ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrandos de Harvard falam a alunos da Unit sobre suas experiências nos EUA

A engenheira de software Júlia Beltrame e o empreendedor Murilo Piva fazem palestra no Tiradentes Innovation Center sobre a atuação deles no ecossistema de inovação e startup de Boston, um dos principais do país

às 20h36
Compartilhe:

Uma conversa sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação. Assim foi o evento promovido nesta quinta-feira, 25, no Tiradentes Innovation Center, pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI), em parceria com a Gerência de Relações Internacionais (GRI) da Universidade Tiradentes (Unit). A palestra foi ministrada pela engenheira de software Júlia Beltrame Piva e pelo empreendedor Murilo Piva. Ambos são mestrandos da Harvard Business School, ligada à prestigiada Harvard University, em Massachusetts (Estados Unidos), e dirigem uma startup que desenvolve softwares e algoritmos de inteligência artificial voltados à manutenção preditiva de máquinas e equipamentos. 

Em uma conversa bem descontraída, o casal compartilhou experiências de pesquisa e empreendedorismo que viveram em Boston, onde moram há pelo menos cinco anos. A ideia da palestra foi da professora Patrícia Severino, do PBI, que conheceu o trabalho dos dois enquanto trabalhava como professora visitante de Harvard. “Eles estão inseridos no ecossistema de Boston e vêm trazer a expertise deles, que pode ajudar tanto para fazer intercâmbio de alunos e professores, ou até mesmo aprofundar a questão das startups, que estamos buscando promover dentro da instituição. Sempre trazem novidades quando a gente pode pegar esses cases de sucesso e vê-los como modelo para os nossos alunos”, diz Patrícia. 

Julia Beltrame, já fez uma palestra online para alunos e professores da Unit, em 13 de setembro do ano passado, quando falou sobre o “Deep Learning”, uma subárea da inteligência artificial, da qual é professora-assistente em Harvard e integrante do Harvard Innovation Labs. Desta vez, ela esteve pessoalmente no Campus Farolândia da Unit, em Aracaju. “Gostaria de trazer a experiência de estudar fora, como isso mudou a minha vida e me trouxe outras perspectivas dentro da área da Inovação, da Inteligência Artificial. Quero trazer mais vivências para que os alunos possam também observar esse tipo de entendimento e trazer para cá, aplicar isso no negócio deles. Acredito que eu posso ajudar a transformar a vida das pessoas”, afirma ela. 

Esta era a mesma expectativa de Murilo, que é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP) e está iniciando um mestrado em economia e gestão em Harvard, ao mesmo tempo em que segue exercendo as suas funções de administração da startup, que hoje tem atuação no Brasil, nos EUA e nas Filipinas. “Eu ajudei a abrir a empresa do zero, desde o planejamento tributário até a parte logística, a parte financeira, a parte burocrática que no Brasil é muito diferente… Pretendo trazer uma perspectiva internacional também, desde eles fazerem uma offshore até tentar expandir ali e eventuais startups para lá, que o mercado americano certamente é muito aquecido. Então, para fazer negócio pode ser também muito interessante, de uma maneira de abrir algumas portas ou gerar insights para os estudantes e para a comunidade”, destacou ele, sobre sua experiência nos EUA. 

Conhecimento

A palestra despertou o interesse de muitos professores e alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação, em áreas como tecnologia e inovação, saúde e negócios. Uma delas foi a mestranda Victoria Louise Santana dos Santos, do PBI, que se sentiu incentivada a empreender na área de startups. “Essa palestra vai trazer mais conhecimento para a gente, incentivar a gente a abrir nossas próprias empresas e investir na nossa carreira mesmo. Normalmente, a gente sempre participa de editais, e acaba meio que gostando também dessa área, porque é bem inovadora e traz soluções para problemas reais”, conta ela. 

Esta foi a primeira palestra internacional realizada na Unit em 2024. De acordo com a assessora da GRI, Júlia Gubert, um calendário já está sendo definido com outros eventos e ciclos de palestras com a presença de professores e pesquisadores de outras universidades do exterior. “Isso representa para nós mais uma chance de se colocar como uma instituição internacional, que traz conhecimentos de ponta e que são trabalhados e discutidos em todo o mundo”, definiu.

Leia mais:
Professor espanhol faz palestras na Unit sobre polarização política
Ortopedista e doutorando em Harvard encerra Ciclo de Palestras 2023

Compartilhe: