A experiência de intercâmbio acadêmico é uma oportunidade valiosa para estudantes que buscam expandir seus horizontes acadêmicos e culturais. Matias Josué Postigo Maldonado, aluno de Farmácia da Universidad Católica de Santa Maria, no Peru, escolheu a Universidade Tiradentes (Unit) para realizar um semestre de mobilidade acadêmica e um estágio de pesquisa no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Desde fevereiro, ele tem desenvolvido suas atividades na Unit e, recentemente, sua pesquisa foi reconhecida na Jornada Farmacêutica como a melhor Iniciação Científica (IC).
Além disso, Matias já expressou interesse em permanecer na Unit por mais um semestre para continuar sua pesquisa, planejando ficar até dezembro. Ele conta que sempre teve o desejo de se destacar e buscar novas experiências. “Sempre quis me destacar, fazer as coisas de forma diferente, escolher novos caminhos que me levassem a novas experiências. Foi por isso que escolhi concluir meu curso de farmácia no exterior”, explica Matias.
Sua decisão de participar do programa de mobilidade acadêmica foi motivada por uma experiência anterior no Brasil e pela influência de uma professora de sua universidade no Peru que estudou no Brasil. A adaptação ao novo ambiente acadêmico e cultural da Unit foi tranquila para Matias. “Para ser sincero, não foi difícil para mim de forma alguma, apesar da diferença de idiomas, vim preparado com um português básico e o processo de adaptação ao meu novo ambiente foi muito rápido, gostei muito do processo”, comenta.
Pesquisa e reconhecimento
Matias está desenvolvendo uma membrana para o tratamento de câncer de pele, utilizando nanotecnologia. “O principal objetivo do projeto é a produção de um tratamento inovador, econômico e acessível para a sociedade, contribuindo para a solução dessa problemática”, detalha Matias.
A pesquisa foi reconhecida na Jornada Farmacêutica, o que representou um marco importante em sua trajetória acadêmica. “Foi muito importante ganhar na categoria de tecnologia farmacêutica, pois tive que fazer um grande esforço para conseguir uma apresentação em português”, afirma.
Ele também destacou as diferenças entre a Universidad Católica de Santa Maria e a Unit, como o tamanho das instituições e as oportunidades de pesquisa oferecidas. “O tamanho da Unit é maior do que o da minha universidade no Peru. Além disso, as oportunidades de pesquisa oferecidas aqui são mais numerosas. A duração do curso de farmácia na Unit é de cinco anos, enquanto na minha universidade é de seis anos. A Unit influenciou significativamente minha carreira acadêmica, pois eu não tinha acesso a iniciação científica no Peru”, elenca.
Matias planeja concluir sua tese e continuar trabalhando na publicação de artigos científicos durante o período adicional na Unit. “Meus planos são terminar minha tese e deixá-la pronta para apresentar no Peru, continuar trabalhando na publicação de artigos científicos, dar continuidade ao meu trabalho no projeto de pesquisa e aprofundar meus conhecimentos sobre a cultura brasileira” diz Matias.
Impacto e recomendações
A professora da Unit e pesquisadora do ITP, Patrícia Severino, avalia positivamente a presença de estudantes internacionais como Matias. “A ação do Programa de Internacionalização da Unit proporciona diversos impactos positivos em ambos os beneficiários como: realizando trocas culturais no que diz respeito a costumes e tradições, aprendizado de idiomas e habilidades linguísticas, desenvolvimento pessoal e acadêmico entre a graduação e a pós-graduação”, afirma Patrícia.
Matias trouxe contribuições significativas para o grupo de pesquisa e para a comunidade acadêmica da Unit. “O resultado positivo se deu devido à Matias desenvolver o trabalho em conjunto com a aluna de mestrado Victoria Louise Santana. Essa troca de níveis de conhecimento contribuiu com o avanço científico da pesquisa e favoreceu um desenvolvimento mais aprofundado na parte teórica e experimental”, explica Patrícia.
A experiência de mobilidade acadêmica na Unit tem sido transformadora. Patrícia pontua suas expectativas e orientações para o aluno. “Nossa expectativa como equipe e grupo de pesquisa é que a ampliação dos conhecimentos multidisciplinares de Matias vai acrescer oportunidades na sua carreira acadêmica. Recomendamos que seus estudos não cessem na graduação, mas que invista em seu futuro acadêmico ou profissional, para que ao chegar no mercado de trabalho suas habilidades e experiências acadêmicas o tornem o mais apto para ocupar o cargo ou posição que almejar em seu futuro”, finaliza.
Leia também: Estudante de Medicina realiza internato nos EUA e destaca diferenças entre sistemas de saúde