ESTUDE NA UNIT
MENU

Verão Sergipe atrai público e movimenta cidades turísticas do Estado

Com uma programação de shows musicais e competições esportivas, evento de verão é realizado em cinco cidades sergipanas que já atraem turistas por suas belezas naturais

às 13h59
Shows musicais com artistas e bandas de expressão local e nacional também são grandes atrativos para os eventos de verão (Igor Matias/Secom-SE)
Shows musicais com artistas e bandas de expressão local e nacional também são grandes atrativos para os eventos de verão (Igor Matias/Secom-SE)
Uma das cidades escolhidas é Canindé do São Francisco, que conta com atrações como a Prainha, situada às margens do Rio São Francisco (Max Carlos/Setur-SE)
As programações do Verão Sergipe são realizadas aos finais de semana, entre janeiro e fevereiro (Zabu/Setur-SE)
Compartilhe:

A combinação do verão com as férias escolares e acadêmicas é convidativa para uma boa temporada de eventos, shows e festivais, que movimentam ainda mais os pontos turísticos do nosso estado. Um deles é o Verão Sergipe, promovido pelo Governo do Estado, que realiza shows musicais e competições esportivas aos finais de semana de janeiro e fevereiro, até o Carnaval. Uma cidade do interior ou do litoral do estado recebe os eventos do festival durante um final de semana (sexta, sábado e domingo), atraindo milhares de visitantes da capital e de outras cidades próximas, além de turistas de outros estados que estão de passagem por Sergipe. 

Neste final de semana, entre os dias 26 e 28, o Verão Sergipe acontece em Canindé de São Francisco, situada a 200 quilômetros de Aracaju, no alto sertão do estado. Apesar desta distância, a cidade fica às margens do Rio São Francisco e atrai muitos turistas por belezas naturais como os Cânions de Xingó, paredões de rochas formados há milhares de anos e com mais de 50 metros de altura. Trata-se do quinto maior cânion navegável do mundo, com 65 quilômetros de extensão, e pode-se chegar até ele através de passeios de catamarã, nos quais há tempo e espaço seguro reservado para um agradável banho. 

Outro atrativo é a Prainha, próxima ao centro do município e também às margens do Velho Chico, que conta com uma orla e alguns bares e restaurantes, além da vista para a Usina Hidrelétrica de Xingó, construída na mesma região em 1994. Apesar do cenário convidativo, é preciso muito cuidado e atenção às áreas onde o mergulho é seguro, pois alguns locais são muito profundos e sujeitos às fortes correntezas do rio, o que cria riscos de afogamento. Verifique as placas de aviso ou consulte os guarda-vidas presentes no local. 

Já no mês de fevereiro, o Verão Sergipe chega a outras duas cidades do litoral sergipano. Entre os dias 2 e 4, ele acontece em Pirambu, a 30 quilômetros da capital, que oferece belas praias, dunas, lagoas e um contato mais intenso com a natureza. Ali está a Reserva Biológica Santa Isabel, uma das principais áreas de preservação e reprodução de espécies de tartarugas-marinhas, hoje ameaçadas de extinção. E no Carnaval, entre os dias 10 e 12, os shows serão na Praia do Abais, em Estância, um já famoso destino de veranistas que querem curtir a folia em meio ao sol e ao mar. 

A programação completa pode ser conferida no site oficial

Importância

O Verão Sergipe já aconteceu em outras duas cidades do litoral, com uma média de público estimada em 40 mil pessoas por noite. A primeira foi Itaporanga D’Ajuda, na parte sul, onde as ações se concentraram na famosa Praia da Caueira. A segunda foi em Pacatuba, ao norte, onde o cenário escolhido foi a Ponta dos Mangues, uma região ainda pouco conhecida, mas bastante atrativa por uma interessante combinação de praias, dunas, mangues e rios. 

Em todos os locais, a programação do Verão Sergipe inclui apresentações musicais de bandas e artistas dos cenários local e nacional, trazendo ritmos como axé, sertanejo, forró e samba, pagode e pop-rock. Ao longo do dia, ele reúne apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato, além de competições em esportes como beach tênis, vôlei de praia, futevôlei, polo aquático e corrida, entre outros. O público participante, além de aproveitar as atrações do festival e as belezas naturais de cada região, pode desfrutar de uma série de serviços oferecidos pelo comércio local. E isso se reflete em crescimento econômico para as regiões contempladas. 

O economista e professor Rodrigo Rocha, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pós-Graduação lato-sensu da Universidade Tiradentes (Unit), afirma que estes eventos traduzem-se em estímulo à economia, através de uma ocupação de grande parte da capacidade da rede hoteleira, comercialização de comidas, bebidas, artesanatos e itens festivos em geral. 

“Além de proporcionar grande diversão para milhares de turistas e sergipanos, essa festa é responsável por um impacto econômico importantíssimo para gerar ocupação e renda para milhares de trabalhadores a exemplo dos ambulantes comercializando durante a festa, nos hoteis lotados, crescimento da demanda por serviços de taxistas, transportes por aplicativo, nos bares, restaurantes, nas vendas do comércio, ou seja, a economia cresce de maneira muito intensa durante esse tipo de festa”, explica Rodrigo. 

Leia mais:
Litoral sul sergipano: dicas para curtir o verão
As praias de Aracaju estão entre as melhores para banho no Nordeste

Compartilhe: