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CPA faz a sua primeira reunião e alinha ações para 2024

Comissão formada por estudantes, professores e colaboradores é responsável pela aplicação de avaliações contínuas de qualidade, cujos resultados são usados para melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados na instituição

às 18h50
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Integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelos processos de avaliação interna na Universidade Tiradentes (Unit), se reuniram nesta quinta-feira, 19. O encontro serviu para o alinhamento do calendário para o período 2024.1, bem como as ações e estratégias de engajamento da comunidade acadêmica nestas avaliações, cujos resultados são utilizados no aprimoramento e na melhoria dos serviços prestados pela instituição. 

A comissão é composta por 18 membros titulares e outros três suplentes, que representam alunos, professores e colaboradores técnico-administrativos de todas as áreas de conhecimento e de todos os campi da Unit. Sua formação atende a uma obrigatoriedade determinada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Lei Federal nº 10.861/2004, para todas as instituições de ensino superior do país. “Ela é responsável por coordenar as avaliações internas institucionais. Vai avaliar internamente como está o processo, tanto administrativo como acadêmico. E a partir daí, isso vai gerar resultados”, define a presidente da CPA da Unit, Caroline de Oliveira Amarante.

Entre as avaliações promovidas pela comissão, está a Avaliação NPS (Net Promoter Score), uma pesquisa que tem o objetivo de avaliar a satisfação dos acadêmicos e o nível de recomendação da Unit para familiares e amigos. Ela foi aberta no último dia 4 de março e vai até o próximo dia 29, para os alunos dos cursos de graduação presencial e EAD. Outras duas estão em andamento desde o início do semestre, em 29 de janeiro, e vão até 31 de maio: a Avaliação Diária, na qual cada aluno avalia pelo celular a aula dada pelo professor naquele dia; e a Avaliação da Comunidade Externa, disponível em locais de serviço aberto a comunidade (clínicas, núcleos e Laboratório Central). 

Ações

Outras avaliações estão previstas para este semestre. Entre 1º de abril e 31 de maio, acontece a Avaliação Simulada dos cursos de Graduação. Já a avaliação dos cursos do Projeto Inova Tiradentes acontece entre 15 de abril e 4 de maio. E também no mês de maio, entre os dias 2 e 31, serão abertos outros quatro processos de avaliação: o dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial e EAD, o dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o dos cursos de Graduação EaD e o da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica – incluindo disciplinas on-line, disciplinas híbridas e experiências extensionistas. 

A CPA faz várias reuniões periódicas ao longo do ano, para acompanhar a aplicação das avaliações e, principalmente, os resultados delas, a partir dos quais são discutidas as soluções para os problemas, melhorias a serem implementadas e estratégias a serem adotadas para aperfeiçoar a qualidade dos serviços. Isso se dá a partir do acionamento dos líderes e gestores responsáveis por cada setor avaliado. “Cada um vai poder fazer um plano de melhoria para gerar qualidade, que no caso é a qualidade educacional. Além do atendimento à legislação, a CPA e as avaliações internas são fundamentais, porque permitem que os gestores tomem decisões embasadas em dados. A apropriação dos resultados dessas avaliações por parte da gestão é o que realmente garante a qualidade educacional e a melhoria contínua da instituição em todos os aspectos”, diz Carolina.  

Os representantes

Um dos representantes dos professores na CPA da Unit é o professor Raimundo Giovanni Franca Matos, do curso de Direito, que está há três anos no posto. Ele destaca a importância de conhecer e aperfeiçoar os métodos avaliativos, bem como o contato mais estreito com os colegas e estudantes para entender suas demandas.“É sempre interessante entender como é que a gente pode contribuir para estar sempre progredindo na questão da avaliação, para que a coleta desses dados seja importante para podermos pensar nas ações futuras. O professor tem esse contato direto com os próprios colegas e os alunos, e então pode perceber quais as dificuldades, o que o professor mais gosta, o que o aluno gosta, qual a percepção que ele tem das dificuldades que os alunos têm também… Isso pode contribuir na formação do método avaliativo

Já para o assistente acadêmico Leandro Magno Silveira dos Santos, representante dos colaboradores do Campus Farolândia, esse contato direto com alunos e professores também ajuda a levantar demandas que podem ser resolvidas ou aperfeiçoadas. “A gente consegue identificar pontos que o aluno geralmente traz e tenta sanar junto com a equipe da CPA uma possível solução. Quem está diretamente com o aluno, que seria a parte de atendimento, consegue escutar com mais precisão o que muitas vezes o aluno traz de uma problemática e a gente consegue levar diretamente tanto para a parte dos coordenadores quanto a parte mais administrativa para trazer a solução o mais breve possível””, diz. 

Entre os estudantes, a presença de seus representantes no CPA é uma garantia de que suas queixas e sugestões serão acolhidas pela instituição. “Eu vejo a comissão como um trabalho sério, uma aproximação que sempre é necessária para que ambas as partes possam estar crescendo profissionalmente e também na relação aluno-universidade, para que algumas dúvidas sejam sanadas e algumas necessidades que às vezes a própria universidade não consegue observar sejam resolvidas.. Em sua totalidade, o aluno pode apresentar e buscar desenvolver melhorias. Nós podemos sugerir e nós também podemos ver o desenvolvimento de ações tanto para a melhoria da universidade quanto para o bem-estar do aluno”, define o aluno Elias dos Santos Oliveira, do 9º período do curso de Engenharia Elétrica.

Para saber um pouco mais sobre as ações da Comissão Própria de Avaliação (CPA), acesse a página oficial

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