ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abre portas para o mundo por meio de intercâmbios e parcerias internacionais

Entenda como as parcerias estratégicas podem contribuir e ampliar as oportunidades de intercâmbio que enriquecem a experiência acadêmica dos alunos

às 14h33
Estudantes intercambistas (Acervo: Unit)
Estudantes intercambistas (Acervo: Unit)
Compartilhe:

Em um mundo cada vez mais globalizado, a interconexão e a interculturalidade são ferramentas essenciais para o sucesso, sendo assim, o intercâmbio tem se mostrado uma ferramenta poderosa para enriquecer a formação dos alunos, ampliar suas perspectivas e promover a diversidade cultural. Na Universidade Tiradentes (Unit), essa realidade não é diferente. Com o objetivo de oferecer uma formação mais ampla e diversificada, a Unit investe em parcerias estratégicas com instituições de ensino superior em diversos países, proporcionando aos seus alunos oportunidades únicas de intercâmbio e colaboração acadêmica.

Segundo a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, a seleção de instituições parceiras internacionais segue um rigoroso processo estratégico. “A instituição pesquisa e avalia as suas potenciais parcerias considerando os rankings internacionais de qualidade de ensino, bem como a reputação acadêmica da instituição parceira, a qualidade e a diversidade dos programas de estudo oferecidos, a disponibilidade de oportunidades de intercâmbio para alunos e professores”, explica Gubert.

As parcerias internacionais da Unit visam:

  • Enriquecer a experiência educacional e cultural dos alunos, ampliando seus horizontes de desenvolvimento pessoal, profissional, cultural e acadêmico;
  • Facilitar o intercâmbio acadêmico e a colaboração em pesquisa, tanto de alunos quanto de professores; 
  • Dar visibilidade internacional para a universidade, atraindo talentos e investimentos, como forma de aumentar o seu impacto na sociedade; 
  • Expandir as oportunidades de networking para a comunidade acadêmica, contribuindo para maior inserção dos estudantes no mercado de trabalho nacional e internacionalmente.

Para os alunos, essas parcerias representam uma oportunidade única de enriquecer sua formação acadêmica e ampliar suas perspectivas de carreira. “Essas parcerias oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento tanto de habilidades interpessoais valiosas, como comunicação intercultural, adaptabilidade e resolução de problemas, quanto de competências técnicas específicas de suas áreas de estudo. Por isso, os alunos que exploram as oportunidades proporcionadas pelas parcerias internacionais têm a chance de ampliar sua empregabilidade a partir do desenvolvimento de soft skills”, destaca Júlia.

Além das competências técnicas, a participação dos alunos em programas de intercâmbio e colaborações acadêmicas amplia suas habilidades linguísticas e fomenta uma perspectiva global através da possibilidade de aprender um novo idioma. “O envolvimento em projetos de pesquisa e práticas acadêmicas fornece habilidades profissionais essenciais, contribuindo para o fortalecimento de suas carreiras. Essas experiências enriquecem sua formação acadêmica, capacitando-os para se sobressaírem em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo”, elenca.

Programas de intercâmbio 

A Unit oferece diversos programas de intercâmbio onde os alunos participantes recebem a equivalência da experiência internacional no seu histórico. Desta forma, têm um componente curricular internacional, sendo eles:

  • Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI): Um desses programas é o ProMAI, com editais semestrais para alunos de uma gama diversificada de cursos aptos e instituições de destino parceiras. “O programa, em 2023, contou com a participação efetiva de 37 alunos, que realizaram mobilidade internacional de 6 meses para países como Portugal, México, Peru e Espanha”, elenca Júlia.
  • Laboratório Social: Incentiva a pesquisa internacional em áreas como Direito e Arquitetura e Urbanismo. “O primeiro edital do Laboratório Social foi lançado em 2023 e passou por um período de teste, durante o qual 5 alunos da Unit/SE participaram de dois processos: a co-orientação internacional dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso e a realização de uma mobilidade acadêmica internacional para a Universidad de Valladolid, na Espanha, para apresentar suas pesquisas e trocar experiências com colegas e professores”, destaca.
  • Clerkship for Medical Students: Oferece estágios internacionais para que estudantes de Medicina possam cursar parte do seu período de internato nos hospitais e clínicas do Cambridge Health Alliance, em Boston, nos Estados Unidos, durante 4 semanas. “O edital do programa seleciona 15 alunos anualmente, e estes são divididos em três turmas. A primeira realiza a mobilidade no primeiro semestre e as outras duas no segundo semestre letivo”, elenca a assessora.

Outras oportunidades

Além dos programas de mobilidade internacional, o setor de internacionalização da Unit busca oferecer aos alunos e professores a oportunidade de ter contato com acadêmicos, profissionais e especialistas de diversas áreas e instituições ao redor do mundo através de palestras, workshops e eventos no geral, sejam eles presenciais ou no formato on-line. 

“Em 2023, a comunidade acadêmica da Unit participou do ‘Ciclo de Palestras de Internacionalização’, para o qual foram convidados especialistas como a professora Emilene Reisdorfer, da MacEwan University, para falar sobre ‘Medical Assistance in Dying’ e a Dra. Luciana Tavares, professora da Harvard Medical School (EUA) que abordou o tema: Pneumonia: como resolver esse problema?”, lembra Júlia.

Além disso, a Universidade Tiradentes não apenas facilita a participação de seus alunos em programas de intercâmbio internacional, mas também recebe regularmente estudantes de outras nacionalidades durante todos os semestres acadêmicos. “Para otimizar essa experiência, implementamos o Programa Buddy, cujo propósito é envolver os alunos da Unit de forma ativa na recepção desses estudantes internacionais. Os Buddies auxiliam não apenas com questões burocráticas, mas também trabalham para integrar os novos alunos ao ambiente do campus e à comunidade de Aracaju, sendo uma oportunidade para trocar experiências e praticar línguas estrangeiras, como inglês e espanhol”, explica.

Parcerias de Sucesso 

Atualmente, a Universidade Tiradentes conta com mais de 60 acordos com instituições de ensino superior internacionais em todo o mundo, incluindo: África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Letônia, México, Moçambique, Peru, Portugal, Reino Unido, República da Coreia e Uruguai.

“Nosso objetivo principal é consolidar essas parcerias e fortalecer as trocas existentes. Além disso, estamos em busca de ampliar parcerias em novos países, onde ainda não temos uma presença consolidada, para ampliar o leque de oportunidades para a comunidade acadêmica”, projeta Júlia.

Leia também: CNPq renova bolsas de produtividade para quatro professores do PEP

Compartilhe: