ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor do PEP é aprovado para pesquisa de pós-doutorado no Canadá

O professor Ranyere Lucena de Souza ficou em 7º lugar geral em um edital do CNPq e vai passar um ano como professor visitante, atuando em uma pesquisa sobre transformação da biomassa de estações de tratamento

às 15h12
O professor e pesquisador Ranyere Lucena, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) e autor do projeto de pesquisa (Acervo/Asscom Unit)
O professor e pesquisador Ranyere Lucena, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) e autor do projeto de pesquisa (Acervo/Asscom Unit)
Entrada do campus principal da University of Victoria, em Victória, no Canadá (UVic Photo Services)
Compartilhe:

Mais um professor e pesquisador da Universidade Tiradentes (Unit) ganha destaque no cenário da pesquisa científica nacional. Ranyere Lucena de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), acaba de ser aprovado para a realização de um projeto de pós-doutorado, que será realizado em conjunto com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e com duas instituições estrangeiras: a University of Victoria, do Canadá, e a Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele venceu um edital de Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O projeto, uma pesquisa sobre “Rotas tecnológicas sustentáveis para a transformação de lodo residual em produtos de valor acrescentado”, ficou em 1º lugar entre os pares no Comitê de Assessoramento de Engenharia Química, além de ser classificado em 7º lugar geral de um total de 745 projetos de todo o Brasil. “Esta chamada do CNPq tinha por exclusividade incentivar a participação de pesquisadores brasileiros em projetos de cooperação internacional. Entendo que a oportunidade em participar desse edital só foi possível devido a busca inerente de cada pesquisador em aperfeiçoar seus conhecimentos, e isto não é diferente para mim”, diz Ranyere.

De acordo com o professor, esse projeto envolve a transformação e valoração da biomassa gerada a partir das estações de tratamento de água e esgoto, seja como subproduto do tratamento de água, efluentes sanitários e/ou industriais, através de variadas técnicas químicas de processamento. “O objetivo principal é transformar o resíduo proveniente da estação de tratamento de efluentes sanitários (chamado de lodo residual) em produtos de valor agregado, tais como bio-óleo e bioquímicos, que são importantes insumos para a produção de combustíveis avançados e biocatalisadores”, explica ele.

Outra possibilidade a ser aberta pelo estudo é a implantação de plantas de produção de combustíveis renováveis e bioquímicos a partir de lodo residual, estimulando a implantação de estações de transformação/valoração regionais desta biomassa junto às estações de tratamento de efluentes (ETEs) existentes. Entre os impactos esperados, estão a colaboração para a diversificação da matriz energética, a descentralização das unidades produtoras, a intensificação da cadeia produtiva dos derivados de combustíveis e a aplicação de rotas biocatalíticas em setores industriais estratégicos, como biocombustíveis, tratamento de efluentes, papel e celulose, cosmética e alimentícia.

“Embora as tecnologias de redução de lodo via conversão de bioenergia (ou seja, digestão anaeróbica para produção de biogás) sejam de interesse e em desenvolvimento, esses processos dificilmente erradicam os desafios da operação, como segurança de armazenamento de biogás, controle de odor, estresse espacial e cinética de reação lenta, os quais requerem melhorias significativas para aplicações em grande escala. Neste sentido, há necessidade de uma abordagem mais econômica para acelerar o processo de bioconversão e transformar esse substrato em produtos de valor agregado. Contudo, e de forma a minimizar os riscos e impactos relativos a este projeto de pesquisa, propomos uma base tecnológica flexível, de forma que, se o material residual seja demasiado recalcitrante após etapa de hidrólise/fermentação e obtenção das enzimas, uma rota aprimorada para produção de bio-óleo é proposta via liquefação hidrotérmica”, detalha Ranyere

Estágio no Canadá 

O pós-doutorado terá a duração de um ano, com início previsto para julho de 2027. Neste período, Ranyere estará como professor visitante na UVic, em Victoria, capital da província da Colúmbia Britânica. Seu supervisor será o brasileiro Alexandre Brolo, que é chefe do departamento de Química e coautor de 230 publicações, além de referência nas áreas de ressonância plasmônica de superfície e de espectroscopia Raman, uma tecnologia de estudo de compostos químicos, que será usada no monitoramento dos processos de conversão previstos na pesquisa. 

“A espectroscopia Raman é particularmente vantajosa devido à sua capacidade de análise não destrutiva e sem a necessidade de marcadores químicos. Isso possibilita a observação direta das mudanças moleculares que ocorrem durante a separação das fases aquosas bifásicas, ainda mais se tratando dos usos de solventes eutéticos e/ou líquidos iônicos que serão solventes utilizados para a otimização dos processos propostos no projeto”, detalha o professor da Unit, pontuando que a execução do projeto permitirá o compartilhamento de conhecimento especializado, acesso a recursos avançados e possíveis colaborações em estudos conjuntos, bem como a participação em conferências e eventos internacionais relacionados à área de pesquisa. 

Ranyere atribui o resultado à rede de colaboração entre pesquisadores do Brasil, do Canadá e de Portugal, bem como ao aspecto inovador da sua proposta de pesquisa científica. Ele também destaca o histórico de excelência do PEP e a atuação do grupo de pesquisa na área de Engenharia de Bioprocessos. “A Unit se destaca por seu forte foco em pesquisa científica e tecnológica, com diversos grupos de pesquisa reconhecidos nacionalmente. 

Troca de conhecimentos

Para o coordenador do PEP, professor Giancarlo Richard Salazar Banda, a aprovação do projeto de pesquisa do professor Ranyere Lucena para o pós-doutorado no Canadá, dentro do edital do CNPq, reafirma a excelência e competividade do corpo docente da Unit. Ele destaca ainda que a instituição desempenhou um papel importante, através das políticas de apoio à mobilidade acadêmica e qualificação contínua dos professores.

“O estágio no Canadá sob a supervisão do professor Alexandre Brolo permitirá ao professor Ranyere explorar tecnologias avançadas e trazer conhecimentos valiosos para nosso programa de pós-graduação. Estamos ansiosos pelos resultados dessa pesquisa e pelas futuras colaborações e intercâmbios que ela irá gerar, contribuindo para os nossos objetivos que são principalmente a geração de conhecimentos e a formação de recursos humanos altamente qualificados na área de engenharia de processos”, ressaltou. 

A relevância deste pós-doutoramento também foi destacada pelo coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu, professor Marcos Wandir Nery Lobão. “A aprovação dessa bolsa numa disputa nacional mostra a qualidade dos docentes e pesquisadores que nós temos aqui, bem como a capacidade deles de buscar um novo ambiente para continuar melhorando a sua própria formação e seus projetos de pesquisa. Uma ida dessa do professor Ranyere não só aproxima a instituição [UVic] com a nossa, mas abre caminho para que haja mobilidade acadêmica internacional de alunos e de novos professores para esta instituição que ele escolheu, entre outras possibilidades de parcerias e projetos de pesquisa nesse nível”, afirmou. 

Leia mais:
Estudo sobre nanopartículas leva aluna do PBI para doutorado-sanduíche na França
Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis
Nova linha de pesquisa da Unit é aprovada pelo CNPq

Compartilhe: