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Em novo formato, Jornada Pedagógica 2024-2 debate formação dos professores

Evento de formação do corpo docente começará em 11 de julho para Sergipe e polos do EaD; atividades serão divididas em duas etapas, sendo uma delas dedicada ao planejamento acadêmico do semestre letivo

às 15h19
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Os professores da Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe, e de seus polos de Ensino à Distância (Unit EaD) já têm um encontro marcado para o dia 11 de julho, quando será dada a largada para a Jornada Pedagógica 2024-2. O evento acadêmico, que envolve todo o corpo docente das unidades mantidas pelo Grupo Tiradentes, irá até o dia 26 e vai incluir as etapas de planejamento acadêmico de todas as modelagens curriculares, na qual os docentes poderão definir e traçar como serão todas as atividades do semestre acadêmico. 

Para esta edição da Jornada, o tema escolhido foi Reimaginar nossos futuros juntos: fundamentos e práticas pedagógicas interdisciplinares e inclusivas. De acordo com a professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, ele foi pensado a partir do recente relatório sobre o futuro da educação, feito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O documento, chamado Reimaginar nossos futuros juntos, aponta os desafios enfrentados pela educação em todo o mundo, além de defender a adoção de um novo contrato social, que seja capaz de “reparar as injustiças enquanto transforma o futuro”. 

“Esse relatório traz elementos focados nos desafios educacionais, sobretudo na formação de professores e também nas perspectivas futuras de mudanças de profissões e de como os alunos aprendem. É um relatório muito qualificado, que busca trazer uma visão geral e transdisciplinar do pensar a educação, o papel do professor, do aluno e de aprendizagem”, define Ana Cláudia, acrescentando que a discussão está em “total conexão” com a realidade e os desafios enfrentados diariamente pelos professores na Unit e em todo o ensino superior. “Estamos em um microcosmo e o relatório trata de um macrocosmo”, diz.

Já o foco dos debates e das atividades está no aperfeiçoamento dos fundamentos e das práticas pedagógicas dos professores, bem como na educação inclusiva. Entre as oficinas previstas, estão “Fundamentos Educacionais”, “Interdisciplinaridade em Didática Baseada em Projetos”, “Estratégias didáticas para uma sala de aula inclusiva”, “Introdução à Libras [Linguagem Brasileira de Sinais]” e “Potencialidades e limitações da Inteligência Artificial em trabalhos acadêmicos”. 

A palestra de abertura será dada no dia 11, às 18h30, pela professora-doutora Sannya Rodrigues, docente e pesquisadora dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ela falará sobre os modelos pedagógicos na formação continuada de professores do ensino superior, apresentando referenciais teóricos aos docentes que sustentem a opção por modelos pedagógicos para o e-learning, assim como as bases epistemológicas subjacentes e novos paradigmas de ensino.

Duas etapas

A principal novidade da Jornada Pedagógica 2024-2 na Unit em Sergipe é que a sua  programação estará dividida em duas etapas. A primeira, entre os dias 11 e 12 de julho, será dedicada às palestras, oficinas e rodas de conversas. Já a outra, entre os dias 15 e 26, será totalmente voltada ao planejamento acadêmico de todas as modelagens curriculares, incluindo a do Projeto Inova, Medicina e demais currículos. É uma etapa na qual os professores farão o planejamento e a elaboração das aulas, das avaliações, do plano de ensino-aprendizagem e da forma como o conteúdo vai ser dado ao longo do semestre letivo.

O cronograma das atividades da fase de planejamento ainda está sendo finalizado, mas já se sabe que essas atividades acontecerão no Bloco D do Campus Farolândia e contarão com a presença de integrantes da Pró-Reitoria de Graduação presentes nas salas, orientando os professores.  

“O docente pode se preparar para fazer, de fato, uma imersão no fazer pedagógico, com tranquilidade de pensar e entender quais são as necessidades, até com base na experiência de semestres anteriores. É um momento de respirar e de buscar começar [o período] com a casa organizada, né? Vai ser um período de muita dedicação para que eles possam começar o semestre com muito mais leveza. Quando você chega na sala de aula tendo clareza do que se espera que os alunos aprendam e aquilo está planejado adequadamente, o processo flui”, afirma Cláudia. 

A programação completa e outras informações estão no site especial da Jornada Pedagógica.

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