ESTUDE NA UNIT
MENU



Professora sergipana radicada nos EUA visita e faz palestras na Unit

Mara Queiroz-Vaughn, da University of North Texas (UNT), falou a gestores, professores e alunos sobre a sua experiência profissional e conheceu todo o ecossistema de educação e inovação da Unit

às 13h28
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu nesta quarta-feira, 5, a visita da professora sergipana Mara Joseli Queiroz-Vaughn, docente da University of North Texas (UNT), em Dallas (Estados Unidos). Ela cumpre uma agenda de palestras e reuniões com gestores, colaboradores, professores e estudantes, promovendo uma maior aproximação e troca de conhecimentos entre as duas instituições. Radicada no país há mais de 30 anos, é graduada em Psicologia e doutora na área de língua e literatura espanhola e portuguesa, tendo também formações nas áreas de filosofia, desenvolvimento de currículos, recrutamento e imigração, além de embaixadora de cidadania do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).

A primeira palestra, realizada na Arena Lab do Tiradentes Innovation Center, foi voltada para coordenadores e gestores da Unit, abordando o tema “Desenvolvimento de carreira e captação de alunos – boas práticas nos EUA”. À tarde, no mesmo local, ela falou para colaboradores e alunos dos cursos e programas de pós-graduação sobre “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”. 

“É bastante importante a gente ver o que está acontecendo no mundo e o que nós estamos fazendo também aqui em casa, ver o que estamos planejando para o futuro, a educação futura, o que a Unit está fazendo para estar a nível internacional também. Não vim só mostrar o que nós fazemos, mas aprender também o que vocês estão fazendo aqui em Aracaju. Eu estou maravilhada até agora com o que vi aqui sobre inovação, tecnologia, a inclusão do aluno, e os novos métodos pedagógicos de ensino”, disse Mara, fazendo referências carinhosas a sua cidade natal: “Aracaju é a minha casa, e eu estava com saudades do cheiro de casa”. 

O objetivo geral dos encontros é promover o enriquecimento acadêmico e profissional dos participantes, a partir das trocas de experiências e da reflexão sobre novas perspectivas e métodos. “A nossa prioridade tem sido nos aproximar de boas práticas de internacionalização, tanto no currículo quanto na perspectiva da extensão, que abrange a formação do aluno, para que ele esteja engajado também em conhecer novas práticas e metodologias que são trazidas por esses docentes e esses palestrantes que vêm até o nosso campus, compartilhar um pouco do que eles desenvolvem lá”, afirma a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro. 

A agenda também prevê um minicurso sobre “A extensão universitária sob a lente dos Estados Unidos” e a palestra “Rumo ao Mundo: construindo sua carreira internacional”, ambas na quinta, 6, no Auditório A do Bloco G do Campus Farolândia. Estas atividades presenciais são voltadas aos alunos e transmitidas para todas as unidades das instituições ligadas à Unit. Esta visita acontece no contexto dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, comemorados no último dia 26 de maio, data que marca o reconhecimento oficial da independência do Brasil pelo então presidente norte-americano James Monroe, em 1824. 

Inovação

A professora, que coordena o Spanish Program e leciona na Escola de Artes e Ciências Liberais e no Departamento de Linguagens e Linguísticas Mundiais da UNT, em Dallas (estado do Texas), foi recebida antes das palestras no próprio Tiradentes Innovation Center, onde fez uma visita guiada e conheceu toda a estrutura da unidade, bem como todo o ecossistema de inovação voltado à educação e ao empreendedorismo. 

Um dos locais que mais lhe chamou atenção foi a incubadora de startups, na qual uma delas está prestes a lançar um jogo capaz de detectar se uma criança tem ou não dislexia (transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades de leitura e escrita). A própria visitante contou que já teve problemas com dislexia, mas não sabia diagnosticar o transtorno. “Vocês estão resolvendo um sonho que eu tive na infância, mas não consegui resolver”, revelou Mara ao presidente do TIC, Domingos Sávio Machado, manifestando seu interesse em participar de um evento de lançamento do jogo para escolas, na próxima terça-feira, 11. 

Domingos destaca a forte parceria do Tiradentes Innovation Center com a área de Relações Internacionais da Unit, o que tem permitido visitas e parcerias de pesquisadores, projetos, alunos e professores estrangeiros. “Eles têm escolhido o Innovation Center como um lugar de acolhê-los, um lugar de aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para transmitir essas ideias. E o mais importante é que quando eles chegam e eles conhecem um pouquinho do trabalho que a gente está fazendo aqui em Sergipe, a gente vê que a gente não está só recebendo, mas tem também como contribuir para o processo de inovação, principalmente na educação. E ao invés de ter uma palestra, ou simplesmente uma apresentação, a gente sai com um programa, talvez, de cooperação entre as universidades”, ressalta o professor. 

Intercâmbios reforçados

Mara destacou que a visita está criando novas e amplas possibilidades de intercâmbio entre a Unit e a instituição texana, nas quais as duas instituições têm muito a ganhar. “Nós estamos em um mundo globalizado. Na verdade, não há concorrência, mas sim a colaboração, tanto dos alunos brasileiros aprenderem com as novas técnicas que estão sendo utilizadas nos Estados Unidos, como também os alunos de lá aprendendo as técnicas daqui. Esse intercâmbio é muito importante. A gente sempre fala em dar oportunidades para o aluno, mas também para o docente aprender com outros lá. Então, eu vim aqui também para aprender com os meus colegas”, afirma a brasileira. 

Para a gerente Selen Ive, a visita da professora da University of North Texas demonstra uma nova forma de integração entre instituições estrangeiras, que vem ganhando uma maior adesão e fortalecendo ainda mais o processo de internacionalização. “Esse processo tende a ser ampliado para intervenções de período mais curto, mas que também vão ter um impacto positivo dentro das organizações e das instituições de ensino superior. Um exemplo é o da professora visitante que vai realizar durante dois dias imersões dentro de contextos amplos e outros mais específicos voltados para a formação docente, e que a gente consiga atingir um público de colaboradores, professores e alunos muito maior”, explica. 

Leia mais:
Tecnologia e experiências reais marcam estágio de aluna da Unit em Boston
Professora da Unit compartilha experiência de sua capacitação nos Estados Unidos
Mestrandos de Harvard falam a alunos da Unit sobre suas experiências nos EUA

Compartilhe: