ESTUDE NA UNIT
MENU

Revista Épura destaca melhores projetos de alunos de Arquitetura e Urbanismo

Publicação semestral elaborada pelo Nuppe ganhou boa repercussão e recebeu um prêmio de boas práticas pedagógicas, concedido pelo CAU/SE

às 12h08
A Revista Épura é produzida pelo Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe) da Unit, a partir de projetos elaborados pelos alunos (Reprodução)
A Revista Épura é produzida pelo Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe) da Unit, a partir de projetos elaborados pelos alunos (Reprodução)
Compartilhe:

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit) conta com mais um espaço de prática e aprendizado para a formação de seus futuros profissionais, que ganham a chance de mostrar os seus trabalhos para o público. É a revista digital Épura, que reúne os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos das disciplinas de Projeto e de Ateliê. A publicação, criada em 2023 e lançada em edições semestrais, alcançou boa repercussão e recebeu um prêmio de boas práticas pedagógicas, concedido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE). 

A Épura, cujo nome significa a representação gráfica de uma forma geométrica básica (muito usada em projetos de arquitetura e design), foi idealizada e criada pelo Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe), formado por professores e alunos do curso. O lançamento oficial aconteceu em 14 de setembro, durante o 1º Congresso de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Unit (1º Caud). 

Segundo a professora Rayane de Oliveira Alves, coordenadora do núcleo, ela tornou-se um material didático consultivo importante para os estudantes da área, além de proporcionar reconhecimento aos alunos que mais se dedicaram nas disciplinas de projeto. “A revista gerou muito engajamento e interação entre os alunos do curso e proporcionou mais empenho dos discentes nas disciplinas de projetos. Ser reconhecido pela revista se tornou um grande objetivo dos alunos que já estão novamente empenhados nesse novo semestre pensando na possibilidade de compor a revista”, afirma. 

O processo de criação começou com a listagem das disciplinas de projeto e ateliê vigentes no período 2023-1, seguida da divulgação entre as turmas e do lançamento de um edital para concurso da arte da capa, contemplando os alunos participantes com certificados e espaço especial na revista. Ao longo do semestre, os alunos envolvidos na elaboração da revista foram elaborando a parte gráfica, criando artes e definindo fontes e layouts. 

“Na parte de criação da ideia e do conceito da revista, tive a oportunidade de trabalhar em colaboração com a equipe, explorando temas que refletissem a essência da revista. Focamos em um design divertido que captura o conceito dos projetos apresentados pelos alunos”, conta Thainá Pereira do Nascimento, aluna do 6º período de Arquitetura e Urbanismo e integrante do Nuppe, onde lidera os grupos encarregados das mídias sociais e da Épura.

Ao fim do semestre, os professores de cada disciplina escolheram os projetos que mais se destacaram e os enviaram para os alunos editores, que entrevistaram os indicados e fizeram toda a diagramação e revisão da revista, antes da publicação oficial. “Dessa forma, enfatiza-se que a revista já se tornou um produto semestral a ser lançado pelo Nuppe, contemplando os melhores projetos daquele período, servindo de inspiração e para inspiração”, destaca a professora Rayane. 

O processo de criação se repetiu no período 2023-2, com a elaboração e escolha dos projetos para a segunda edição da Épura. Agora, com o retorno das aulas, será feita a diagramação e os ensaios fotográficos da publicação, que será lançada em breve. A ideia, de acordo com a coordenadora, é de que o lançamento oficial de cada edição aconteça em 40 dias após o início das aulas de cada semestre. 

Reconhecimento

O prêmio concedido pelo CAU/SE foi entregue em 20 de dezembro de 2023, durante um evento comemorativo em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, que contou com a presença da coordenadora e de toda a equipe de alunos responsáveis pela revista. A entidade de classe premiou a Épura dentro do Edital de Boas Práticas de Ensino, que busca incentivar o ensino e a formação do curso de Arquitetura e Urbanismo nas universidades sergipanas. 

“Esse prêmio foi uma oportunidade ímpar para o Nuppe e para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, pois tivemos o sentimento de reconhecimento de um trabalho que fizemos com muita dedicação. Foi um momento de partilhar com outras instituições de ensino, presentes no evento, a nossa iniciativa, trazendo mais visibilidade e oportunizando  experiências para nossos alunos”, celebra Rayane. 

Para os alunos, participar da Épura foi uma experiência rica em aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Especialmente para Thainá, que além de supervisionar a equipe, teve um projeto selecionado na disciplina de Projeto Comercial, ministrada pelo professor Ézio Déda. O projeto, que propõe a construção de um cinema, foi publicado na revista e desenvolvido em parceria com o também estudante Eliel Roque, que também é autor da capa da primeira edição da Épura. 

“Do ponto de vista profissional, essa experiência enriquecedora forneceu-me habilidades práticas em design, coordenação de projetos e gestão de equipes, todos cruciais para minha futura carreira em arquitetura. Participar ativamente de um projeto reconhecido também contribui para a construção de minha credibilidade e destaque no mercado profissional. Em resumo, a revista Épura não apenas complementou minha formação acadêmica, mas também moldou de maneira positiva minha trajetória profissional, oferecendo uma visão prática e reconhecimento significativo dentro da área”, descreve a futura arquiteta. 

Para ler a revista

A primeira edição da revista Épura pode ser acessada e lida neste link. O conteúdo e todo o processo criativo também pode ser acompanhado pela página do Nuppe no Instagram

Leia mais: 
Nuppe atende demandas da comunidade e complementa formação de alunos

Compartilhe: