ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o perfil do aluno EAD

Fazer um curso a distância pode ser desafiador para algumas pessoas. Por isso, preparamos uma lista para você conferir se tem o perfil para essa modalidade de ensino. 

às 11h36
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O interesse pelos cursos na modalidade EAD é cada vez maior entre aqueles que procuram um curso no ensino superior. A flexibilidade, economia, comodidade e liberdade de planejar sua rotina de estudos, são um verdadeiro chamariz.

Mas apesar das facilidades, fazer um curso a distância pode ser desafiador para algumas pessoas. Por isso, preparamos uma lista para você conferir se tem o perfil para essa modalidade de ensino. 

1 – Foco –  estudar em casa ou até mesmo no trabalho vai exigir muita concentração, pois as distrações nesses ambientes surgem a todo momento. Para conseguir realizar o curso a distância com eficiência é importante manter o foco. Se você se distrai facilmente, precisará encontrar meios para se manter concentrado. Uma boa dica é anotar o que está lendo ou ouvindo. Dessa forma será mais fácil gravar o conteúdo. Podem ser frases ou apenas uma palavra.

2 – Proatividade –  quando surgir algum problema, sempre entre em contato com o tutor. Muitas vezes o mal entendimento em um determinado tópico compromete o bom aproveitamento do tópico seguinte, já que a maioria das matérias é sequencial. Se você acha que ele vai demorar a responder, então entre em um fórum de discussão com outros alunos, por exemplo. Pesquisar na web também é uma ótima opção. O importante é não esperar as dúvidas acumularem para tentar resolver.

3 – Disciplina – Você não terá o professor ali na sua frente, nem colegas de sala para lembrá-lo o tempo todo de alguma tarefa. Por isso, o primeiro passo para se dar bem no ensino a distância é ter disciplina e organização. Escolha um horário fixo de estudos. É importante que você tenha esse compromisso, afinal não é porque faz um curso a distância que sua rotina deve ser bagunçada. Nada de bagunça também com o material, seja ele impresso ou virtual.

4 – Ser motivado – pense muito sobre suas razões para escolher estudar, porque você terá que relembrá-las com frequência. O candidato à modalidade de ensino à distância tem que estar ciente de que pode encontrar desafios como esse de antemão.

5 – Familiaridade com a tecnologia – você precisa entender o básico da tecnologia para acessar os conteúdos da aula tranquilamente e também desenvolver as atividades propostas pelos professores.

*Com informações do site ead.com.br 

Leia também: Saiba a importância do estágio remunerado nos cursos EAD

Compartilhe: