ESTUDE NA UNIT
MENU



Alunos de Direito da Unit vão apresentar trabalhos em evento nacional

Os quatro trabalhos coordenados pelo professor Fran Espinoza, do PPGD, participarão do Eped, que acontece em agosto no campus da UFS, com pesquisadores de todo o país

às 18h44
Compartilhe:

Quatro trabalhos produzidos por alunos da Universidade Tiradentes (Unit) foram escolhidos para participar do XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (XIII Eped), que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de agosto deste ano, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão. O evento nacional é promovido pela Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED), que reúne pesquisadores e professores de todo o país para promover pesquisas e reflexões de natureza metodológica e epistemológica no campo das investigações jurídicas.

Os estudos da Unit que serão apresentados no Eped foram os seguintes: 

  • Políticas públicas de segurança pública com enfoque de direitos humanos: estudos de caso na América Latina neoconservadora (2015-2022), do mestrando bolsista Thyerrí José Cruz Silva;
  • Comunidades quilombolas em Sergipe e a demarcação de terras: reflexões sobre os avanços e dificuldades. O caso do quilombo Pontal da Barra/SE, trabalho com Maria Clara Matos Macêdo e Sophia Santos de Jesus, alunas da graduação e integrantes de um projeto extensionista concluído sobre o tema;
  • Resolução de conflitos e comunidades tradicionais em Sergipe: uma análise no quilombo Lagoa dos Campinhos em Amparo do São Francisco, da graduanda Sophia Santos de Jesus com o doutorando bolsista Bruno Teixeira Lins;
  • O neoconservadorismo brasileiro e os direitos de gênero e sexualidade: análise dos projetos de lei no Senado Federal (2019-2023)”, de Ana Beatriz Casado Gentil, graduanda e pesquisadora de iniciação científica, e Daniela de Andrade Souza, doutoranda bolsista em estágio sanduíche.

Estes trabalhos, coordenados pelo professor Fran Espinoza, são ligados ao grupo Democracia e Políticas Públicas, que faz parte da linha de pesquisa Direitos Humanos na sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), e também a projetos de pesquisa de Iniciação Científica e do Programa Voluntário de Extensão (Provex), no âmbito do curso de Direito.

“Se partimos de que a região Nordeste é uma das regiões brasileiras que têm uma das menores produções científicas, nossos trabalhos têm uma grande contribuição tanto para a sociedade como para a comunidade científica, porque são produzidos com metodologia científica e trabalho de campo (observação direta dos fenômenos estudados)”, destacou Fran, que leciona no curso de Direito e no PPGD. 

Ele destaca ainda que o grupo do PPGD “está formado por excelentes alunos da graduação e pós-graduação” e que estes atuam em parceria nas pesquisas e na redação de trabalhos para revistas e eventos científicos. Uma parceria que acontece desde os primeiros contatos. “Em nosso grupo, escutamos as propostas de pesquisas dos alunos da graduação e conversamos entre todos. Se vemos que a partir das ideias podemos desenvolver um projeto, a gente o elabora. Nesse sentido, a participação e assistência nas reuniões e encontros são muito importantes, também com a colaboração dos pesquisadores da pós-graduação com a elaboração e as orientações dos projetos”, detalha o professor. 

O evento

Esta é a décima terceira edição do Eped, que acontece desde 2011 e já sediou suas edições anteriores em cidades como Goiânia (GO), Curitiba (PR), Belém (PA), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Feira de Santana (BA) e Ribeirão Preto (SP), entre outras. O objetivo do evento é divulgar trabalhos e debater temas específicos ligados à produção de conhecimento no campo jurídico. 

Segundo a organização do Encontro, a sua realização em Sergipe traz uma série de benefícios e impactos de grande relevância para Sergipe, para a pesquisa jurídica local e para suas comunidades acadêmicas. “Ao receber o XIII EPED, o estado se transforma em um centro de fomento para o desenvolvimento de estudos empíricos e pesquisas não apenas no campo do Direito, mas em todas as áreas que se interligam com essa esfera específica. Além de aumentar a visibilidade da produção científica local, também atrairá pesquisadores e estudantes de todo o país, promovendo um intercâmbio de conhecimento valioso e estimulando a produção intelectual no estado”, destaca o site oficial. 

Além da apresentação de trabalhos científicos, distribuídos em 39 grupos de trabalho, o Eped terá ainda mais de 70 palestrantes convidados, incluindo a professora Clara Cardoso Jaborandy e a doutoranda Carolina Silva Porto, ambas do PPGD. A Unit é uma das instituições apoiadoras do evento, ao lado de instituições como a UFS, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

com informações da REED

Leia mais:
Pesquisa sobre interferência do Estado na vida dos cidadãos abre caminho para mestrado e doutorado
Os desafios das comunidades quilombolas existentes em Sergipe

Compartilhe: