ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Serviço Social da Unit atua no sistema prisional de Santa Catarina

Rafaela Souza teve outras experiências de estágio e foi aprovada em uma seleção para o cargo de assistente social em unidades prisionais da região de Joinville

às 18h40
A assistente social Rafaela Santos de Souza, egressa do curso de Serviço Social EaD da Unit e atualmente na Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (Acervo pessoal)
A assistente social Rafaela Santos de Souza, egressa do curso de Serviço Social EaD da Unit e atualmente na Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (Acervo pessoal)
Compartilhe:

Um dos profissionais de grande relevância e importância para a prestação dos serviços públicos é o assistente social, responsável por acolher, analisar, intervir e encaminhar as demandas de pessoas e famílias com vulnerabilidade social, garantindo-lhe o acesso a direitos e políticas públicas, dentro dos mais diversos setores da sociedade. São profissionais como Rafaela Santos de Souza, formada desde 2020 no curso de Serviço Social EaD da Universidade Tiradentes (Unit). 

A partir dessa formação e das experiências de estágio na graduação, envolvendo áreas como Justiça e Sistema Prisional, ela conseguiu ser aprovada em um processo seletivo para a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP/SC). Desde julho de 2022, ela atua como assistente social da Superintendência Regional Norte, em Joinville (SC), setor que abrange oito presídios regionais, uma penitenciária industrial e uma unidade socioeducativa em cidades da região, como Joinville, Canoinhas, Porto União e Jaraguá do Sul, entre outras. 

“Atualmente estou dando apoio no Presídio Regional de Joinville, respondendo a memorandos das Pessoas Privadas de Liberdade e realizando atendimento aos familiares e advogados. Passei um período dando apoio no Fórum da Comarca de Joinville à Central de Penas e Medidas Alternativas, realizando atendimento a Pessoas em Alternativa Penal, fazendo os encaminhamentos às empresas parceiras para o cumprimento da pena e encaminhando também para os equipamentos sociais”, explica ela, que está concluindo o seu período de contrato temporário e deve retornar a Sergipe em julho deste ano.  

Não foi o primeiro contato de Rafaela com o sistema penitenciário. Em 2018, quando ainda era estudante na Unit, ela conseguiu um estágio na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc/SE) e atuou durante oito meses no Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro. Em seguida, ela passou por outro estágio, na Secretaria de Estado da Inclusão Social, onde ficou por mais um ano e oito meses. Em abril de 2019, a então aluna foi aprovada no processo seletivo para estagiários no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e também atuou ali por um ano e oito meses, até a formatura. 

“As minhas lembranças são de muito esforço para cumprir toda a programação do curso, das amizades construídas, dos debates na sala com a tutora Jane Alves e com os professores”, lembra Rafaela, que chegou a conciliar dois estágios durante o dia e os estudos do curso à noite na Unit, através da modalidade de Ensino à Distância. Assim, ela conseguiu realizar o sonho de fazer um curso superior e se formar na profissão pela qual tomou gosto. “Eu escolhi Serviço Social porque me identifico com as causas sociais. O Assistente Social viabiliza direitos e foi exatamente com isso que me identifiquei desde 2014, quando decidi cursar uma faculdade”, definiu ela. 

Leia mais:
Acadêmica de curso EAD passa em estágio no Tribunal de Justiça
Saiba mais sobre o curso de Serviço Social EAD e o mercado de atuação
Brasil tem mais de 800 mil presos e déficit de 200 mil vagas no sistema carcerário 

Compartilhe: