ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Saúde e Segurança no Trabalho é aberta com palestra

Com o tema “Movimente-se: trabalhe com saúde”, o evento tem o objetivo de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde para a rotina de cada colaborador

às 21h28
Compartilhe:

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 29, a Semana de Saúde e Segurança no Trabalho, promovida pela Universidade Tiradentes (Unit) e nas outras instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes. Até o próximo dia 3 de maio, serão realizadas diversas atividades de conscientização e esclarecimento para todos os colaboradores, que serão incentivados não apenas a fazer os mais variados exames periódicos, como os de sangue, aferição de pressão e de glicemia, mas também buscar terapias e aconselhamentos de saúde física e mental. 

Com o tema “Movimente-se: trabalhe com saúde”, o evento tem o objetivo de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde para a rotina de cada colaborador, através de mudanças e novas práticas em seu dia-a-dia, buscando uma vida mais saudável e tranquila. “A nossa ideia maior é estimular, fazer com que as pessoas se atentem para a prevenção de doenças, para o bem-estar no trabalho, para que tenham mais cuidado com a saúde e com a segurança no ambiente de trabalho. Para evitar o adoecimento, para evitar acidentes, para que a gente viva mais e tenha um momento no trabalho mais saudável, mais tranquilo, mais proveitoso e que a gente produza mais realmente”, destacou a médica do trabalho Marília Cerqueira Uchôa, diretora da área de medicina do trabalho da Unit. 

Em Sergipe, a atividade de abertura foi uma palestra ministrada pelo auditor de segurança do trabalho, Zoar Assuero. Ele falou aos colaboradores sobre a maior experiência pessoal que viveu: um gravíssimo acidente de trabalho que o deixou com mais de 80% do corpo queimado, enquanto era supervisor de uma indústria multinacional. Após sobreviver e se recuperar dos ferimentos, Zoar se especializou no tema e passou a fazer palestras de conscientização em empresas e instituições. “Esse acidente mudou a minha visão, a minha vida, a minha família… mudou tudo de fato. Acho que é esse alerta que eu quero trazer, fazendo refletir sobre a importância de seguir as normas, o uso do EPI… Eu penso que eu posso contribuir um pouco e quero fazer isso”, afirma Assuero.

Para o gerente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Unit, Carlson José Souza, as empresas e instituições exercem um papel fundamental ao promover e incentivar as boas práticas de saúde e segurança do trabalho. “Elas podem ajudar os colaboradores, por exemplo, por meio de exames e testes como os que estamos fazendo. É possível ao colaborador verificar que está com algum aspecto de sua saúde que precisa ser dado atenção. Tudo isso é muito importante para que o colaborador possa, tanto aqui dentro, como no seu contexto de vida, ter um dia a dia mais saudável, melhor”, aponta Carlson. 

Além do SESMT, as ações promovidas pela Unit em Sergipe contam ainda com a participação dos alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Estética e Cosmética, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. Em razão das vagas limitadas, algumas das atividades precisam de inscrição prévia, que podem ser feitas através do site do evento

Colaboradores aprovam

Entre os colaboradores que compareceram à palestra de abertura da semana, estava o agente educador Carlos Dantas, que atua no Campus Farolândia, que vê as atividades como uma oportunidade de aprendizado. “Eu acho interessante, porque os funcionários da universidade ficam sabendo o que ocorre durante o dia-a-dia. A gente aprende coisas que não tá sabendo, o que pode acontecer com a gente e como podemos agir em algumas situações”, disse ele. 

Já a assistente administrativa Rejane de Oliveira, do Núcleo de Benefícios, destaca a participação de todos nas ações de saúde e segurança do trabalho, como uma mostra de cuidado da empresa com os colaboradores. “Todos são convidados e estão de portas abertas a participar das ações, voltadas para a gente ter um momento de autocuidado ou de conhecimento mais na área. Eles sempre estão ajudando a gente, tanto em questões como postura, como saúde preventiva, saúde mental, laboral… não só na semana, mas durante todo o ano. Trazer para a gente palestras e ações, e promover na saúde do trabalhador é bem importante, interessante para a gente, a gente se sente, de certa forma, cuidado e valorizado”, afirma ela. 

Leia mais: 
Palestra sobre cuidados com a saúde mental reúne colaboradores da Unit

Compartilhe: