma série de fatores, como custos, concorrência e percepção do consumidor. Para micro e pequenos empresários, essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora, pois eles muitas vezes não possuem os recursos ou o conhecimento necessário para precificar seus produtos de forma adequada.
Foi com o objetivo de ajudar esses empreendedores que o egresso do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Lucas Feitosa Padilha Araújo, realizou uma pesquisa científica sobre a precificação de produtos e serviços. O trabalho, intitulado “Aspectos quantitativos e qualitativos da formação de preços”, foi orientado pelo professor Diego dos Santos.
“A pesquisa se trata de uma dor forte dos empreendedores brasileiros que é a precificação do seu produto ou serviço. Normalmente, eles tendem a esquecer de colocar os custos com energia, impostos, transporte, mão de obra, etc., e acabam reduzindo extremamente sua margem de lucro, podendo às vezes nem ter lucro devido à precificação errada”, explicou Lucas.
Desafios quantitativos e qualitativos na precificação
Além desses aspectos quantitativos, a pesquisa também analisou os aspectos qualitativos da precificação, como o uso de estratégias psicológicas, como o clássico preço 99. “Tudo isso impacta direta ou indiretamente na precificação do produto ou serviço e nas margens de contribuição e de lucro do empreendedor”, disse Lucas.
Os resultados da pesquisa mostraram que, para precificar de forma adequada, os empreendedores devem considerar não apenas os custos, mas também a concorrência, a percepção do consumidor e os aspectos qualitativos da precificação.
“A pesquisa pode ajudar os micro e pequenos empresários a não apertarem suas margens sem necessidade, e assim gerar mais lucro para o negócio. Evitando dessa forma uma possível bola de neve de dívidas para o fluxo de caixa”, afirmou Lucas.
O pesquisador acredita que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. “Espero que a pesquisa possa ajudar os empreendedores a tomarem decisões mais acertadas na hora de precificar seus produtos e serviços”, disse.
Iniciação Científica e sua contribuição
A Iniciação Científica foi uma experiência importante para Lucas, tanto na vida acadêmica quanto profissional. “A IC ainda se mantém forte em mim mesmo depois de sair da universidade devido à famosa metodologia científica. Em qualquer negócio devemos fazer muitos testes com nossas estratégias, e muitas vezes dão errado. A partir disso, observamos o que deu errado e corrigimos a rota, muito semelhante ao que a metodologia científica prega”, elenca.
Lucas também agradeceu à Unit pela contribuição para sua carreira acadêmica. “Se não fosse o incentivo e apoio do professor Diego, não teria nem conhecido direito o que de fato é a carreira acadêmica”, disse.
O pesquisador ainda não decidiu se seguirá carreira acadêmica, mas afirma que está aberto a novas oportunidades. “Sempre fui curioso e movido por desafios. Quando Diego veio com a proposta de poder explorar um universo novo e adquirir mais conhecimento, não pensei duas vezes”, disse.
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