ESTUDE NA UNIT
MENU



Noite do Jaleco acolhe e inspira novos alunos de Medicina da Unit

Unit promoveu a entrega do equipamento de proteção que se tornou símbolo da profissão e da carreira médica; cerimônia reuniu parentes dos novos alunos, que contaram histórias de inspiração e orgulho

às 18h17
Compartilhe:

Uma noite de emoções, orgulhos e expectativas para o futuro. Assim foi a Noite do Jaleco, promovida nesta quinta-feira, 4, para acolher os calouros de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). O evento realizado no terraço da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, no Campus Farolândia, reuniu parentes e amigos dos 78 novos estudantes do curso de Medicina. Em um rito que vem se tornando tradição na instituição, eles foram simbolicamente investidos com o jaleco, equipamento de proteção individual utilizado pelos médicos e pelos profissionais de saúde em geral. 

A solenidade foi presidida pela pró-reitora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto Silva, que destacou a Noite do Jaleco como uma data marcante do início de ciclo para os alunos de Medicina. “É uma solenidade muito importante, onde os pais vêm ver esse acolhimento, e os alunos chegam muito animados para iniciar o sonho de vida deles. Muito nos orgulha esse envolvimento das famílias que estão aqui e confiam seus filhos a nós. Aqui é o início da realização da expectativa, que muitas vezes começou lá na infância, quando eles estavam no ensino fundamental, no médio. E a expectativa não era só deles, era da família, dos amigos, de quem os conhecia nas escolas… E eles estão aqui vendo que o sonho já começou”, descreve.  

A solenidade também apresentou aos alunos um pouco da Unit, de sua estrutura, de seu corpo docente, de sua metodologia de ensino e de seus programas de ensino, pesquisa, extensão e lazer. Arleide destaca que a universidade não foca apenas na teoria, mas busca envolver intensamente os estudantes com a prática e o dia-a-dia da profissão, desde o primeiro período do curso e através de diferenciais como laboratórios, Centro de Simulação Realística e atividades em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não é um curso de medicina, onde você vai ver uma teoria. Os alunos vão se envolver com os pacientes, com familiares dos pacientes. Então eles sentem esse gostinho, digamos assim”, resume ela. 

Todos esses diferenciais foram detalhados através das falas da pró-reitora Arleide Barreto e do coordenador-adjunto do curso de Medicina do Campus Estância, professor Jerocílio de Oliveira Júnior. A entrega dos jalecos foi antecedida por uma palestra do neurologista e professor Rilton Marcus Morais, que falou um pouco sobre a história, os princípios e a importância da profissão médica para a sociedade. 

O simbolismo do jaleco como ponto inicial dos estudos e da carreira médica também foi destacado pela professora Isabela de Avelar Brandão Macedo, coordenadora operacional do curso de Medicina da Unit. “É um símbolo da responsabilidade, da ética, do nosso profissionalismo, que a gente já passa ao acadêmico da Unit desde o início da formação no primeiro período. A gente espera o sucesso deles e o crescimento acadêmico, que eles possam usufruir todas as possibilidades da universidade. A gente está sempre estimulando o crescimento acadêmico dele, que com certeza vai interferir na vida profissional no futuro, como excelentes médicos”, deseja Isabela. 

Orgulhos das famílias 

Com um belo sorriso de satisfação no rosto, a médica Eliete Wolf e o marido, Paulo Wolf, acompanharam a entrega do jaleco para a filha, Paula, que entrou para a Unit e decidiu seguir a mesma carreira dos pais. “Receber o jaleco dá um orgulho do início da faculdade, simboliza o início da medicina. Para nós é muito importante, é um evento único e que nos enche de orgulho”, comemora a mãe. 

Paula, por sua vez, compartilhava o mesmo sorriso ao contar que o momento também representou uma grande guinada em sua carreira profissional. Ela é formada em Relações Internacionais e decidiu recentemente deixar de atuar na área e abraçar a carreira já seguida pelos pais e pela irmã. “Na verdade, eu nunca pensei em ser médica e, no ano passado, aconteceram algumas coisas que me fizeram repensar e tomar essa decisão. Eu acho que descobri minha vocação, de fato, que é a de ajudar pessoas, e passei a olhar a medicina com outros olhos”, acredita. 

A inspiração familiar também permeia a história da caloura Letícia Fernanda Pacheco da Costa, que entrou para Unit ao ser motivada pelo exemplo da irmã, Bárbara Fernanda, que se formou médica na turma 2020-2. “Eu fico muito feliz em ver ela realizando esse sonho e seguindo os mesmos espaços que eu, querendo ou não. E muito mais grata por ser no mesmo local que eu fiz, saber que ela está bem acolhida e vai conseguir fazer uma ótima graduação”, diz Bárbara, que destacou como boa lembrança as aulas práticas que teve dentro do curso, dentro da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas).

“A Bárbara me inspirou muito, porque meio que me deixava mais tranquila sobre as coisas. Eu podia perguntar para ela: ‘Como é que foi sua experiência na Unit? Como é que foi as coisas que aconteceram com você?’ E ela saberia me informar porque ela viveu aqui. Foi muito tranquilizador. E espero daqui muitas coisas boas, porque a minha irmã teve uma experiência muito boa. Todo o curso dela foi muito bom, então espero que o meu também seja maravilhoso”, espera Letícia. 

Leia mais: 
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, Unit promove ação e oferece serviços gratuitos
Alunos de Medicina se preparam para intercâmbio internacional  

Compartilhe: