ESTUDE NA UNIT
MENU

Noite do Jaleco acolhe calouros de Medicina no Campus Estância 

A solenidade marcou a entrega do equipamento de proteção aos novos alunos de Medicina, que dividiram a emoção da conquista com parentes e amigos;

às 14h29
50 alunos do primeiro período do curso de Medicina em Estância foram investidos com o jaleco, um símbolo da profissão (fotos: Ricardo Sá/Unit)
50 alunos do primeiro período do curso de Medicina em Estância foram investidos com o jaleco, um símbolo da profissão (fotos: Ricardo Sá/Unit)
Compartilhe:

Depois da emoção vivida no Campus Farolândia, em Aracaju, foi a vez do Campus Estância receber a Noite do Jaleco, solenidade que acolhe os novos calouros do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). Na última sexta-feira, 12, 50 alunos do primeiro período do curso foram simbolicamente investidos com o jaleco, equipamento de proteção individual utilizado pelos médicos e pelos profissionais de saúde em geral. Tudo isso sob os olhares orgulhosos e emocionados de amigos e familiares, em um palco montado no Minishopping do Campus Estância. 

A solenidade foi presidida pelo diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos; pela diretora do Campus Estância, Adriana Rocha Fontes; e pelo coordenador-adjunto do curso de Medicina do Campus Estância, professor Jerocílio de Oliveira Júnior, que também fez uma palestra sobre a importância da profissão médica para a sociedade. Ele também destacou a Noite do Jaleco como uma data marcante do início de ciclo para os alunos de Medicina. 

“Este momento simboliza uma etapa crucial na jornada de um médico – o início de sua formação clínica, quando o jaleco branco passa a ser não apenas um uniforme, mas um símbolo de responsabilidade, cuidado e compromisso com a vida humana”, afirma Jerocílio, descrevendo a solenidade como um rito de passagem emocionante para os alunos e suas famílias. “ Poder observar as expressões de orgulho nos rostos dos pais e familiares foi verdadeiramente tocante. Eles compartilharam não apenas a alegria, mas também a esperança e a expectativa de ver seus entes queridos se transformarem em profissionais competentes e humanizados. Muitos olhos brilharam e algumas lágrimas foram derramadas, refletindo a importância e a profundidade deste momento”, acrescenta o coordenador.

A solenidade também apresentou aos alunos um pouco da Unit, de sua estrutura, de seu corpo docente, de sua metodologia de ensino e de seus programas de ensino, pesquisa, extensão e lazer. Em seus discursos, Temisson e Jerocílio reafirmaram o compromisso da Unit com a excelência na formação médica e ressaltaram o objetivo contínuo de cultivar médicos não só altamente qualificados, mas também profundamente conscientes de seu papel social.

Entre os estudantes, a emoção de vestir o jaleco se misturava com a expectativa por uma jornada intensa de aprendizados e experiências. A aluna Mileny Marques Rodrigues definiu o momento muito esperado e muito especial, principalmente pela presença dos pais, amigas e familiares. “Estava rodeada de pessoas que eu amo, e foi maravilhoso. Espero me encontrar profissionalmente, realizando o meu sonho, e conseguir futuramente ajudar as pessoas que mais precisam”, anseia ela, que diz estar realizando um sonho de infância. “Eu escolhi a medicina porque, desde pequena, eu gostava de ser cuidada quando ia ao médico, e eu acho que desde então eu senti essa necessidade também de querer cuidar do outro. Escolhi a Unit porque é uma instituição que me oferece uma boa infraestrutura, bons profissionais e é uma universidade que permite com que eu esteja perto de casa”, explica. 

Para a estudante Gabriela da Rocha Samico, a Noite do Jaleco lhe abriu um ciclo de vida muito esperado e desejado ao longo de muitos anos. “Foi muito emocionante tanto para mim quanto pra minha família, que acompanhou todo o meu processo. Eu espero adquirir muito conhecimento para que no futuro eu consiga ajudar o próximo, ajudar os meus pacientes. E eu também espero desenvolver minhas habilidades médicas e clínicas ao longo desses seis anos”, diz ela, que desde pequena, sempre teve afinidades com a área da saúde. “Eu escolhi a Unit por causa da estrutura e da referência que eu tenho de bons profissionais que já foram formados por aqui, de toda a estrutura, dos profissionais…”, destacou. 

Leia mais: 
Noite do Jaleco acolhe e inspira novos alunos de Medicina da Unit

Compartilhe: