Foram abertos oficialmente nesta quarta-feira, 22, no Bloco G do Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), o 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e para o 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie). Os eventos, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), reúnem professores, pedagogos e especialistas que trabalham na área de educação.
O início foi marcado por apresentações com relatos de experiências pedagógicas aplicadas por docentes em escolas da rede estadual de ensino de Sergipe e também na Fundação Pedro Paes Mendonça, em Ribeirópolis. Em seguida, duas mesas redondas deram início às discussões do evento, que adotou para este ano o tema “Educação em diferentes tempos e espaços: a importância da escola na transformação social e os futuros incertos”. Entre os assuntos abordados, estão a territorialização da educação como espaços de aprendizagens e a relação entre educação à distância e formação de professores.
“Estamos entendendo que a escola de fato é um espaço de transformação, como espaço de diálogos em futuros que nós nem sabemos como vamos construir. A nossa expectativa é que os professores e participantes aproveitem muito bem tudo o que a gente vai fazer para levar esses conhecimentos para as suas práticas”, diz Andréa Karla Ferreira Nunes, coordenadora dos eventos e professora do PPED.
A abertura oficial foi presidida pelo coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Marcos Wandir Nery Lobão. Para ele, os encontros são marcados pela presença de especialistas do Brasil e do mundo entre os seus mais de 30 palestrantes, confirmando a formação do professor para os desafios do futuro na centralidade das ações da Unit. “O que nós temos aqui é um olhar para a frente. É unir as principais lideranças, os principais profissionais e pesquisadores da área para discutir de forma internacional a formação do professor deste século, o professor que temos que olhar para a frente e mostrar como nós vamos cuidar das nossas crianças, dos nossos jovens e dos nossos adultos, e transformar não só a nossa região Nordeste, mas também o país”, ressaltou ele.
Uma das participantes foi a professora Suzana dos Santos Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), que representou o Ministério da Educação (MEC). Ela destacou a importância do Enfope e do Fopie para a discussão de temáticas relevantes para a atuação no campo da formação de professores, seja ela presencial ou à distância. “A gente teve a oportunidade de trocar experiências, de colocar em pauta os aspectos que nos infligem, instigam e nos levam a assumir cada vez mais o compromisso com uma educação democrática e de qualidade. Estamos dessa forma trabalhando e publicizando o nosso compromisso com a educação de qualidade no país”, afirmou ela.
Outra especialista, que fez a palestra magna de abertura, foi a professora espanhola Eva Garcia Redondo, da Universidad de Salamanca (Espanha), que falou sobre o processo histórico e político de implementação do ensino obrigatório em seu país. Com pouco mais de 20 anos de carreira acadêmica, ela já mantém uma parceria acadêmica de longa data com o PPED/Unit e com a professora Andréa Karla, com quem foi autora de alguns trabalhos conjuntos.
“A mensagem que eu quero transmitir não é tanto um conjunto de conhecimentos ou de dados, mas simplesmente fazer os professores pensarem e refletirem sobre o papel que eles como docentes têm no desenvolvimento de sua prática diária nas aulas. E que muitas vezes deixamos de fazer coisas pensando que não podemos fazê-las porque estamos de mãos atadas. Dentro dos deveres que temos como docentes, também temos direitos, e esses direitos são os que nos vão ajudar a abrir possibilidades no desenvolvimento da nossa propriedade docente”, disse Eva.
Espaço consolidado
O Fopie começou a ser realizado em 2009 e o Enfope em 2011, por iniciativa da Unit, tendo como uma de suas criadoras a professora Ada Augusta Celestino Bezerra (1949-2018), docente do PPED à época. Formatados como encontros para a formação de professores das redes públicas e privadas de ensino, os eventos se consolidaram como espaços de discussão e de incentivo à pesquisa nacional e internacional na área de educação, aprimorando, por consequência, a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação.
“É um evento que traz temáticas atuais e dilemas que a educação está passando na atualidade. Então, são trazidos para mesas esses debates, além das rodas ou grupos temáticos, onde são discutidos através dos artigos que são produzidos pelos mestrandos, doutorandos e até professores da rede básica, onde eles apresentam temáticas que eles estudaram e que estão apresentando soluções ou caminhos que a educação possa seguir. É um evento que não é de cunho prático apenas, mas vai trazer essas grandes temáticas e trazer à tona o olhar diverso, para que essas temáticas possam ser enfrentadas no seu dia a dia”, apontou o coordenador do PPED, professor Alexandre Chagas.
Os dois eventos seguem até esta sexta-feira, 24, prevendo ainda realização de sete oficinas e seis mesas-redondas, além do lançamento de livros da Editora Tiradentes e da apresentação de 64 trabalhos científicos divididos em 12 grupos de trabalho. Todas as atividades acontecem no Campus Farolândia da Unit. A programação completa pode ser conferida aqui.
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