ESTUDE NA UNIT
MENU

Primeira pós-graduação em Medicina do Estado é apresentada para a sociedade médica de Sergipe 

O curso de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia oferece formação de qualidade para profissionais da saúde e beneficia pacientes do SUS

às 21h08
Compartilhe:

Na última quinta-feira, 25, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou uma solenidade para a sociedade médica e profissionais da saúde em Sergipe. O evento teve como objetivo apresentar oficialmente a primeira pós-graduação em Medicina do Estado, focada em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, que já está em pleno andamento desde o ano passado. 

Uma das coordenadoras do curso, Dra. Maria Carolina Andrade, enfatizou o pioneirismo da iniciativa e sua relevância. “Trata-se da primeira pós-graduação em Medicina no Estado, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com a chancela deste órgão. O Grupo Especializado em Ultrassonografia (GEUS) conquistou uma parceria significativa com a Unit, visando estabelecer uma referência sólida e já reconhecida. A relevância desse marco reside na capacidade de proporcionar um tratamento mais profissional e técnico aos pacientes”, elenca.

A proposta do curso é oferecer uma formação de qualidade para profissionais da saúde, com foco na prática clínica. A grade curricular inclui disciplinas como ginecologia obstétrica, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia mamária, ultrassonografias obstétricas, ultrassonografia morfológica, ultrassonografia voltada à avaliação de endometriose e a avaliação de fertilidade. “Essa variedade de temas abordados reflete a abrangência e o comprometimento do programa em fornecer uma formação abrangente e especializada aos profissionais da área”, ressaltou Maria Carolina.

Desenvolvimento regional

Juntamente com a Dra. Maria Carolina, o coordenador do curso, Dr. Caio Werner anunciou o lançamento oficial para a sociedade sergipana, destacando a rápida formação da turma e a necessidade de apresentar oficialmente o projeto. 

“A composição da turma ocorreu devido à demanda existente no estado por um curso de formação nessa área. O processo aconteceu rapidamente, e surgiu uma grande necessidade de apresenta-lo à sociedade o que é a pós-graduação, como ela está se consolidando, e anunciar oficialmente o nosso projeto”, ressalta.

O coordenador dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Unit, Ivanilson Leonardo Santos, expressou a satisfação da universidade em participar do projeto, ressaltando a importância do apoio recebido para trazer esse diferencial para Sergipe.

“Para a Unit, é uma grande satisfação fazer parte desse projeto. Escolhemos um parceiro com amplo know-how na formação e na educação continuada. Trazer um apoio desse nível para Sergipe, sem sombra de dúvida, é um diferencial significativo. Convidamos toda a comunidade médica para conhecer este novo produto da Universidade Tiradentes, que já está em andamento e, sem sombra de dúvida, proporciona um diferencial expressivo para os médicos”, revela.

Evolução na medicina

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares, destacou o papel da universidade na formação de profissionais de destaque. “A medicina tem evoluído consideravelmente em suas metodologias, projetos e problematizações, focando na formação de profissionais mais orientados para questões práticas. A especialização destacada foi estruturada com base nessa preocupação, visando estabelecer uma relação sólida entre a prática diária e a formação do profissional, de modo a atender cada vez mais às demandas da sociedade”, afirmou.

O secretário do Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a relevância da realização da pós-graduação, eliminando a necessidade de deslocamento. Ele ressaltou que a formação oferecida em Sergipe é um facilitador para formar multiplicadores e enalteceu os esforços dedicados à construção desse projeto inovador.

“O primeiro passo, como a própria lei da inércia, é sempre o mais desafiador. Começar algo que não existia demanda um esforço considerável, e podemos perceber hoje que foi construído com dedicação e a contribuição de muitas mãos nesse processo. Além disso, tivemos a oportunidade de abordar aspectos importantes que fazem parte do cotidiano médico, incluindo a comunicação e alguns tabus ainda presentes entre os colegas ao divulgarem seus trabalhos, muitas vezes com algum receio, numa fase de aprendizado contínuo”, disse.

Humanização e inovação

Em termos de inovação, a secretária municipal da saúde, Waneska Barboza, enfatizou a humanização do atendimento, proporcionando aos estudantes uma prática intensa com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), unindo capacitação técnica a um compromisso social.

“O aspecto mais interessante é a ênfase na humanização do acolhimento, permitindo que os estudantes, inclusive os médicos que estão realizando a pós-graduação, tenham uma prática intensa, participando ativamente no atendimento aos pacientes. Outro ponto fascinante é que essa prática é realizada com pacientes do SUS, unindo a capacitação de profissionais às necessidades das pessoas que estão na fila de espera, enfrentando dificuldades para acessar serviços de saúde”, pontua.

A pós-graduação, portanto, possui não apenas um caráter técnico, mas também um aspecto humano e social. “Fiquei extremamente vislumbrada ao perceber que estamos evoluindo no sentido da educação, especialmente em uma pós-graduação tão relevante como esta, voltada para a Saúde Materno Infantil”, completou.

Leia também: Unit anuncia a oferta do curso de Psicologia em Estância e Itabaiana

Compartilhe: