ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Rondon: ações da Operação Mangabeiras são encerradas com sucesso 

Durante 14 dias, 252 rondonistas promoveram oficinas e outras atividades de cidadania em 12 municípios do interior de Sergipe; alunos e professores da Unit atuaram em Divina Pastora e também na comunicação da Operação

às 15h30
Compartilhe:

Terminou neste sábado, 03, a Operação Mangabeiras, realizada dentro do âmbito do Projeto Rondon 2024. A iniciativa do Ministério da Defesa, realizada com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e outras 23 instituições de ensino de sete estados, promoveu diversas oficinas e atividades, desenvolvendo atividades, levando conhecimento e impactando um total de 35 mil pessoas em 12 cidades do interior sergipano. Estas ações se deram ao longo de 14 dias, envolvendo 252 professores e estudantes das instituições parceiras. 

O encerramento oficial aconteceu no campus principal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, envolvendo as delegações dos rondonistas, prefeituras dos municípios e representantes das universidades parceiras, sendo a Unit representada pelo professor Ronaldo Linhares, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. O diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Abrahão, também acompanhou a cerimônia e exaltou o sucesso da parceria do órgão e das universidades com outras instituições envolvidas, a exemplo de outros ministérios, do Governo de Sergipe e das prefeituras locais. “A gente já tem um parâmetro acima de 35% da população somada dos 12 municípios onde nós atuamos, que foi atingida ou abrangida pelo Projeto Rondon. Sem dúvida nenhuma, a missão foi cumprida com êxito total”, comemora o general. 

As ações foram realizadas principalmente nas comunidades rurais dos municípios envolvidos formando multiplicadores locais em diversas áreas do conhecimento. Na educação, houve a capacitação de professores da escola do campo no uso de tecnologias e metodologias ativas. Já na saúde, foram ações para qualidade de vida, primeiros socorros e cuidados com o corpo e mente. No Meio Ambiente, aconteceram oficinas para recomposição de mata ciliar e preservação de áreas com potencial turístico. Na área de Direitos Humanos, foram desenvolvidas relações interpessoais e resolução de conflitos. E outras oficinas foram voltadas a atividades de empreendedorismo e geração de renda, como artesanato, panificação e culinária.

Comunicação

A Unit participou da Operação Mangabeiras com duas equipes de rondonistas. Uma delas reuniu professoras e estudantes dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, que percorreram todos os municípios para fazer a assessoria de comunicação e a produção de conteúdo das redes sociais e plataformas de comunicação do Projeto Rondon, incluindo o vídeo de encerramento da operação. Ao longo de 18 dias, eles tiveram como base o quartel do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), em Aracaju, que foi o ponto de apoio para toda a operação. 

Uma das integrantes foi a aluna Vitória Laís Floriano da Silva, do 7° período de Design Gráfico, que cita o trabalho em grupo e a sensação de cidadania como principais aprendizados dessa experiência. “No Projeto Rondon, pude aprender sobre o que é poder ajudar alguém e ver o resultado de seu trabalho, como aquilo pode melhorar a vida de uma pessoa. Mesmo não estando tão presente nas oficinas, pude ver como os Rondonistas de outros grupos se empenharam para poder levar a alegria e conforto para as comunidades e o que me deixou mais feliz foi poder divulgar isso para o público, os incentivando de alguma forma a fazer o mesmo”, destacou ela. 

Para a rondonista Alessandra Antonio dos Santos, que está no 4º Período de Publicidade e Propaganda, essa experiência pode ser definida pela palavra vivência. “Chorei, sorri, brinquei, aprendi, ensinei, abracei, fui abraçada, dancei, pulei e principalmente fui EU! Essa experiência foi extraordinária. Não poderia começar o meu 2024 sem essa experiência. Só tenho muita gratidão no coração, por cada troca e abraço!”, agradeceu ela, destacando o apoio que teve dos colegas, dos professores e dos dois subtenentes do Exército que acompanharam as equipes do Rondon durante as ações da Mangabeiras. 

“A Operação Mangabeiras foi uma experiência incrível. Morar por 18 dias num quartel, convivendo com a professora Valéria Bonini e mais nove estudantes foi um grande desafio. Foi desafiador também, gerenciar todo processo de deslocamento, alimentação da equipe nos municípios e, principalmente, todo processo de criação de conteúdo e cobertura do evento. Saio do Projeto Rondon com muitas amigas e amigos. Sempre há o que melhorar, mas o saldo foi extremamente positivo”, ressalta a professora Jaqueline Neves Moreira, dos cursos de Jornalismo e Publicidade, que coordenou a equipe.

Divina Pastora

A outra equipe da Unit reuniu duas professoras e oito alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Direito e Odontologia, que participaram das oficinas na cidade de Divina Pastora, no Vale do Cotinguiba. Entre elas, destacou-se uma ação em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que viabilizou a presença de um cinema itinerante, uma biblioteca volante e um “escovódromo”, estande com informações e orientações sobre a higiene bucal. Foi feita ainda uma ação de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizada em conjunto com o Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, coordenado pelo médico Almir Santana, que também é professor de Medicina da Unit.  

“Aprendi bastante sobre como existem realidades diferentes e o quão importante é saber reinventar e adaptar as circunstâncias para que o melhor trabalho possível seja realizado. Também aprendi muito a ouvir a comunidade e entender cada virtude e dificuldade enfrentada pela população de Divina Pastora. Por estar num curso de saúde, me senti no lugar certo fazendo a coisa certa”, relembra a rondonista Rebeca Gonçalves Farias, aluna do 8º período de Medicina.

Para o estudante Denilson dos Santos Gomes, do 10° período de Odontologia, os maiores aprendizados com a operação foram a empatia, o respeito e o amor ao próximo. “Estar num curso da área da saúde e poder ter vivenciado o Projeto Rondon foi de extrema importância para a finalização dessa etapa em minha vida. Ouvir as pessoas, sentir o calor humano e saber quais necessidades do povo que você pode mudar, através do curso de formação que escolhi para vida, foi transformador”, diz ele. 

Em sua oitava participação no Rondon, a professora Ana Célia Goes Melo, do curso de Medicina, destacou que a participação das equipes foi marcada pela superação de desafios e pelo trabalho conjunto com os rondonistas da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS). “A participação dos nossos alunos da Unit se destaca com competência na realização das oficinas propostas para o município. Estávamos preparados para atender muito mais, porém toda a equipe fez busca ativa e conseguiu satisfazer a uma parte significativa da população alvo. Foi muito importante a parceria com a outra equipe do Rio Grande do Sul, o que fortaleceu bastante para o engrandecimento das ações. E tivemos que superar alguns obstáculos, mas tudo isso não tirou o brilho do nosso trabalho, que conseguimos concluir com sucesso”, relatou Ana, “com a sensação de dever cumprido e com aquele gostinho de quero mais”. 

Esta foi a 11ª participação da Unit em operações do Projeto Rondon, desde a sua retomada, em 2005. Em edições anteriores, a instituição sergipana já participou de ações realizadas em São Paulo, Pará, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso do Sul. 

Leia mais: 
Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon, é oficialmente aberta na Unit
Reitor parabeniza estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon

Compartilhe: