ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialização em gestão de projetos impulsiona sucesso de empresas e entidades públicas

Estudos indicam que as demandas para o profissional da área devem aumentar em 33% nos próximos anos.

às 15h11
Compartilhe:

Da expansão da marca ao lançamento de produtos revolucionários, fazer com que grandes ideias saiam do papel representa um desafio e tanto no mundo corporativo, seja para empresas privadas ou organizações e órgãos ligados à esfera pública. Muito além do típico planejamento que já é esperado, conhecer e saber aplicar técnicas para cada uma das etapas de uma ação empresarial pode ser o fator-chave no momento de alcançar objetivos específicos, de forma eficiente. 

A resposta para este panorama desafiador está na Gestão de Projetos, área que combina habilidades de liderança, organização e estruturação, através de diferentes metodologias em que cada empreendimento é dividido em fases claras e gerenciáveis, indo da sua concepção até a conclusão. Para quem aposta no segmento, as possibilidades de sucesso também são instigantes. Até o ano de 2027, a procura por este tipo de profissional deve expandir em 33%, conforme indicam projeções do instituto global Project Management Institute.  

“O mercado está sim muito aquecido, mas é fundamental, e até um pré-requisito, que você tenha uma especialização na área. Para se ter ideia, apenas no LinkedIn, atualmente há cerca de 500 vagas ofertadas e a tendência é que novas oportunidades continuem surgindo. Ou seja, existe um mercado pronto para receber este profissional que, através de estratégias de execução e monitoramento, tem muito a contribuir para que os resultados das empresas e organizações sejam efetivamente alcançados”, avalia o docente e coordenador do curso MBA em Gestão de Projetos da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), auditor líder e consultor na Petrobras, Renato Ferreira Nicolau. 

No dia a dia de empresas e entidades públicas, a gestão de projetos vai muito além de reuniões e criação de planilhas. De forma efetiva, a área oferece uma série de benefícios para as organizações, dentre eles um maior controle de custos e orçamentos; identificação e gerenciamento de possíveis riscos; estabelecimento e melhorias de canais de comunicação entre os envolvidos; aumento da produtividade e controle de qualidade, além de trabalhar a flexibilidade e adaptabilidade frente a possíveis complicações. 

Especialização com diferentes focos

Tornar-se um especialista em Gestão de Projetos não exige pré-requisitos e a formação está aberta a profissionais de áreas como administração, engenharias, comunicação e arquitetura. Em síntese, gestores interessados em aprimorar o conceito na condução de iniciativas corporativas, bem como aqueles que almejam a realização de projetos sociais, ambientais, dentre outros tipos, podem aderir a especialização. 

Contudo, o professor chama atenção para as disciplinas e conteúdos que precisam estar inseridos na base curricular da formação especializada, visando os mais diversos aspectos que envolvem a gestão de projetos, além de permitir que os discentes estejam aptos aos mais diferentes cenários. 

Um destes é o Guia PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), um conjunto de práticas padronizadas e reconhecidas internacionalmente, desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI) e que integra o curso de pós-graduação oferecido pela Unit. Uma das características que destacam o uso do guia é a sua abordagem baseada em processos que melhoram a organização das atividades, oferecendo diretrizes que levam a gerenciamentos de projetos mais eficazes e assertivos. 

“Além disso, a especialização também precisa contemplar outros pontos. Na MBA em Gestão de Projetos da Unit, os alunos têm uma introdução em gestão empresarial e depois partem para conteúdos específicos, o que vai incluir definição de escopos, ferramentas 5G, assuntos que estão em alta, como a sustentabilidade, entre outros. Junto a isso, os discentes contam com a oportunidade de ter o contato presencial com professores que possuem experiência no mercado”, destaca o professor Ricardo.

Leia mais: Tecnologia de automação na área da Citologia Clínica amplia diagnóstico preventivo do câncer do colo do útero

Compartilhe: