ESTUDE NA UNIT
MENU

CNPq renova bolsas de produtividade para quatro professores do PEP

Concessão de bolsas incentiva a produção científica e tecnológica, contemplando pesquisadores que se destacam por estudos de alto impacto nas mais variadas áreas do conhecimento

às 15h04
Em sentido horário, os professores-doutores Ranyere Lucena, Eliane Cavalcanti, Gustavo Rodrigues e César Costapinto, todos do PEP/Unit
Em sentido horário, os professores-doutores Ranyere Lucena, Eliane Cavalcanti, Gustavo Rodrigues e César Costapinto, todos do PEP/Unit
Compartilhe:

Quatro professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), da Universidade Tiradentes (Unit) tiveram as suas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) renovadas junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O programa, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), concede incentivos a  pesquisadores que se destacam em suas áreas específicas de conhecimento, estimulando a produção científica, tecnológica e de inovação. 

Para serem contemplados, os candidatos devem passar por um processo de avaliação rigoroso, baseado em sua produção científica, formação de recursos humanos e contribuição para projetos de pesquisa e inovação. A aprovação é baseada em critérios de qualidade e efetividade do trabalho científico de cada bolsista, estabelecidos pelo próprio CNPq e por seus Comitês de Assessoramento (CAs). 

Destes docentes, dois foram selecionados na modalidade Pesquisa (PQ). A professora-doutora Eliane Bezerra Cavalcanti, aprovada pelo CA da Engenharia e Ciências Ambientais, foi agraciada com a renovação da bolsa de nível 2. A escolha levou em conta o seu comprometimento com a pesquisa científica aplicada ao tratamento de efluentes. Já o professor-doutor Ranyere Lucena de Souza, escolhido pelo CA de Engenharia Química, também foi contemplado novamente com a bolsa de nível 2, por pesquisas no campo da economia circular e simbiose industrial, que se detêm no setor de valoração de resíduos via processos de transformação. 

Na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), o professor-doutor Gustavo Rodrigues Borges também renovou a bolsa de nível 2, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento de soluções práticas que impactam diretamente a indústria e a sociedade. E na categoria Sênior, por meio do CA de Engenharia Química, o professor-doutor César Costapinto Santana teve sua bolsa de produtividade igualmente renovada. O critério levado em conta foi a experiência e liderança na área, que prometem inspirar gerações futuras de pesquisadores e fortalecer ainda mais o cenário científico nacional. 

O coordenador do PEP/Unit, professor-doutor Giancarlo Richard Salazar Banda, explica que os pesquisadores são classificados em diferentes categorias, de acordo com o nível de experiência e contribuição científica e/ou tecnológica, e recebem um auxílio financeiro para desenvolverem suas pesquisas durante um determinado período. “Esse suporte financeiro é uma forma de reconhecimento da importância e do impacto do trabalho dos pesquisadores para o progresso científico e tecnológico do país. O objetivo da bolsa é incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação em diferentes áreas do conhecimento, proporcionando um ambiente de competitividade acadêmica saudável e estimulante”, diz.

Cada bolsa é concedida geralmente por um período de três anos para bolsistas do nível 2 e de quatro anos para os dos níveis 1 e sênior. Após esse período, o pesquisador deve apresentar ao CNPq uma nova solicitação para renovação da bolsa, a qual será avaliada com base em sua produção científica, contribuições à formação de recursos humanos e participação em projetos de pesquisa durante o período anterior de concessão da bolsa. A partir da aprovação nesta nova avaliação, ela é renovada. 

“Essas bolsas concedidas pelo CNPq não apenas reconhecem o talento e o empenho desses pesquisadores, mas também destacam a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, ressaltam o papel fundamental que o Estado de Sergipe desempenha no cenário científico nacional, ao ser berço de talentos tão brilhantes e dedicados à produção de conhecimento de alto impacto”, destacam Elaine e Ranyere.

Qualidade mais apurada

Giancarlo Salazar destaca que o PEP possui um número elevado de pesquisadores com bolsas de produtividade, sendo 75% com as bolsas renovadas. Para ele, isso é um indicador de qualidade e competitividade do programa, refletindo diretamente na sua capacidade de produzir pesquisas de alto impacto, formar recursos humanos qualificados e contribuir significativamente para o avanço científico e tecnológico. 

Esta qualidade mais apurada do ensino e do corpo docente se reflete também nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. “Os alunos da Unit têm a vantagem de acessar pesquisas de ponta e trabalhar com tecnologias avançadas e metodologias inovadoras, beneficiando-se de uma educação de qualidade superior ministrada por especialistas renomados. Essa experiência não só enriquece sua aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho, mas também aumenta suas chances de participar em projetos financiados, incluindo bolsas de estudo e oportunidades de apresentar seu trabalho em conferências e publicações científicas”, afirma o coordenador. 

Ainda segundo ele, os alunos podem expandir suas redes de contatos para incluir profissionais e acadêmicos influentes tanto nacionais quanto internacionais, o que abre portas para estágios, colaborações de pesquisa e oportunidades de emprego. E são encorajados a desenvolver habilidades críticas de pesquisa, inovação e pensamento crítico, preparando-os para desafios complexos em suas carreiras futuras. 

“Na graduação, a presença de um corpo docente altamente qualificado também serve como estímulo para a iniciação científica e a continuidade dos estudos em níveis de pós-graduação, ao mesmo tempo que promove a internacionalização através de parcerias com instituições estrangeiras e cria um ambiente acadêmico vibrante, onde a excelência e a motivação florescem”, conclui Giancarlo.

Leia mais:
INCTs integram universidades e desenvolvem pesquisas estratégicas 
Unit é contemplada com mais cinco bolsas de ‘doutorado-sanduíche’ 

Compartilhe: