ESTUDE NA UNIT
MENU

Estágio EAD: desenvolvendo competências profissionais no ambiente virtual

Coordenadora do Unit Carreiras explica como funciona os estágios para alunos da educação a distância

às 17h27
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Com o crescimento exponencial do Ensino a Distância (EAD) nos últimos anos, a dinâmica educacional passou por significativas transformações. Milhões de pessoas agora têm acesso a graduações flexíveis que possibilitam a conciliação entre trabalho e estudos. Nesse cenário, surge a necessidade de compreender como os alunos dessa modalidade podem explorar oportunidades de estágio sem comprometer seus empregos. 

A coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais, aborda as perguntas mais comuns dos alunos EAD sobre a viabilidade de conciliar estágio e emprego. “Os alunos normalmente perguntam como é que vai ter tempo para conciliar estágio e emprego em virtude da carga horária. Se podem trabalhar e estagiar na mesma empresa”, afirma.

A Coordenadora destaca a importância do estágio para alunos EAD, enfatizando que, embora os cursos EAD ofereçam flexibilidade, a experiência prática é crucial. “O estágio é uma peça-chave no desenvolvimento profissional de alunos EAD, oferecendo oportunidades únicas de aplicar conhecimento teórico, desenvolver habilidades práticas, construir redes profissionais e ganhar experiência”, explica.

Estratégias eficientes

Para a conciliação eficiente de estágio e emprego, Ana Paula sugere a criação de um cronograma que acomode as obrigações acadêmicas e profissionais. “Cada pessoa tem suas próprias especificidades e desafios, então é importante adaptar essas estratégias de acordo com suas necessidades individuais”, destaca, incentivando também o apoio de mentores e colegas.

Ao falar sobre os desafios comuns enfrentados pelos alunos EAD na busca por estágios, Ana Paula enfatiza a importância de manter uma atitude proativa. ” Alunos de EAD podem enfrentar alguns desafios específicos ao buscar oportunidades de estágio. Os desafios mais comuns são: falta de experiência prévia; rede profissional limitada; gerenciamento do tempo; falta de supervisão presencial; resistência de empregadores à modalidade EAD; e acesso limitado a recursos locais. Ao enfrentar esses desafios, é crucial manter uma atitude proativa, demonstrar liberdade e destacar suas habilidades únicas adquiridas no contexto do EAD”, destaca.

Live “Mercado de trabalho: desafios e oportunidades”

No dia 02 de fevereiro, a Universidade Tiradentes (Unit) irá promover uma live com o tema “Mercado de trabalho: desafios e oportunidades para os próximos anos”. Os temas abordados incluem automação, mudanças no perfil profissional e globalização como desafios, enquanto o crescimento de setores tecnológicos e flexibilidade no trabalho são destacados como oportunidades. 

“Os temas discutidos darão uma visão mais ampla dos desafios e oportunidades do Mercado de Trabalho. Além disso, a live será uma excelente oportunidade para esclarecer e desmistificar um pouco sobre os desafios e oportunidades que nos esperam nos próximos anos e quais estratégias podemos utilizar para nos preparar”, afirma.

Para assistir basta acessar o canal do youtube da Unit.

Leia também: Saiba mais sobre o perfil do aluno EAD

Compartilhe: