ESTUDE NA UNIT
MENU



Aluna do PEP faz pesquisa na Espanha e conquista doutorado em dupla titulação

Jamylle Yanka Ribeiro elaborou uma tese sobre reações eletroquímicas em células a combustível e fez parte de seus estudos na Universidad de Castilla-La Mancha, com direito a publicação de dois artigos científicos

às 18h07
Compartilhe:

A realização de doutorados-sanduíche, com parte do doutorado em parceria com universidades do exterior, confere um forte diferencial aos alunos e aos programas de pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit). Entre os concluídos recentemente, está o da engenheira de petróleo Jamylle Yanka Cruz Ribeiro, que defendeu sua tese de doutorado em março deste ano no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP). Entre dezembro de 2022 e março de 2023, ela realizou parte de seus trabalhos de pesquisa na Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), em Ciudad Real, na Espanha.  

A tese intitulada ”Sínteses de materiais para diferentes aplicações: oxidação eletroquímica de etanol e produção de hidrogênio-cloro” concentrou-se nas células a combustível, tecnologias que convertem a energia química em energia elétrica, através de reações eletroquímicas usando combustíveis como hidrogênio ou etanol. De acordo com a autora, o trabalho buscou o desenvolvimento de materiais catalíticos considerados cruciais para o desempenho das células a combustível, pois aceleram as reações químicas no sistema. 

“A pesquisa busca melhorar a eficiência energética, aumentar a vida útil dos componentes das células a combustível e expandir suas aplicações em veículos, eletrônicos portáteis e sistemas estacionários de geração de energia. O objetivo é contribuir para um futuro mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis, utilizando fontes de energia renováveis e limpas”, afirma Jamylle, que atua desde 2015 em pesquisas com materiais inovadores nos temas de células a combustível, oxidação eletroquímica de álcoois e síntese de nanocatalisadores com diversas morfologias. “Os estudos não apenas promovem a inovação tecnológica, mas também têm o potencial de promover um futuro mais sustentável, resultando em menores emissões de poluentes e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis”, define.

A chance de ir para a Espanha surgiu através de um edital de bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estimular o envio de pesquisadores brasileiros para estudos em instituições estrangeiras. A aprovação da bolsa permitiu a realização do doutorado sob a modalidade de dupla titulação. Com isso, Yanka detém o título de doutora em Engenharia de Processos pela Unit e em Engenharia Química e Ambiental pela UCLM. 

Em Ciudad Real, a doutoranda ficou sob orientação do professor-doutor Justo Lobato Bajo e trabalhou desenvolvendo eletrodos de mistura de óxidos metálicos de titânio, rutênio, platina e antimônio pelo método de líquido iônico usando aquecimento de micro-ondas e convencional, para serem aplicados em células a combustível para a geração de cloro e hidrogênio. Esta pesquisa se desdobrou em dois artigos publicados nas revistas científicas suíças Catalysts e Nanomaterials

Já no PEP/Unit, em Aracaju, sob a orientação dos professores-doutores Giancarlo Salazar Banda e Katlin Barrios Eguiluz, o trabalho buscou obter nanocatalisadores de paládio, níquel e boro com diferentes morfologias, suportados em carbono. “A finalidade foi estudar a influência das morfologias frente à oxidação de etanol em meio alcalino, visando desenvolver catalisadores eficientes para serem implementados como ânodos de células a combustível de álcool direto”, explica Jamyle, que também atuou no Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).  

Experiências

O suporte do CNPq e a parceria entre os orientadores da Unit e da UCLM foram dois aspectos que Yanka considera como fundamentais para o sucesso de sua passagem pela Espanha, facilitando o processo de planejamento e integração ao país. Para ela, a experiência de fazer pesquisa no exterior foi “desafiadora e enriquecedora”, da qual ela leva grandes aprendizados. 

“Adaptar-me a uma nova cultura e estar longe da minha rede de apoio pessoal foi, sem dúvida, um dos desafios mais significativos. Aprendi a lidar com diferentes normas sociais, costumes e até mesmo barreiras linguísticas. A distância da família e dos amigos exigiu uma adaptação emocional, mas também incentivou a independência e a construção de novas amizades internacionais”, lembra a engenheira, que também conta ter se esforçado para acompanhar o ritmo da pesquisa e do sistema acadêmico espanhol, muito diferente do adotado no Brasil. 

Por outro lado, Jamylle destaca as oportunidades “enriquecedoras” que foram abertas durante o intercâmbio, a exemplo da publicação dos artigos científicos. “Além disso, a colaboração com pesquisadores renomados e a participação em projetos de relevância mundial agregaram valor significativo ao meu desenvolvimento profissional e acadêmico”, disse ela, que também apontou impactos positivos do doutorado-sanduíche no próprio PEP/Unit. 

“Os conhecimentos adquiridos durante meu doutorado sanduíche possibilitaram a execução de teses de doutorado e dissertações de mestrado em um tema atual e de importância global, contribuindo diretamente para o avanço acadêmico da instituição. Além disso, o fortalecimento de laços acadêmicos internacionais proporciona oportunidades para novas parcerias, projetos conjuntos e intercâmbio de estudantes e pesquisadores”, conclui a doutora, que atualmente trabalha na indústria de petróleo, mas não descarta seguir um pós-doutorado no futuro. 

* Texto alterado em 25/07/2024, às 18h33, para correção de informações

Leia mais:
Doutoranda da Unit recebe bolsa da CAPES para doutorado sanduíche na Espanha
Dissertação de mestrado no PEP estuda produção de bioquerosene de aviação

Compartilhe: