ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressos da Unit assumem a gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

A presidente Karinne Santiago e o vice-presidente Edílio Soares foram alunos e professores do curso da Unit e destacam a importância da instituição para a formação profissional da área em Sergipe

às 13h05
Karinne Santiago e Edílio Soares Lima, ex-alunos e ex-professores da Unit, assumiram respectivamente a presidência e a vice-presidência do CAU/SE (Divulgação/CAU-SE)
Karinne Santiago e Edílio Soares Lima, ex-alunos e ex-professores da Unit, assumiram respectivamente a presidência e a vice-presidência do CAU/SE (Divulgação/CAU-SE)
Compartilhe:

Dois egressos da Universidade Tiradentes (Unit) estão à frente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), responsável pela fiscalização e regulamentação da profissão no estado. A presidente Karinne Santiago Almeida, formada na turma de 1999, e o vice-presidente Edílio José Soares Lima, formado em 2001, assumiram seus cargos no último dia 12 de janeiro deste ano e cumprem mandato até 2026 à frente da autarquia, criada pela Lei Federal 2.378/2010. Ambos encabeçam a chapa que venceu, por unanimidade, as eleições realizadas em agosto de 2023. 

Este é o segundo mandato que Karinne exerce na gestão do CAU/SE, do qual ela foi vice-presidente em 2012 e presidente entre 2013 e 2014. Ela explica que o primeiro mandato foi a chamada “gestão fundadora”, que procedeu a instalação oficial do Conselho no Estado. “O CAU Sergipe para mim é como se fosse um filho que foi concebido, ao qual eu acompanho. Para mim é um grande presente e uma maneira que eu tenho de contribuir para a minha profissão, na forma político-profissional. Eu me sinto preparada não só por essa experiência que já tive como presidente, mas também pelo grau de maturidade que eu me encontro agora”, diz ela, sobre sua expectativa. 

Os atuais gestores são profissionais experientes no ramo da arquitetura e urbanismo em Sergipe, tanto no ensino acadêmico quanto no mercado profissional. Após se formar na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, Karinne já passou pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo de Aracaju (Emurb) como analista de licenciamento e também foi arquiteta autônoma, mas atuou principalmente como professora da área. Na Unit, ela foi docente do curso entre 2003 e 2010, passando em seguida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), onde ensina atualmente e concluiu um mestrado em Turismo. 

“Eu costumo dizer que a primeira turma é sempre desafiadora, porque envolve todas as experiências: as positivas, as lacunas que ainda precisam ser enfrentadas, mas eu acho que no final deu tudo certo e a gente conseguiu ser uma turma forte e abrir muitas frentes. Se a gente for pensar na cidade de Aracaju, ela passou por muitas transformações no ponto de vista urbano arquitetônico, e a Unit foi uma das grandes responsáveis por isso. E o fato de ter sido professora do curso me validou e me ajudou a me tornar a professora que eu sou hoje”, diz ela.

Edílio, por sua vez, fez o mestrado em Educação na própria Unit, em 2017, e também foi professor da graduação, entre 2010 e 2019, antes de ir para o IFS. No serviço público, atuou como arquiteto na Subsecretaria de Estado do Patrimônio Cultural (Subpac) e superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). desde 2012, atua na Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Cristóvão. 

“Tenho uma relação muito próxima com a Universidade Tiradentes, da qual eu me orgulho muito. Posso dizer que ela contribuiu demais com todo o conhecimento que eu tive. Hoje eu sou o que sou por tudo que eu construí ali dentro, e que a universidade tem uma grande participação. Boa parte da minha formação foi ligada à Unit, fiz muitos amigos, muitos colegas, e inclusive boa parte desse conselho são de amigos da Unit. Só tenho a agradecer e ajudar a fortalecer ainda mais esse vínculo da universidade com o CAU”, afirma Edílio, acrescentando que espera contribuir na gestão com as suas experiências profissionais e acadêmicas. “Onde eu puder contribuir, eu espero contribuir com o máximo”, sinaliza. 

Relação mais próxima

Essa proximidade das instituições não vem de hoje. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit é o mais antigo da área em Sergipe e existe desde 1995. Por obrigação da lei, as faculdades e universidades com cursos da área devem submeter os seus PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso) aos CAUs, a fim de mantê-los atualizados e dentro das regras. Para isso, o CAU/SE tem uma Comissão de Ensino e Formação, que mantém diálogo com as coordenações dos cursos de Arquitetura da Unit e das outras instituições de ensino superior. 

O objetivo, segundo Karinne, é aproximar cada vez mais a formação profissional à atual realidade do mercado, aprimorando a qualidade. “O conselho profissional está aí pra isso, pra explicar, fazer com que a instituição entenda que muitas vezes ela precisa adequar seus PPCs a esse mercado. Por isso é que a gente faz constantes capacitações e palestras com professores, com egressos, com alunos, para que o aluno consiga atingir esse mercado.”, explica a presidente, destacando a importância da academia para a formação dos futuros profissionais da Arquitetura e Urbanismo.

Entre as iniciativas de aproximação entre o CAU/SE e as universidades, está a realização de capacitações e palestras com professores, egressos e alunos, voltadas muitas vezes a dicas de trabalho, tecnologias, estratégias e informações técnicas. “A gente não vai interferir nos processos pedagógicos, pois não é essa a intenção do Conselho, mas sim é atualizar conteúdos para os professores, ajudar os professores naquilo que for necessário, em relação a dados, colaborar com pesquisas… Tudo que a gente puder fazer para que esse profissional seja mais bem formado, a gente vai fazer”, acrescenta a egressa. 

Leia mais:
Revista Épura destaca melhores projetos de alunos de Arquitetura e Urbanismo

Compartilhe: