Estudantes de medicina enfrentam inúmeros desafios ao longo de sua formação, pois estão sendo preparados para lidar com vidas humanas de forma direta. Nesse contexto, estágios práticos desempenham um papel fundamental, proporcionando aos futuros profissionais a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, sob a supervisão de profissionais experientes.
Esse contato direto com a rotina hospitalar e com os pacientes não apenas consolida o aprendizado acadêmico, mas também desenvolve habilidades essenciais, como empatia, comunicação eficaz e tomada de decisão sob pressão. Prova disso é a experiência da estudante do 12º período de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Natália Araújo Barreto, que atualmente realiza um estágio no renomado Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Desde o dia 1º de abril, Natália tem feito parte da rotina do setor de oncologia, área de destaque do hospital. Sob a mentoria de profissionais renomados, a estudante acompanha de perto o dia a dia dos pacientes. “Revisamos os casos dos pacientes internados na oncologia, discutimos sobre o tema e em seguida os visitamos, examinando cada um deles, perguntando como passaram a noite, realizando exames físicos e anamnese completa. Depois, retornamos para discutir novamente sobre esses pacientes. À tarde, participo das reuniões de caso clínico com profissionais variados da oncologia”, explica Natália.
Para Natália, essa experiência vai além de uma simples atividade de estágio. Ela destaca a importância de estar imersa em um ambiente hospitalar tão consolidado e renomado, onde tem a oportunidade de vivenciar de perto o cuidado humanizado oferecido aos pacientes. “Observamos como os pacientes são tratados, como a equipe funciona e quais são as medicações mais recentes que estão sendo utilizadas. Aprendo com essa medicina atualizada e moderna, e com o cuidado humanizado da equipe do hospital, que se preocupa com o bem-estar do paciente desde o momento em que ele entra até a hora em que sai”, afirma Natália.
Abrindo portas para o futuro
O estágio no Hospital Oswaldo Cruz é um programa opcional destinado aos alunos do internato da Unit. As vagas são selecionadas por meio de análise de currículo, com 20 oportunidades disponíveis ao longo dos meses de abril, maio, junho e julho. “É uma experiência única. Vemos tecnologias que chegam aqui primeiro, novas medicações, conhecemos profissionais da área, participamos de discussões de casos clínicos e também temos a parte teórica. O legal é que criamos um vínculo com os profissionais. Eles estão sempre de braços abertos para nos receber”, ressalta.
Para Natália, que se forma em junho na 15ª turma da Unit Aracaju, a experiência representa um marco em sua trajetória profissional e já tem sua carreira decidida. “Pretendo seguir na carreira de ginecologia obstetrícia, uma escolha que fiz desde que entrei na faculdade. Sempre quis cuidar de mulheres, entender suas angústias, suas vontades em relação à sexualidade. Gosto muito da parte do parto, de testemunhar o nascer da vida. O início da vida é especial, fazer parte desse momento é inesquecível para a família. Um filho é algo único e deixar minha marca nesse momento é meu objetivo”, relata.
Leia também: Livro de egressos da Unit alcança reconhecimento internacional